domingo, 25 de setembro de 2011

ALEGRETE: PASSADO E FUTURO PARA A JERSEY

foto: a bonita região central do Alegrete



Clariton Tavares Dias e Carlos Guilherme Rheingantz, respectivamente Superintendente de Registro Genealógico e Presidente do Conselho Técnico da Associação de Criadores de Gado Jersey do Rio Grande do Sul, estiveram no Alegrete no período de 21 a 23 de setembro, visitando criadores e registrando animais PO e PC.


Recebidos pelo ativo e simpático Vitor Odinei Pontes, destacado criador de Jersey naquela região e arrozeiro, levou-os diretamente para sua organizada propriedade. Com 40 vacas em lactação, média diária atual de 19 litros/vaca, o total de Jersey de Vitor Pontes chega a 100 cabeças, alimentadas com silagem de milho, ração balanceada de receita própria, pastagens nativas e artificiais. Pratica a inseminação artificial e transferência de embriões, disputando geralmente as exposições no Alegrete e em São Pedro do Sul (sua terra de origem).



O gado jovem é manejado numa propriedade de Vitor, onde os auxiliares Libita e Luciana (foto ao lado) executam as tarefas diárias, e aquelas inerentes às exposições. As vacas estão na outra propriedade, onde Rosemara Pontes, irmã, é a parceira responsável com ajuda do filho Marlon, técnico em informática (foto abaixo).





Vitor começou a criar em São Pedro do Sul, quando era inseminador de seu vizinho, Paulo Sérgio Costa. Por volta de 2005, adquiriu 4 novilhas PC de Celso Grassi, durante exposição em Sta.Maria.
Foi a Cabanha do Ano, no Alegrete, nos anos de 2004 a 2009, o mesmo ocorrendo nas exposições em São Pedro do Sul.



Nunca se descuidando do arrozal, que lhe sustenta, Vitor Pontes posa com orgulho com alguns dos prêmios obtidos desde 2004.















REUNIÃO DO NÚCLEO DE ALEGRETE: na bonita sede do Sindicato Rural, com a presença de Márcio Amaral (jersista, med.vet.da EMATER, Secr.Municipal de Agricultura), Vitor Pontes, Jorge Figueiredo Gonçalves, representando os jersistas de Uruguaiana, Júlio Assis Brasil, Jorge Ruth, Anilton O.Gonçalves de Oliveira (ex-vereador e advogado), Antônio Bicca Pereira, Evandro O.Fernandes, Marcilio, Daniel Gindre. Na abertura, Màrcio declarou que a região entrega 45 mil litros de leite/dia para um posto de recebimento , e querem ampliar a produção para justificar a implantação de uma planta industrial. Após, os representantes da ACGJRGS expuseram sobre o controle leiteiro, uma vez haverem alguns interessados em iniciá-lo de imediato, e outros a médio prazo, ficando de remeter-lhes um manual de instruções para esse importante controle zootécnico. Foram tratados os assuntos referentes à exposição que se aproxima, depois confraternizando com um bom jantar no restaurante Prodócimo.

EM PRÓXIMAS EDIÇÕES SERÃO NARRADAS AS VISITAS NOS OUTROS DOIS DIAS. VEJA NO http://www.blogdorheingantz.blogspot.com/ OUTRAS MATÉRIAS SOBRE O ALEGRETE JERSISTA.














terça-feira, 20 de setembro de 2011

COMEÇAM AS MOSTRAS DE PRIMAVERA COM MUITA JERSEY



Estão começando nossas exposições de primavera, como sempre com a raça Jersey em evidência. Em Arroio do Padre, de 22 a 25 de setembro, com julgamento no sábado 24 às 10:30h pelo eng.agr. Álcio Azambuja, não ranqueada mas apoiada pela ACGJRGS, deverá apresentar lindos animais.



Em sua 85ª edição, a Expofeira Agropecuária de Pelotas é uma das mais importantes ranqueadas de Jersey, e contará com o abalizado julgamento do eng.agr. Elton Butierres nos dias 10 (segunda) a partir das 14h - machos, fêmeas jovens e vacas sêcas) e 11 (terça) a partir das 9h (vacas em lactação, grande campeonato, conjuntos e progênies). O disputado concurso leiteiro ocorrerá nos dias 9 e 10 (às 6h e 18h). Na quarta-feira, 12, haverá a inauguração de fotos dos últimos 6 ex-presidentes da ACGJRGS, assim como uma homenagem ao engº agrº Mário Burck Santos, o primeiro técnico da raça Jersey no RS (na década de 1950), ambos na sede da Associação a partir das 10h, seguindo-se uma confraternização com entrega de prêmios.




Em Ijuí, importante reduto da raça Jersey gaúcha, novamente ranqueada a raça será julgada pelo engº agrº Carlos G.Rheingantz a 2ª FENILACT, na sexta-feira 7, a partir das 9h, e leilão de terneiras e novilhas às 14h do dia 10.






No bonito parque do Alegrete, na 69ª Exposição Agropecuária a raça Jersey contará com a grande expert, medª vetª Ângela Maraschin, para a classificação dos cada vez melhores exemplares locais. O julgamento ocorrerá no dia 14 (sexta) a partir ds 15h, e o remate no dia 15 às 10h.



Os outros eventos oficializados pela ACGJRGS para esta primavera são:

* Santa Maria, de 23 de setembro a 05 de outubro, não ranqueada.

* São Lourenço do Sul, de 28 de setembro a 02 de outubro, com julgamento de Fernando Müller, ranqueada, de 28 de setembro a 02 de outubro.

* Bagé, de 07 a 16 de outubro, com julgamento do medº vetº Cláudio Aragon.

* Canguçú, de 26 a 31 de outubro, com juiz ainda não confirmado.

* Rio Grande, de 9 a 16 de novembro, com juiz ainda não confirmado.

* Pedro Osório e Cerrito, com julgamento do medº vetº Mário Sérgio Pizzarro Schuster, a partir de 30 de novembro.

* Três Passo, de 07 a 10 de dezembro, ainda sem confirmação do juiz.



Mais notícias poderão ser obtidas em www.blogdorheingantz.blogspot.com , ou no site www.jerseyrs.com.br .












































sexta-feira, 16 de setembro de 2011

JERSISMO EM CANGUÇÚ


Na última terça-feira, 13 de setembro, o presidente da Jersey-RS, Fernando Müller, acompanhado do superintendente do registro genealógico, Clariton T.Dias, e do diretor de divulgação, Carlos G.Rheingantz, fizeram um "tour" pelo município de Canguçú, um dos mais importantes redutos da raça jersey em nosso estado. Inicialmente recebidos pelo prefeito municipal, Cássio Luiz Freitas Mota, de seu secretário de agricultura e Pecuária, Philip Silva dos Santos, do secretário da indústria e comércio, e de Carlos Pinheiro (imprensa), foram tratados diversos assuntos ligados à pecuária leiteira, principalmente relativos à raça jersey. Na oportunidade, foram os representantes da ACGJRGS convidados a participar, no dia seguinte, ao lançamento municipal dos planos safra 2011/2012, no CETAC.

Após visitando a COOPAL, foram recebidos pelo tec.agrícola Marcos Piper Mota, em seguida integrando-se o vice-presidente daquela cooperativa, Carlos Alberto Thurov, que explicou estarem associados cerca de 350 produtores com a raça jersey, cujo leite está sendo comercializado com a COSULATI e/ou com a BOM GOSTO, sendo embalado um determinado volume para abastecimento local.




No bom almoço realizado no Galeto Caxias, um agradável encontro com Elmo "Guri", antigo criador de jersey e grande companheiro de jornadas jersianas, pai do secretário da agricultura de Canguçú.







Numa visita a um dos melhores criatórios de jersey do município, de Luiz Carlos Scaglioni e Mariza Gularte, ficaram todos impressionados com a organização e manejo adotado nessa propriedade-modêlo de eficiência e qualidade que, com 20 vacas jersey de altíssima caracterização racial, comercializa diàriamente 250 litros de leite.





A última parada foi na Queijaria Mota, do presidente do Núcleo de Criadores de Gado Jersey de Canguçú. Com a simpatia que sempre lhe caracterizou, Airton Mota mostrou suas excelentes vacas e eficientes instalações, justificando o sucesso de sua participações nas exposições locais.







A tradicional Expofeira de Canguçú, em sua 44ª edição, será realizada de 26 a 30 de outubro, com esgota dos animais para o concurso leiteiro às 9 horas do dia 26 (quarta-feira), duas ordenhas na quinta, e duas ordenhas na sexta. O julgamento de machos, fêmeas jovens e vacas sêcas será no dia 28 a partir das 14h, sendo que o de vacas em lactação, grande campeonato, conjuntos e progênies serão julgados no dia 29 a partir das 9h. O almoço com o jurado, que será José Flávio Vieira de Vieira, ocorrerá no sábado, logo após o julgamento. Maiores esclarecimentos poderão ser obtidos com Airton Mota (53-99710830) ou com a ACGJRGS (53-32233919). IMPERDÍVEL



Veja mais notícias sobre a raça jersey em http://www.blogdorheingantz.blogspot.com/
























quarta-feira, 14 de setembro de 2011

EXPOINTER 2011 - RESULTADOS

Foi uma bonita festa, coroada com uma entrega de prêmios muito animada,

na foto abaixo mostrando nossos dirigentes Darcy Bitencourt, Fernando

Müller, Bruno Kneib, Cláudio Martins e Victor Hugo Porto,

quando iniciavam a distribuição dos prêmios na

tardinha de 31 de agosto, quarta-feira.




Ana Maria Osório entrega o merecido
prêmio para Glaura Leite, nossa
jovem anciã do Sítio Bandeira
Branca, Pelotas, que promete
trazer para a próxima Expointer
animais para disputar a ponta.
Por sinal, Ana Maria tambem.










Fernando Müller fez questão de posar
junto com o pessoal da Cabanha
da Maya, a grande vencedora
desta Expointer, e com Zuleika
Torrealba a seu lado. O que
será que progamam para 2012?







RELAÇÃO DE ANIMAIS PREMIADOS

GRANDE CAMPEÃO
BOX: 2331 - MIMOSA DIAMANTE 140 MARIA NARA RESSURECTION
CRIADOR E EXPOSITOR: VINICIUS PEDRO PERLEBERG

RES. GRANDE CAMPEÃO
BOX: 2324 - EMBRAPA 1016 MARVEL POWER BARBER
CRIADOR E EXPOSITOR: EMBRAPA - CPACT

GRANDE CAMPEÃ, MELHOR ÚBERE DA EXPOSIÇÃO
BOX: 2497 - CARLA 235 COUNCILLER DA ALVORADA
EXPOSITOR: CABANHA DA MAYA PAP

RES. GRANDE CAMPEÃ
BOX: 2440 - ELIETE FREIRA NOGUEIRA MONTANHES
EXPOSITOR: CABANHA DA MAYA PAP

CAMPEÃ JUNIOR
BOX: 2375 - QUERIDA 815 II DA MAYA – TN
CRIADOR E EXPOSITOR: CABANHA DA MAYA PAP

RES. CAMPEÃ JUNIOR
BOX: 2353 - HORTELA 831 BIG SHOW DA MAYA
CRIADOR E EXPOSITOR: CABANHA DA MAYA PAP

3ª MELHOR FEMEA JUNIOR
BOX: 2393 - GUAPA 653 REQUEST DA MAYA
CRIADOR E EXPOSITOR: CABANHA DA MAYA PAP

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

EXPOINTER 2011-II

O presidente Fernando Müller, querendo "desbancar" alguns grandes locutores-antecessores, fez questão de apresentar a campeã terneira, da Cabanha VP, apresentada pelo competente Juarez "Juca" Castro, de Pelotas (foto à esquerda).

Na confusão após a decisão da Grande Campeã, e de sua Reservada, ambas da Cabanha da Maya-Bagé, D.Zuleika recebe os cumprimentos da seleta platéia que honrou o julgamento Jersey.


Para a entrega das faixas para as principais "laureadas", pessoas importantes valorizaram as grandes conquistas, dentre as quais Caroline Bertagnolli (ao lado de Müller), vendo-se ao final o excelente tradutor Cláudio Aragon e o eficiente secretário José Antônio Lemos (incansável cicerone dos jurados canadenses no RS e em SP).



Guido Utz, proprietário de um dos mais selecionados plantéis da raça no RS, entrega o prêmio para o reservado terneiro, da Embrapa, e a presença de Manoel Acilo Azambuja para entregar o prêmio ao Grande Campeão para o cabanheiro Juca da Cabanha VP, de Vinicius Perleberg.



Nosso fotogênico presidente não poderia deixar de ser fotografado logo após a entrega da faixa para a Grande Campeã. Mas, convenhamos, êle propiciou uma mostra jersista de alta qualidade, e com muita atividade social na Casa do Jersey.


Na próxima edição deste blog, os principais resultados nos julgamentos de classificação e nos concursos leiteiros, e apresentação de algumas das cabanhas expositoras.

Outras notícias sobre a Expointer no http://www.blogdorheingantz.blogspot.com/ . Visite-o.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

EXPOINTER 2011










A raça Jersey foi brindada, nesta 34ª edição da Expointer, com uma das mais alegres mostras realizadas em Esteio no atual século. A programação oficial da Associação de Criadores de Gado Jersey do Rio Grande do Sul foi seguida à risca, com diversos encontros no final de cada dia: churrascos, lingüiçadas, coquetéis, homenagem, etc., que serão devidamente narrados nas próximas edições deste blog. Na foto ao lado, o casal Tomasi (Raquel e Clóvis) encantaram a todos com o visual de organização, limpeza e simplicidade na apresentação de seu plantel MARAVILHA.

Dona Glaura Leite e o "Seu" Manoel Acilo Azambuja esbanjaram simpatia e, na soma de seus 169 anos (grande parte dedicados à raça Jersey) deram um exemplo de otimismo e participação, posando para a foto ao lado à frente da placa em homenagem a um dos maiores jersistas de todos os tempos: José Ronald Bertagnolli. O Sítio Bandeira Branca de D.Glaura fica em Pelotas, na bonita região do distrito de Cascata. Já a Cabanha do Angico, de Manoel Acilo de Azambuja, que é o mais antigo expositor em Esteio e no Menino Deus e sem faltar nenhuma mostra desde seu início, fica em Bagé, no local denominado Quebracho.

Na simples e bonita homenagem que a ACGJRGS prestou ao saudoso José Ronald Bertagnolli, compareceram todos seus filhos: Verônica, Marcelo, Manoela e Caroline, acompanhados de seus conjuges e da mãe Sandra Bertagnolli. Após o descerramento de placa especialmente confeccionada, Verônica falou com muita simpatia e naturalidade sobre seu pai querido, após abertura da cerimônia pelo presidente Fernando Müller e rápido "discurso" deste bloguista.



Mauro Eichler (à direita na foto ao lado), nosso antigo parceiro de jersismo e grande amigo de Ronald, no final leu seu bonito escrito "Saudades de Ronald", emocionando a família Bertagnolli e a todos os presentes.

















A competente e disposta Ângela Maraschin (foto) foi a responsável pelo lançamento, no último dia 29 na Casa do Jersey, da FENASOJA 2012. Na foto conversando com Álcio Azambuja, diretor de exposições, tendo ao lado direito o "veterano" Acilo Azambuja, nossa conselheira técnica esbanja simpatia e competência.





Os resultados dos julgamentos de classificação, concursos leiteiros, e ranking de expositores e de criadores serão publicados na próxima edição deste blog, abaixo ilustrados com bonita foto gentilmente cedida por Paulo Almeida, diretor-tesoureiro da ACGJB.















Esta Expointer estará sendo comentada, tambem, no www.blogdorheingantz.blogspot.com .