sexta-feira, 13 de abril de 2012

GRANDE ATIVIDADE JERSISTA NO SEMESTRE

 Arroio do Padre é um dos municípios onde a raça Jersey tem um expressivo número de criadores, todos leiteiros, e a programação de sua festa anual conta com o julgamento de animais de nossa raça. O jurado será o eng.agr. Alcio Azambuja, membro de nosso Quadro de Jurados, no próximo sábado (14 de abril). Vale à pena visitar esta grande festa, com programação de hoje a 15 (domingo).
 Em São Pedro do Sul, sob a liderança do ativo de Vilson Schmidt, Fernando Müller e Clariton participaram de importante e concorrida reunião com jersistas locais, e presença de Altamir Ávila Dias (Secr.da Agricultura), Eduardo Ferraz (Select Sires) e Francisco Netto (Jornal Águas da Serra).
 Na Tradicional Cabanha Tabor, em Tupanciretã, o presidente Müller e o superintendente Clariton foram muito bem recebidos por D.Iolanda e Sandra, e ficaram satisfeitos com a organização e direcionamento do estabelecimento iniciado há quase um século por Antônio Corrêa Gomes.
 Carmen Petersen Dias da Costa, advogada e jersista, mostrou o altíssimo nível técnico de sua propriedade, cujas vacas estão com média diária atual baixa (23 kg/dia) pois, em outros momentos, chegam à produção de 27 kg/vaca/dia.
 Ulrico M.Beck, marido de Carmem, recebeu lembranças de nossa associação levadas por Müller e Clariton, quando Carmen deixou convite para eventual dia de campo em Cruz Alta.
Em Júlio de Castilhos, Giovani Becker (consultor do Senar) e Renato Nicolodi (diretor técnico e comercial da COTRIJUC) acertaram com Müller e Clariton a elaboração de um plano de ação visando a organização da raça Jersey naquele município.
E o Jersey gaúcho retoma a liderança nacional em registros de animais PO (puros de origem) e PC (puras por cruza de origem conhecida, conforme quadro acima para o ano de 2011 (fonte: ACGJB).
Junto ao prefeito de Morro Redondo, Rui Brizolara, Fernando Müller conversou muito sobre a importância do rebanho Jersey daquele munícípio, talvez ainda com o maior número de criadores no Brasil, e sobre a preocupação da ACGJRGS na venda indiscriminada de seus melhores exemplares para outros municípios e estados. A raça Jersey é uma das principais de suas riquezas, e nossa Associação gostaria de, juntamente com a Prefeitura Municipal, cadastrar e registrar o maior número possível de rebanhos, puros ou mestiços com Jersey. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário