segunda-feira, 25 de novembro de 2013

CABANHA VENTANA, IMPERDÍVEL DIA DE CAMPO




NA CABANHA VENTANA, CRUZ ALTA - DIA DE CAMPO em 07/12/2013

No dia 07 de dezembro pf, sábado, a Associação de Criadores de Gado Jersey do Rio Grande do Sul promove, em Cruz Alta, um Dia de Campo para produtores rurais associados e não-associados, estudantes, técnicos e simpatizantes da raça. 


Será na CABANHA VENTANA, de Carmem Petersen Dias da Costa, propriedade tradicional e lucrativa na produção de leite com a raça Jersey naquele município.


Os participantes do evento, além de conhecerem as instalações da propriedade, terão a oportunidade de compreender como funciona o eficiente sistema de manejo e nutrição dos animais do estabelecimento que hoje, segundo “Carminha”, atinge 20 litros de leite por animal/dia sem pastagens. Segundo dados no controle leiteiro oficial da ACGJRS, essa média chega, em boas condições de pastoreio, a 26 kg/dia, e o leite possui CCS (Contagem de Células Somáticas) e CBT (Contagem Bacteriana Total) muito baixas e teor de sólidos excelente. Atualmente o rebanho possui 110 vacas, todas da raça Jersey.
 




Micotoxinas em Bovinos Leiteiros será a palestra de Mateus Morgan, da Nutrifarma, com duração de 30 a 40 min. Estes e outros temas, que ainda devem ser confirmados pela Associação, serão abordados no período da manhã do dia 07, na sede do Sindicato Rural de Cruz Alta. De tarde, após o almoço no Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos (localizado no Parque de Exposições do Sindicato), ocorrerá a visitação à propriedade e instalações da CABANHA VENTANA.


O objetivo do Dia de Campo em Cruz Alta, conforme explica o presidente da entidade, Claudio Nery Martins, é “congregar os produtores da raça, trocar informações e experiências, além de oportunizar a visita a um estabelecimento que é referência na criação de Jersey na região Noroeste do Estado”. Prosseguindo, Martins diz que “a propriedade de Carmem é conhecida pela qualidade dos animais que cria, seus resultados sendo exemplo de qualidade nas exposições da raça Jersey numa região de alta produtividade leiteira, pois no Noroeste do Rio Grande do Sul é onde se centraliza a maior quantidade de leite produzido no Estado. “Por isso, optamos por valorizar nossa raça nessa região”, finaliza o presidente.


Os interessados em participar do evento podem contatar a Associação para mais informações, através do telefone (53) 3223 3919, de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 18h, ou pelo e.mail jerseyrs@terra.com.br , assim como assessar o www.jerseyrs.com.br e o facebook Jersey RS.



Serviço
O quê: Dia de Campo da Raça Jersey
Quando: 07 de dezembro, sábado, a partir das 8h30
Onde: Sede do Sindicato Rural de Cruz Alta (BR 158, Km 197, Parque Integrado de Exposições) e Cabanha Ventana
Quanto: R$ 15 para o almoço mais o valor da bebida
Informações: Associação de Criadores de Gado Jersey RS, (53) 3223 3919, ou com Carmem Dias da Costa, (55) 8124 8029, (55) 9962 9029(55) 9962 3491.


Como chegar à Cabanha Ventana:

Ø  Dez quilômetros antes da cidade de Cruz Alta (estrada Santa Maria – Cruz Alta) há um trevo com entrada apenas para a direita, e tem uma placa dizendo “Salto do Jacuí”.
Ø  Após entrar à direita, percorrer 14 quilômetros pelo asfalto, passando em frente a empresa Grandespe, localizada à direita.
Ø  Em seguida há outro trevo, identificado por uma placa em que diz “Corticeira”. Neste trevo deve-se dobrar à esquerda.
Ø  Após percorrer seis quilômetros de estrada de terra tem, à direita, um bosque de eucaliptos. Passando por esta floresta, chega-se à CABANHA VENTANA, identificada por uma placa dependura em um pinheiro.
Ø  O Parque de Exposições do Sindicato fica distante 25 quilômetros da Cabanha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário