terça-feira, 18 de junho de 2013

NACAUITA - LINDO DIA DE CAMPO JERSEY EM DOM PEDRITO

Desde a BR, não faltaram indicações visíveis.
  Bem divulgado, dia 15/junho (sábado) a família Severo recebeu jersistas & interessados para o primeiro dia de campo em 2013.

Na bela e organizada CABANHA NACAUITA, Ney e Elaine, com apoio dos filhos Pablo e Diogo, deram um verdadeiro show na recepção.

A programação foi cumprida, e os mais de meia centena de participantes saíram satisfeitos. Alguns deixaram de comparecer para assistir ao jogo Brasil x Japão, mas foi uma pena: perderam uma grande confraternização e debates importantes sobre manejo na raça Jersey.

Na abertura, o presidente da ACGJRS, Cláudio Néry Martins, falou sobre os anfitriões e a raça Jersey no estado e país.

Após, Ney deu seu depoimento sobre o porque de investir na raça Jersey, inclusive com a absorção de suas holandesas pela utilização de touro Jersey. Produzindo mais de 500 litros/dia, pretende aumentar muito essa marca com o máximo aproveitamento de seus 30ha.

Elaine foi enfática e precisa explicando porque trabalham com leite entusiasmados, chegando aos resultados esperados com a dócil Jersey em substituição ao trabalho anterior com cavalos e ovelhas. Querem informações, diretrizes, orientação para o aumento da eficiência produtiva e reprodutiva, garantindo que sua sustentabilidade está sendo no leite, não querendo animais improdutivos, vendendo terneiras e comprando novilhas.

Sobre a importância do Controle Leiteiro Oficial falou Carlos Guilherme Rheingantz, pela impossibilidade da dra.Helenice Gonzalez-UFPel/ACGJRS em comparecer, discorrendo também sobre a passagem de PCs para POs por vacas com bom controle e pontuação.

Por indicação, o companheiro e “maduro jersista” Manoel Acilo de Azambuja deu uma ideia de seu início e percurso na raça e, hoje aos 88 anos de idade, está muito otimista com o futuro de seu destacado rebanho, emocionado agradecendo pela participação em tão importante evento.

O grande técnico da Emater/Bagé, Amaral, não deixou de dar sua contribuição expondo importantíssimos dados sobre o custo de novilhas leiteiras das duas raças.

Mateus Morgan falou do Uso da Correta Nutrição no Gado Leiteiro, médico veterinário e supervisor técnico-comercial da Nutrifarma, apresentando interessantes dados sobre rações e arraçoamento de bovinos leiteiros.

O almoço constou de um excelente churrasco de costela Angus, não de Jersey, macia e ao gosto de todos, acompanhada de maionese de batatas capaz de competir com as das melhores festas nas colônias alemãs.

O uso da correta genética no rebanho leiteiro, por Eduardo Costa (méd.vet. da CRV Lagôa), motivou debates e discussões inteligentemente provocadas por esse técnico. A apresentação dos objetivos e estruturação do Rei do Feno em parceria com a CRV Lagôa foi tema interessante.

Sérgio Bender, apoiado por Álcio Azambuja, explicou sobre a atuação e apoio da Embrapa (CPACT e Sul) no correto manejo de pastagens e manejo dos animais e rebanhos, apresentando um farto material produzido pelas duas unidades do sul do RS.

Marcos Nedel, supervisor da BRF, discorreu sobre produção e rentabilidade na pecuária leiteira, falando sobre os objetivos de sua empresa e na rota de coleta de leite que implantou em D.Pedrito.

A visita à propriedade foi realizada por grupos informais, notadamente à simples e eficiente sala de ordenha, totalmente higienizada.

Os apoiadores BRF, Nutrifarma, Embrapa, Rei do Feno e CRV Lagôa, com organização a cargo dos proprietários da Cabanha Nacauita, juntamente com a ACGJRS, propiciaram este produtivo dia, agradecendo ao clima ameno do ensolarado e azul dia outonal.

O ACD-Australian Cattle Dog presente.

O bom convívio Jersey x Holandêsa

Durante a palestra da CRV Lagôa

Depois do churrasco, antes das palestras da tarde

Empenhado na costela, José A.Lemos...

... e antes, quando chegava com Nardi e Estanislau

O compettente assador e seus jovens auxiliares

Ouvindo sobre o Rei do Feno

Ainda curtindo o bom almoço

Jersey predominando

Encerrando as interessantes palestras

ENTRE EM NOSSO FACEBOOK: "Jersey RS"

Nenhum comentário:

Postar um comentário