segunda-feira, 27 de agosto de 2012

JERSEY: MUITO LEITE NA EXPOINTER


Alcio Azambuja, responsável pelo concurso leiteiro, e os estagiários Márcio e Frederico, acadêmicos de zootecnia.
A raça Jersey iniciou bem nesta 35ª edição da Expointer: no concurso leiteiro para vacas paridas com mais de 36 meses de idade, os resultados foram muito bons, embora não alcançando o recorde de 58,10 kg/24 horas em 2008 e 2009. A vencedora foi ANCORA KEEPER DO CINCO SALSOS 588, HBB C00129663R, exposta por Mário Utzig Filho (Santa Bárbara do Sul) com 49,40 kg. Em segundo, com 45,60 kg, ficou a vaca do mesmo expositor chamada GYPSY 1607 SINHÁ, HBB Z00038349R. Foram sete concorrentes, uma delas retirada após a ordenha de esgotamento.
O med.vet.Joel, responsável pela representação de Mário Utzig Fº, e a vencedora ANCORA KEEPER DO CINCO SALSOS 588

Na categoria de vacas paridas com menos de 36 meses, houve falha no manejo da ordenha DeLaval, tendo sido resolvido em reunião da Comissão de Exposição com representantes dos expositores com vacas envolvidas anular as duas primeiras pesagens, que serão realizadas ainda nesta segunda (27) às 22 horas, e amanhã (28) às 6 horas, retardando em um dia o resultado de classificação e produção das 4 vacas concorrentes.
Moderno equipamento para ordenha DeLaval.

Como prometido, a Queijaria Gran Mestre está com uma grande forma de seu queijo tipo Grana para degustação daqueles que freqüentarem a Casa do Jersey, sub-sede da ACGJRGS.
O queijo tipo Grana da Gran Mestri, em degustação na Casa do Jersey

O leite produzido pelas concorrentes no concurso leiteiro será analisado pelo Lab-Leite, da Embrapa-CPACT, que neste ano está com um bonito espaço ocupado na frente da Casa do Jersey com apresentação de folders e de animais de seu selecionado plantel em Pelotas e Capão do Leão.
Grande visual montado pela Embrapa-CPACT, em frente à Casa do Jersey/Esteio

Ainda amanhã, 28, a partir das 18 horas estará reunido o Conselho Deliberativo Técnico da ACGJB, quando serão definidos critérios finais para o início do Teste de Progênie da Raça Jersey no Brasil, sob coordenação do seu presidente, Raul Pimenta de Castro e da superintendente da ACGJB, Maria Giselda Morais.


O presidente Müller ladeado por Manoel Acilo e Glaura Leite, que serão homenageados na quarta-feira juntamente com Zuleika Torrealba e Waldyr Stumpf, pela influência na raça Jersey.

Cláudio Martins, Clóvis Tomazi, Fernando Müller, Ana Maria Osório e Carla Martins em agradável reunião na volta da quente lareira da Casa do Jersey


Mais sobre a raça Jersey?
www.blogdojerseyrs.blogspot.com (postagens anteriores)

Nenhum comentário:

Postar um comentário