terça-feira, 24 de janeiro de 2017

AS RANQUEADAS JERSEY NO RS EM 2016 (3) - EXPOINTER


39ª EXPOINTER, 4ª ETAPA DO CIRCUITO NACIONAL DA RAÇA JERSEY



As Exposições Internacionais em Esteio, RS, são conhecidas no mundo inteiro. No Brasil, por várias vezes, foi a mais importante na raça Jersey, em outras perdendo em número de animais inscritos e expostos apenas para a Exposição Nacional da Raça Jersey, realizada nos parques de Água Branca ou Água Funda, em São Paulo/SP. Embora com número menor de inscrições nos últimos anos, continua sendo um dos mais importantes eventos jersistas no Brasil e na América do Sul.




A qualidade dos animais apresentados anualmente, desde seu início em 1971, é crescente, por muitas vezes os seus principais exemplares vencendo, no mesmo ano, tambem a Exposição Nacional em São Paulo, inclusive nos Torneios Leiteiros.


Neste ano de 2016, o novel CIRCUITO NACIONAL DA RAÇA JERSEY, composto por quatro etapas (Itajubá, Braço do Norte, Castro e Esteio), teve na 39ª EXPOINTER sua 4ª e última etapa. Este Circuito foi criado em 2015 para substituir às NACIONAIS DA RAÇA JERSEY, cuja primeira edição ocorreu em Petrópolis/RJ no ano de 1940 e a segunda em Pelotas/RS em 1942, sendo realizada a partir da década de 70 em São Paulo/SP nos Parques da Água Branca e da Água Funda, nos últimos anos em Avaré/SP e Castro/PR. 

De camisa branca e boné, Manoel Acilo ao lado do filho Álcio

Esteio, de caráter estadual nos anos de 1971, 1973 e 1975, e internacional em 1972, 1974, e a partir de 1976 ininterruptamente, teve auge nas inscrições em 1989, com 529 animais de 84 expositores. Apenas o criador e expositor Manoel Acilo Azambuja de Azambuja, de Hulha Negra (antes Bagé), nunca faltou: aos 91 anos de idade, participou de tôdas essas tradicionais exposições em Esteio, e desde 1964 das de Bagé e do Menino Deus (Porto Alegre). Fora outras!!!! Por isso, sua sempre agradável presença é valorizada por todos, que anualmente o recebem com afeto e alegria.







A participação, expondo ou assistindo, de jersistas de todo o Brasil, eventualmente tambem do Uruguai como neste ano de 2016, a Expointer é uma das maiores glórias dos criadores gaúchos, e dos dirigentes da ACGJRS. Confraternização importante com argentinos, colombianos, bolivianos, uruguaios, e brasileiros de todos os estados, sempre ocorrendo reuniões da ACGJB com suas filiadas, discussões muitas vezes acaloradas, normalmente com pequenos churrascos oferecidos pelos expositores e pela ACGJRS aos visitantes, na bonita e simples CASA DO JERSEY RS ponto obrigatório desde 1992.


Nas vendas, foram comercializadas 5 das 9 ofertas, com destaque para a Grande Campeã, arrematada  por ADROALDO MACEDO (Caxias do Sul/RS) pelo valor de R$ 42.500,00 (quarenta e dois mil e quinhentos reais). A média geral ficou por R$ 17.170,00 (dezessete mil cento e setenta reais), no leilão muito bem conduzido por MARCO PETRUZZI (Rédea Remates).

Homenagem póstuma a José Guerra Mendina
Como tem ocorrido anualmente a jersistas destacados, homenagem ao saudoso JOSÉ GUERRA MENDINA foi prestada, com a presença de Dona Suzana Mendina e seus filhos Laura e José Pedro.

39ª EXPOINTER, Esteio – juíza Angela de F.Maraschin

O Grande Campeão, da Embrapa CPACT

Grande Campeão: Box 1691, EMBRAPA 1415 RADAR MINISTER TBONE, criador e expositor Embrapa CPACT

A Grande Campeã de Marcirio Alves, apresentada pelo seu criador Victor Pontes

Grande Campeã: Box 1766, JULIANA 02-12 FUSION VALENTIN DA PONTE, criador Vitor Odiney Pontes, expositor Marcirio Flores Alves

A Campeã Vaca Jovem, de Carlos Wallauer

Campeã Vaca Jovem: Box 1763, ILANA MINISTER GUINTHER, criadora Maria Rosinete de S.Effting, expositor Carlos Jacob Wallauer

A Campeã Júnior, com o proprietário Carlos Wallauer de camisa branca
Campeã Fêmea Júnior: Box 1723, VS 368 DEMORADA 1001 DA DIAMANTINA, criador Moacir/Victor Sopelsa, expositor Carlos Jacob Wallauer

Marcirio e suas duas campeãs leiteiras, recebendo o tradicional "banho de leite"
Campeã Torneio Leiteiro até 36 meses: 33,30 kg (2x) - Box 1735, JACUTINGA 161 LOUIE CALIPTO, criador Artur Spenst, expositor Marcirio Flores Alves

Campeã Torneio Leiteiro acima 36 meses: 40,75 kg (2x) - Box 1777, HARMONIA 133 VALENTINO CALIPTO, criador Artur Spenst, expositor Marcirio Flores Alves

Maior teor de sólidos totais até 36 meses: 13,72% (5,52 kg) - Box 1735, JACUTINGA 161 LOUIE CALIPTO, criador Artur Spenst, expositor Marcirio Flores Alves

Maior teor de sólidos totais acima 36 meses: 13,09% (7,11 kg) - Box 2053, GALENA 129 ACTION CALIPTO, criador Artur Spenst, expositor Marcirio Flores Alves

Marcirio, de camisa clara e boné, com sua Grande Campeã, o Melhor Expositor,
à sua direita Cláudio Martins, o Melhor Criador
Melhor Expositor: MARCIRIO ALVES
Melhor Criador: CINCO SALSOS PAP
Melhor Afixo: EMBRAPA CPACT

Darcy Bitencourt, responsável pela Jersey
na Embrapa Terras Baixas, Melhor Afixo Geral,
e no gado jovem Melhor Expositor, Melhor Criador
e Melhor Afixo
Melhor Expositor Jovem: EMBRAPA CPACT
Melhor Criador Jovem: EMBRAPA CPACT
Melhor Afixo Jovem: EMBRAPA CPACT

Visão geral do Parque Assis Brasil, Esteio
Esteio é um município do Rio Grande do Sul, em 2010 alcançando o 2º melhor Índice de Desenvolvimento Socioeconômico do estado (IDESE).
A construção da BR-448 potencializou seu desenvolvimento, criando condições para uma ocupação ordenada e inteligente do setor oeste, além de incorporar o Rio dos Sinos ao mapa da cidade.
A área onde hoje se localiza o município de Esteio era parte da Fazenda Areião do Meio, propriedade da Baronesa do Gravataí. Em 1873, a construção de uma linha férrea entre Porto Alegre e Novo Hamburgo dividiu a fazenda ao meio, ao longo dos trilhos surgindo um vilarejo, vinculado ao 7° distrito de Sapucaia do Sul, que foi habitado pelas famílias dos operários que construíram a ferrovia.
Em 1905, foi inaugurada a Estação da Estrada de Ferro, que intensificou o crescimento do vilarejo, com o surgimento de residências, comércio e ruas. A estação foi demolida anos depois para viabilizar as operações da Trensurb.
No dia 13 de janeiro de 1948,  Esteio foi desmembrada do 7° distrito de São Leopoldo, passando à categoria de Vila por meio da Lei Municipal N°10. Porém, em 1950, Esteio passou a integrar o 11° Distrito de São Leopoldo por meio da Lei Municipal N° 174 devido à expansão de seu perímetro urbano. No dia 08 de dezembro de 1953, Esteio foi emancipada após a realização de um plebiscito popular. 

Esteio pertence à mesoregião Metropolitana de Porto Alegre,  e à microregião de Porto Alegre. Tem altitude de 29 metros acima do nível do mar, latitude de 29 graus, 50 minutos, 10 segundos e longitude de 51 graus, 09 minutos, 15 segundos.
É um município pequeno, possuindo apenas 32,5 quilômetros quadrados e está localizada a 20 quilômetros da capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, fazendo parte das cidades que compõem o eixo da grande Porto Alegre. Tem acesso pela rodovia BR-116 e por via ferroviária pelo Trensurb. Também conta com o rio dos Sinos, que banha a cidade a noroeste. Os limites de Esteio são os municípios de Canoas, Sapucaia do Sul, Gravatai, Cachoeirinha e Nova Santa Rita.
De grande destaque no município é o Parque de Exposições Assis Brasil, nome em homenagem ao patrono da raça Jersey no Brasil, onde ocorrem os maiores eventos da cidade, como a Expointer, a Expoleite, e outros de grande monta. A Expointer é uma feira agropecuária de destaque nacional e internacional, considerada a maior feira de exposição de animais da América Latina. Além de ser uma feira agropecuária, a Expointer reúne parques, brinquedos, praças de alimentações e várias lojas. A feira de exposições, chegou a Esteio em 1970, somente alguns anos mais tarde batizada como "Expointer".
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Esteio , em 27/12/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário