segunda-feira, 22 de abril de 2013

ARROIO DO PADRE: GRANDE FUTURO



A 11ª FESTA MUNICIPAL DE ARROIO DO PADRE e 10ª MOSTRA MUNICIPAL DE GADO LEITEIRO foi um grande evento. A organização impecável, a beleza local e a participação maciça da comunidade consagraram a maior festa deste alegre município.

Anualmente, no mês de abril grande número de visitantes participa da cultura regional, da festa da maçã e do caqui realizadas simultâneamente, abrilhantadas com apresentações de grupo de danças folclóricas alemãs, o KornBlumme, mostrando a forte raíz germânica local.

Em plena adolescência, Arroio do Padre comemorou seu 17º aniversário de forma elogiável, com programação devidamente divulgada em postagem anterior neste blog. Município de vocação agro-pastoril tem, como principal produto, o fumo. Outros produtos como hortaliças, soja, milho, gado leiteiro e avicultura, com grande incentivo à fruticultura (em especial ao caqui e à maçã), avançam ràpidamente - a policultura dando nova aparência visual e econômica.
 
 

A região também é conhecida pelo turismo ecológico, dispondo de parque com infra-estrutura capaz de receber e hospedar visitantes de todos rincões. O contato direto com a natureza desperta a importância do cuidado com o meio ambiente, proporcionando momentos de lazer com refrescantes banhos de arroio, caminhadas, trilhas, escaladas e rapel.

 


A qualidade dos exemplares da raça Jersey, todos registrados na ACGJRS, dá uma pequena idéia do desenvolvimento da pecuária leiteira da região e, embora não ranqueada, a MOSTRA MUNICIPAL DE GADO LEITEIRO vem, a cada ano, evoluindo principalmente em qualidade nos exemplares expostos, seus proprietários imbuídos em bem apresentá-los: Margarete Ferreira, Irio Wachholz e Darinho Dummer são criadores de primeira linha.



A presença constante das principais autoridades locais, em especial do prefeito Leonir Aldrighi Baschi, do vice-prefeito e presidente do evento Luis Carlos Lictoh, do secretário da agricultura Juliano Buchweitz, dos técnicos Ângela, Queiróz e Edson (todos da EMATER), e Diesica Rediss (da COSULATI), alem de muitos produtores e filhos, tornam a apresentação e julgamento do gado Jersey um ato imponente.

O Grande Campeonato e seu Reservado ficaram com o produtor Darinho Dummer, o nível das terneiras e novilhas apresentadas pelos demais concorrente foi muito bom: animais de excelente estrutura e caracterização racial. O jurado da mostra foi este bloguista, que só pode cumprimentar organizadores e expositores. Parabens e obrigado pela honra de julgar uma mostra como esta.





O criador Darinho Dummer (de chapéu) com suas Grande Campeã e
Reservado de Grande Campeã

Nenhum comentário:

Postar um comentário