segunda-feira, 31 de março de 2014

EXPOAGRO AFUBRA 2014


No Parque de Exposições Afubra, em Rio Pardo, encerrou-se no dia 27 passado a importante Exposição Agropecuária organizado pela Afubra.

Darcy Bitencourt (Embrapa CPACT), líder do movimento de divulgação da
raça Jersey em Rio Pardo, discursa ao lado do jurado Fernando Müller.
A raça Jersey, que na edição anterior já contara com animais em demonstração por colaboração da Embrapa/CPACT, de Pelotas, desta feita teve a presença de 32 animais que, expostos pela Embrapa/CPACT, alem de Bruno Kneib (S.Lourenço), Elton Butierres (Morro Redondo), José Fernando Mascarenhas (Pelotas), julgados de forma objetiva e didática pelo criador Fernando Müller (Pelotas), oferecendo tambem um inédito leilão de animais registrados conduzido pela leiloeira Rédea Remates.


A entrada definitiva da raça Jersey naquela região é incontestável, sendo uma das maiores alternativas aos produtores de fumo e produtores de leite para obtenção de um produto de alto valor nutritivo e grande procura pela indústria de laticínios face ao seu imbatível rendimento industrial.
Confira, nas fotos a seguir, parte da movimentação a cargo da raça Jersey:

 

 

 

 














Próximos eventos oficiais da Jersey-RS:
9 a 13 de abril - Expofeira em Taquara, ranqueada.
12 de abril - Dia de Campo Jersey, em São Pedro do Sul, propriedade Dom Victor.
25 de abril a 4 de maio - Fenasoja, em Santa Rosa, ranqueada.
14 a 18 de maio - Expoleite/Fenasul, em Esteio, ranqueada.
14 e 15 de maio - Curso de Reciclagem para Jurados de Jersey, em Esteio.

INFORME-SE: jersey@terra.com.br ou tel.53-32233919

Quer mais sobre Jersey? Acesse 
www.jerseyrs.com.br , www.blogdorheingantz.blogspot.com, facebook Jersey RS 

terça-feira, 25 de março de 2014

EXPOAGRO AFUBRA COM JERSEY

OUTONO INICIA COM GRANDE ATIVIDADE NA RAÇA JERSEY

No Alegrete, lote de novilhas de Antônio A.Bicca recentemente vendido a
Olimpio Alves & Filhos, grandes leiteiros na região
Mercado ativo com muita comercialização, a raça Jersey promete um semestre ainda superior ao do ano que passou. No site   www.jerseyrs.com.br , na HOME orientação sobre eventos e mercado e, na sua parte superior, clicando em COMERCIALIZAÇÃO, depois em TOUROS/SÊMEN, ou FÊMEAS, ou DIVERSOS, uma visão do que está sendo ofertado.

1.       EXPOAGRO AFUBRA – 25 A 27 de março

Na mostra de 2013, uma exposição de Jersey do Certon/Embrapa CPACT, foto
de Darcy Bitencourt
Em Rio Pardo/RS há 14 anos a Associação dos Fumicultores do Brasil-AFUBRA, com diversas entidades parceiras, promove um “evento útil para os trabalhadores do campo”, incentivando-os a diversificar em outras atividades produtivas, com diversas atrações preparadas para contribuir em seu desenvolvimento e na escolha do melhor para cada propriedade. É a maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar, com mais de 390 expositores, debatendo e trabalhando ações sobre importantes temas que envolvem o meio rural, com a presença de diversas entidades para atender aos agricultores explicando-lhes o que deve ser feito para regulamentar as agroindústrias nos diversos segmentos.

Algumas estufas para fumo estão sendo transformadas em estábulo e sala
de ordenha, de Carlos e Alcione Becker em Vale do Sol/RS - foto de Cristina Severgnini
A grande novidade, neste ano, é a “PRIMEIRA MOSTRA E JULGAMENTO DE GADO JERSEY”, apresentando novas alternativas para o setor leiteiro. Alem do julgamento da raça a cargo do ex-presidente da ACGJRS e jurado, Fernando Müller, com categorias e campeonatos ordenados pelo Regulamento de Exposições da Raça Jersey no Brasil, haverá um inédito “remate” conduzido pela leiloeira RÉDEA REMATES. Expostos 30 bovinos Jersey registrados, portanto com origem genética reconhecida, organizados pelos criadores ligados ao Núcleo de Criadores de Gado Jersey de Pelotas e à Associação de Criadores de Gado Jersey do RS. Conforme o presidente Darcy Bitencourt, do Núcleo de Pelotas, apostando no sucesso da mostra porque a raça possui particularidades muito vantajosas em relação às outras leiteiras para as pequenas e médias propriedades, tais como necessidade de menor área para pastejo, maiores precocidade e longevidade, leite com maior teor de gordura e de sólidos totais propiciando melhor rendimento industrial, destacado e peculiar sabor no leite e seus derivados, maior resistência às variações de temperatura graças à sua pele escura, tolerancia a qualquer tipo de solo devido a seu pouco peso e qualidade dos cascos, etc. “A raça Jersey é aquela que possui características para atender aos novos nichos de mercado pois, comparando-se ao leite comum, supera 50% em creme/nata, 18% em proteína, e 25% em cálcio", prega Bitencourt.


Uma inovação ao agricultor de fumo é descobrir na produção leiteira um caminho à produção agrícola, podendo observar na exposição das novilhas da raça Jersey do Certon – Centro de Recria de Touros e Novilhas Selecionadas  da Raça Jersey/Embrapa/CPACT, e de outros expositores como Elton Butierres (M.Redondo), José Fernando S.L.Mascarenhas (Pelotas) e prof.Bruno Kneib (S.Lourenço).
 
Carlos e Alcione Becker com o veterinário da Emater, André Franck - foto de
Cristina Severgnini
2.       DIA DE CAMPO EM SÃO PEDRO DO SUL – 12 de abril

Em São Pedro do Sul, próximo a Santa Maria, haverá um bom dia de campo no próximo 12, sábado, na propriedade do jovem Técnico em Agropecuária João Vitor Pontes de Araújo, promoção conjunta da Associação de Criadores de Gado Jersey do RS e Comunidade São João, e organização a cargo da nutricionista Lidiane (Coomat) e da Associação de Desenvolvimento de São Pedro do Sul e seu presidente, Vilson Schmidt. O programa será muito interessante, e será divulgado em próxima postagem.


João Vitor, sua mãe Eva, e Clariton Tavares Dias (foto de cima) e
terneiras em pastagem nativa (foto de baixo)
3.       FESTA MUNICIPAL DE ARROIO DO PADRE – 12 e 13 de abril
Em Arroio do Padre, ao lado de Pelotas, está se consolidando um importante evento da raça Jersey: a participação crescente dos jersistas locais, com aumento significativo no número de exemplares expostos, e julgamento sempre a cargo de jurado oficial da ACGJRS, a FESTA MUNICIPAL DO LEITE chega, neste ano, à sua 12ª edição. O local, cada vez mais bonito e organizado, e a recepção de seus organizadores, tornam esta festa cada vez mais visitada. Aguarde postagem a respeito.

Em 2013, as terneiras premiadas em Arroio do Padre

Veja mais sobre JERSEY:
facebook Jersey RS


sexta-feira, 21 de março de 2014

RAÇA JERSEY CADA VEZ MAIS FORTE NO ALEGRETE

parte do uniforme lote de novilhas adquiridas por Olimpio & Filhos
Há poucos dias, mais um grande negócio de Jersey em Alegrete, vendedor e comprador criadores locais.
As 50 novilhas prenhas anunciadas da Cabanha Santo Antônio de Alegrete/RS, propriedade de Antônio Augusto Bicca Pereira, foram vendidas para o criatório de Olímpio Pinto Alves e Filhos, no valor unitário de R$ 3.500,00 e totalizando R$ 175.000,00.

Marcílio, Antônio Augusto, Olímpio, da esqu.para direita, com outras novilhas
ao fundo
Lubisa, como é conhecido pelos amigos o Antônio Augusto, é o mais antigo criador do Núcleo de Alegrete, líder agropecuarista regional já tendo exercido a presidência do Sindicato Rural de Alegrete por mais de uma gestão. Seu plantel é de excelente qualidade, utilizando anualmente os melhores touros da raça Jersey disponíveis no mercado no processo conhecido como “seleção massal”, ou seja, cada touro é usado num grupo de vacas/novilhas sem avaliação individual. E seu sucesso é divulgado a cada ano com a venda de 40 a 60 novilhas particularmente ou em leilão sempre com boa procura e cotação.
Já o comprador, Sr.Olímpio, é um grande produtor local, entregando mais de 3 mil litros de leite/dia para a indústria e comercializando muito bem seus terneiros machos, geralmente cruza de Angus x Jersey ou Angus x Holandêsa na primeira cria das novilhas e, com o valor adquirido com essa venda, reinveste em matrizes da raça Jersey. Evoluído e competente, também seu filho Marcilio Alves é outro grande produtor do Alegrete, também com produção por volta dos 3 mil litros/dia com a raça Jersey e investidor em fêmeas de alta produção e tipo realizando, inclusive, a transferência de embriões de suas melhores vacas para receptoras de nível mais baixo. Marcílio iniciou, em 2012, sua participação em exposições ranqueadas e, diga-se de passagem, já como vencedor.

Marcírio (e) com três de suas grandes vacas

O setor de laticínios, em Alegrete, é o que mais vem se desenvolvendo nos últimos tempos, suas exposições e remates já famosos, e novos leiteiros se instalando para altas produções.



Valeu a pena a entrada daquelas primeiras Jersey no Brasil, pelo saudoso Joaquim Francisco de Assis Brasil em seu campo de Ibirapuitan, depois transferindo-as para Pedras Altas quando da conclusão de seu famoso “castelo”.

A entrada da Fazenda Ubirapuitan com Vitor Pontes e Clariton Dias, 2012

SAIBA TUDO SOBRE A RAÇA JERSEY:
Facebook Jersey RS

E não esqueça da programação imediata:

ACGJRS - EVENTOS 2014 – 1º semestre

EXPOSIÇÕES RANQUEÁVEIS

Abril (09 a 13) – Expofeira de Taquara: jurado Maurício L.R.Santolim/PR
Abril/Maio (25 a 04) – FENASOJA, Santa Rosa: jurada Molly Florent Sloan/USA
*Maio (14 a 18) – 40ª EXPOLEITE/Xª FENASUL, Esteio: jurado Carlos A.T.Petiz/RS

OBS: * = com remate

EVENTOS HOMOLOGADOS/APOIADOS
*Março (25 a 27) – EXPOAGRO AFUBRA, Rio Pardo – juiz: Fernando Müller/RS
Abril (12 e 13) – 12ª FESTA MUNICIPAL, Arroio do Padre
Abril (24 a 27) – FESTLEITE, Antagorda
*Abril (25 a 27) – 2ª MOSTRA DA TERNEIRA e DA NOVILHA, Boa Vista do Cadeado
*Maio (21 a 25) – FEIRA DA TERNEIRA, Três de Maio – com leilão

OBS: * = com remate

OUTROS EVENTOS

Abril – DIA DE CAMPO (12, sábado): São Pedro do Sul
Maio (durante Fenasul/Expoleite) RECICLAGEM PARA JURADOS: ACGJRS/ACGJB
Junho (10 e 11) - SIMPÓSIO DO LEITE, Erechim
Junho (13 e 14) - ENCONTRO BIENAL DE CRIADORES: em Herval Grande

Datas por marcar - CURSOS PARA PRODUTORES - CONTROLE LEITEIRO: regionais UFPel/Embrapa/ACGJRS
RECICLAGEM PARA TÉCNICOS DE REGISTRO: ACGJRS


quarta-feira, 19 de março de 2014

JERSEY NA FENASUL

Foi dada a largada para a EXPOLEITE/FENASUL, em Esteio. Não deixe de comparecer quer como expositor quer como comprador. Valerá à pena!!!

Sob a organização da GADOLANDO, este evento leiteiro gaúcho alcançará sua 37ª edição, com objetivo principal de grande comercialização.

Tradicionalmente a raça Jersey tem sempre apoiado sua co-irmã Holandêsa, com boa representatividade, muitas vezes tendo sido responsável pelo maior número de animais inscritos, efetivamente expostos e comercializados dentre tôdas as raças bovinas e equinas que lá comparecem.

Desde 2011, face à queda nas vendas em leilão até o cancelamento dos mesmos, as diretorias da ACGJRS vem incentivando e divulgando a importância da participação de seus associados visando torná-lo o maior evento de outono para a venda de matrizes da raça Jersey. Neste ano com o cancelamento de duas importantes expo-feiras outonais de Jersey, a Expoventre/Bagé e a Expoutono/Pelotas, embora com o início dos leilões de Jersey na AFUBRA/Rio Pardo, na Expoleite/Fenasul deverão estar ofertadas as melhores Jersey do estado.

julgamento na Expoleite, 2013
A circular nº 001/2014, que está sendo enviada hoje, tem o seguinte conteúdo:

"Prezados Associados.

A EXPOLEITE/FENASUL 2014, ranqueada,
continuará o trabalho iniciado na gestão anterior, retornando o sucesso dos importantes leilões oficiais de Jersey de outros anos. Contamos com a sua presença como expositor, como expectador e como comprador.

COMERCIALIZAÇÃO: Será realizado o denominado LEILÃO TRADICIONAL, no dia 18 de maio (sábado) às 19h, podendo dele participar animais concorrentes a prêmio e/ou animais inscritos somente para venda, de origem conhecida ou desconhecida, registrados, mansos e sem tosquia, revisados previamente por técnico designado pela ACGJRS. No sábado, 18, e no domingo, serão realizadas as concorridas e tradicionais “vendas nas argolas”. O escritório credenciado para as vendas da raça Jersey será o RÉDEA REMATES, e o regulamento para a “ordem de entrada dos animais no leilão”, número de parcelas, comissões devidas, etc, brevemente divulgados.

VALORIZE A SUA CABANHA, A ACGJRS, ENFIM, O JERSEY GAÚCHO – comunique, com antecedência, os animais que colocará à venda, se possível enviando foto de cada um (colorida) e todos os dados referentes a prenhes, produção leiteira, etc.

ARGOLAS: As argolas/corredor para cada expositor serão definidos após o encerramento das inscrições, com a preferência por ordem de recebimento das mesmas pela ACGJRS, devidamente pagas, como tem sido realizado em edições anteriores.

JURADO: Oengº agrº CARLOS ALBERTO TEIXEIRA PETIZ

CATEGORIAS/CAMPEONATOS: Para sua orientação, o Regulamento de Exposições sofreu algumas modificações em relação ao anterior, passando a vigorar neste ano conforme o quadro com as categorias e campeonatos anexados, obedecendo na íntegra o Regulamento Nacional da Raça Jersey. Para julgamento e concurso leiteiro, participarão animais PO e PC (origem conhecida); para venda, também poderão ser comercializadas as PCOD (origem desconhecida).

PROGRAMAÇÃO JERSEY:  14 a 18 de maio – 37ª EXPOLEITE / Xª FENASUL

>15/abril: encerramento das inscrições – os interessados deverão solicitar a ficha de inscrição por telefone (53)3223 3919/3223 3599 ou por e-mail   jerseyrs@terra.com.br.
Taxa de inscrição por animal:
R$ 25,00 a prêmio e/ou venda
R$ 15,00 somente à venda (colocar * antes do nome do respectivo animal só à venda)

OBS: as inscrições poderão ser pagas por cheque nominal à ACGJRGS, ou por depósito bancário identificado no Banrisul ag.0320 c/c 06.866.288.0-6 (solicitar da Associação o código identificador) ou no Banco do Brasil ag.2884-3 c/c 120.083-6 (mandar comprovante de depósito para a Associação).

>12/maio (segunda):                9h – início da entrada dos animais

>14/maio (quarta):                     9h - Curso para atualização de Jurados da Raça Jersey (teoria)
                                               12h – prazo final para entrada de todos os animais
14h – Continuação do Curso para atualização de Jurados da Raça Jersey (teoria)

>15/maio (quinta):                   9h - Continuação do Curso para atualização de Jurados da Raça Jersey (prática de julgamento)
                                               14h - Continuação do Curso para atualização de Jurados da Raça Jersey e seu encerramento (prática de julgamento e avaliação)
16h – encerramento de inscrição para o CONCURSO LEITEIRO
17h - julgamento de admissão animais para o CONCURSO LEITEIRO
22h – esgota para o CONCURSO LEITEIRO (pesagem obrigatória)

>16/maio (sexta):                      06h – 1ª ordenha CONCURSO LEITEIRO
09h – continuação julgamento admissão
14h – 2ª ordenha CONCURSO LEITEIRO
17h – Palestra técnica
19h – reunião de DIRETORIA
22h – 3ª ordenha CONCURSO LEITEIRO

>17/maio (sábado):                  09h – julgamento de machos, fêmeas jovens e vacas secas
14h – julgamento de vacas lactantes e Grande Campeonato, conjuntos e progênies
17h – reunião do CONSELHO TÉCNICO
18h – Homenagem especial (**), entrega de prêmios
19h – Leilão Tradicional

>18/maio (domingo):                  09h – venda nas argolas
                                               17h – início da retirada dos animais 

                                        EXPONHA, COMPAREÇA e COMERCIALIZE - APOIE A RAÇA JERSEY, AQUELA QUE PRODUZ O MELHOR LEITE EM QUALIDADE E RENDIMENTO INDUSTRIAL



vista da propriedade de João Vitor Pontes de Araújo
                                            NÃO ESQUEÇA: dia 12 de abril, a partir das 8:30h, dia de campo Jersey na propriedade de João Vitor Pontes de Araújo, no município de São Pedro do Sul, junto à Comunidade São João. A programação será, em breve, divulgada.


Quer mais sobre a Jersey? Acesse: 

                                     www.jerseyrs.com.brwww.blogdorheingantz.blogspot.com, facebook Jersey RS


segunda-feira, 17 de março de 2014

ESTAMOS NA NOVA ZELÂNDIA


No último dia 10, segunda, o presidente Cláudio Néry Martins desembarcou na Nova Zelândia em viagem particular e representando oficialmente a ACGJRS.


Visitando diversos criatórios da raça Jersey, raça-base da pecuária leiteira do país que é modêlo internacional em pecuária leiteira (produção de leite, melhoramento zootécnico na raça Jersey, e grande exportador de produtos lácteos.


Em reunião com Mr.Brian Carter, presidente da Associação de Criadores de Gado Jersey da Nova Zelândia, o assunto principal versou sobre as dificuldades de importação da tecnologia da NZ pelo Brasil. Na foto, Mr. Brian Carter está folheando um exemplar do Jornal do Jersey RS, agora com destaque internacional!


Na sala de ordenha 30x2, abaixo, uma só mulher maneja as centenas de vacas em produção. Fantástico!



Este touro é um dos tops na NZ, um J3 (PC no Brasil, país onde não pode ser utilizado face às normas e regulamento de registro genealógico). Reparem a sua estrutura e profundidade.




Neste estabelecimento trabalha-se com dois lotes de vacas em produção, perfazendo um total de 525 vacas em lactação, neste momento em final de ordenha: vão secar todas no mês de abril, no momento sendo ordenhadas uma vez ao dia com média aproximada de 12 litros/vaca.



Estamos no laboratório da CRV em Hamilton, observando os trabalhos de coleta de sêmen em touros da empresa. Na esquerda esta o Peter (da Originação do Leite da CRV na NZ) e depois o Albert Kuyper, brasileiro responsável pela CRV-Lagôa (Brasil).




A Associação de Criadores de Gado Jersey da Nova Zelândia terá eleição para um Diretor do Conselho, no final de março, e todos os membros da associação com direito a voto são convocados. Para ser candidato a diretor, indispensável a residência na Nova Zelândia e estar em dia com a Associação.



A Associação promove e divulga a eficiência da raça Jersey na produção de leite e no rendimento industrial desse produto, principalmente junto à sua evoluída indústria nacional de laticínios, satisfazendo as necessidades de seus membros através do fornecimento de um atendimento excelente aos interessados, ouvindo-os e respondendo-lhes adequadamente, promovendo o desenvolvimento contínuo da raça Jersey mediante conhecimento atualizado constantemente sobre as mudanças na indústria de laticínios, e possuindo uma abordagem enfatizada no contato pessoal no envolvimento de seus membros e educação mais ampla sobre o valor da raça Jersey.




Segundo os neozelandeses, a raça Jersey é uma raça leiteira especializada que se distingue das demais por sua cor marron típica e pés pretos, com peso vivo segnificativamente menor do que nas outras raças. Seu leite tem maior teor de sólidos, as vacas produzindo mais litros por kg de peso vivo. 

Mais informações sobre a Jersey na Nova Zelândia poderão ser obtidos no site www.jersey.org.nz .

Quer mais sobre a raça Jersey?
www.jerseyrs.com.br ,  facebook Jersey RS.
Na postagem de 17 de março de 2014, no www.blogdorheingantz.blogspot.com , uma interessante reportagem sobre a CABANHA TABOR, em Tupanciretã. NÃO DEIXE DE ACESSAR.