O rebanho, cuja origem principal vem da criação do saudoso Ayres Schild Ferreira (adquiriu quase metade do rebanho da extinta criação da Fazenda Cinco Cruzes, Bagé) e do vizinho dos Klumb, falecido há pouco, Felipe. São vacas e novilhas de muito boas características leiteiras, como dá para observar na foto acima, tendo sido algumas registradas por avaliação nesta visita.
Nesta propriedade com bom Jersey, as mulheres é que se dedicam à criação: D.Nelcina, D.Neiva (nora) e a jovem Catarine (filha de D.Neiva e Jefferson). Os homens, Ingo (estava ausente, esposo de D.Neiva) e Jefferson são sojicultores e, alem de sua área, plantam tambem na da sucessão de Ayres Schild Ferreira, com mecanização capaz de competir com bons agricultores no Canadá: tratores muito bem equipados, colheitadeira, caminhão, etc, numa excelente oficina onde executam a manutenção de seus equipamentos. Acima, vemos D.Neiva no meio de suas vacas.
Mas o que impressionou muito foi a jovialidade de D.Nelcina, filha do alemão Wolter, chamando as Jersey pelo nome e, o que é mais importante, sendo atendida na foto.
A jovem Catarine, embora não pretenda se dedicar às lides rurais, tambem é respeitada pelos animais e auxilia em seu manejo. Dotada de uma ótima voz, pretende estudar música em São Leopoldo. Já é artista, compondo e musicando alguns trabalhos, depois interpretando-os. Toca violão e outros instrumentos.
Querendo mais sobre a raça Jersey, visite o www.jerseyrs.com.br e o www.blogdorheingantz.blogspot.com . Gostando de ecologia, saiba tudo sobre o arroio Pelotas em www.arroiopelotas.blogspot.com .
Nenhum comentário:
Postar um comentário