quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

NA CABANHA VENTANA, UM DIA DE CAMPO



Em Boa Vista do Incra, próximo a Cruz Alta, noroeste do Rio Grande do Sul, no ensolarado 7 de dezembro, sábado, muitos produtores rurais criadores de Jersey, técnicos e estudantes ligados à raça, conheceram a Cabanha Ventana e seu excelente manejo.

O evento teve início no Sindicato Rural de Cruz Alta, com explanação de temas relacionados ao manejo e nutrição dos animais criados na Cabanha Ventana, hoje com rebanho composto por 110 vacas Jersey e sua terneirada, estando 41 em lactação. Carminha, Ulrico (d) e Oswaldo Beck foram muito receptivos desde a chegada dos jersistas.

O presidente Cláudio Nery Martins, presidente da ACGJRS e destacado criador da raça Jersey em Bagé, fez a abertura do "Dia de Campo", com rápidas e precisas palavras enaltecendo o evento, a raça Jersey, e os criadores e simpatizantes ali presentes.

Carminha, em seguida, explicou a origem da cabanha, a exploração da leitaria, e seus objetivos                                              com a raça Jersey na produção e em exposições.


O engenheiro agrônomo Augustinho Bottega, da empresa Puro Trato, orientador de Carmem na nutrição dos animais, demonstrou a atenção especial em alimentação estratégica desde as fases iniciais da vida dos animais. As terneiras recebem uma ração laminada de alta digestibilidade, que contém milho pré-cozido, farelo de soja desativado, e lactose, a partir do segundo dia de vida. Outro componente alimentar ressaltado foi o feno, Bottega dizendo que está presente na dieta das Jersey em todas as suas fases.


Na sequência, o médico veterinário Cristiano Luiz Zerbielli explanou sobre a avaliação dos dados do controle leiteiro da propriedade, meticulosamente fornecidos pela Universidade de Passo Fundo-UPF que, recebendo as amostras mensais do leite retirado de cada vaca analisa-as. Cristiano demonstrou através de avaliação realizada com a equipe da empresa onde atua, Elanco Saúde Animal, que os números de CCS (Contagem de Células Somáticas) se mantém baixos durante todo ano no rebanho de Carmem, resultados devidos ao ótimo manejo sanitário e  alimentar do rebanho.

O coordenador técnico da Nutrifarma - empresa parceira da Associação de Criadores de Gado Jersey do Rio Grande do Sul - Mateus Morgan, discorreu sobre “Micotoxinas em Bovinos Leiteiros”, destacando os efeitos prejudiciais quando presentes nos alimentos fornecidos e as formas de controle de sua incidência.

Após bem organizado almoço no Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos “OSWALDO MACHADO BECK”, com excelente arroz com galinha e saladas, foram os participantes para a propriedade da anfitriã.

Lá chegando, de perto foram confirmadas as abordagens da manhã daquele sábado que, sem dúvidas, ficará marcado em todos os Jersistas gaúchos: os que compareceram e conheceram uma propriedade eficiente, com plantel completamente harmônico e de qualidade com alta e econômica produção leiteira, e aqueles que faltaram, que ficarão “se remoendo” por não terem visto o trabalho desta competente advogada por formação, e pecuarista por vocação.

Carmem apresentou suas instalações e o sistema de manejo adotado nos 60 hectares bem utilizados, antes uma evoluída suinocultura, explicando investir na genética e na nutrição obtendo vacas de excelente desempenho produtivo.


Atualmente suas Jersey produzem 250 mil litros de leite por ano, com média diária superior a 20 litros de leite por vaca. “Algumas vacas jovens chegam a produzir até 35 litros por dia”, comentou ela, e já obteve média anual superior a 26 litros/dia em anos de melhores pastagens.

Claudio Nery Martins, presidente da ACGJRS, afirmou que é possível criar animais com alto rendimento leiteiro, desde que apoiado num trabalho correto de manejo e nutrição, concluindo: “A realização do Dia de Campo na propriedade de Carmem superou as expectativas de todos, pois tivemos muitas demonstrações de como proceder com o rebanho a fim de termos em nossas propriedades vacas com excelente desempenho leiteiro e baixas taxas de CCS e CBT (Contagem Bacteriana Total)”.

O Dia de Campo na Cabanha Ventana encerra, com muita qualidade, as bem sucedidas atividades da Associação de Criadores de Gado Jersey do RS em 2013, que realiza dia 20 próximo uma reunião para planejar as exposições e os eventos do primeiro semestre do próximo ano. Antes, dia 19, Martins estará participando da última reunião de diretoria da ACGJB, em São Paulo.


Presenças ilustres e importantes representaram diversas regiões de nosso imenso e querido Rio Grande, criadores, empresários e políticos, conforme poderá ser visto nas fotos.


Veja mais sobre o evento no facebook Jersey RS, no site www.jerseyrs.com.br e no www.blogdorheingantz.blogspot.com .

Nenhum comentário:

Postar um comentário