terça-feira, 19 de abril de 2011

CONTROLE LEITEIRO II

foto: Natália Piva (e) e Viviane Hirdes


O SCL (serviço de contrôle leiteiro) da Associação de Criadores de Gado Jersey do Rio Grande do Sul, reativado desde 2007, está encerrando diversas lactações. Sua estatística, em breve, será divulgada neste blog. A estagiária da Faculdade de Veterinária da UFPel, tecª agrª NATÁLIA PIVA, está empenhada na digitação dos contrôles parciais, esbarrando com a falta de várias planilhas que, não enviadas pelos criadores interessados, estão sendo a êles solicitadas.




A importância do contrôle leiteiro oficial diz respeito ao valor zootécnico dos animais, e seus respectivos criatórios controlados, e o rebanho inteiro tem de ser controlado para que o seu índice genético possa ser avaliado: a comparação, para esse índice, se dá de acordo com a média do criatório, não em relação às médias estaduais, nacionais ou internacionais. É bastante complexo para ser aqui comentado mas, resumidamente, o que interessa é destacarmos as 20% de melhores produtoras de cada rebanho, assim como as 20% piores.



Alem disso, para a passagem de SJ (PC de origem conhecida) para SB (seleção jersey brasileira, ou PO), é indispensável alcançar um índice mínimo de produção de leite e de gordura, em tabela oficial da ACGJB, em função da idade do parto no referido contrôle; tambem a pontuação mínima de 70 a 75 pontos é importante, o que é feito no estado do RS pelo med.vet.Arthur Cademartori, pontuador oficial da Associação Brasileira.



Vigorando a instrução normativa 51, do Ministério da Agricultura, os certificados das produções leiteiras encerradas será um documento legal para os leiteiros exigirem o pagamento por qualidade, da parte dos laticínios.



EXPOSIÇÕES: até o momento, para a Exposição de Três de Maio há 55 animais inscritos, para a de Pelotas 26, e para a Fenasul 20. Não recebemos informações de Carlos Barbosa e Toropi.



Para informações sobre a ACGJRGS e seus eventos, sobre a raça Jersey, visite o site http://www.jerseyrs.com.br/ e o http://www.blogdorheingantz.blogspot.com/ .

Nenhum comentário:

Postar um comentário