quarta-feira, 7 de maio de 2014

20ª FENASOJA - JERSEY

As concorrentes aos concursos Vaca do Futuro e Campeã Suprema, entre
as duas raças, ambos vencidos pelas representantes Jersey
GENÉTICA PREMIADA: a Feira Nacional da Soja, de fato, transformou-se também num dos espaços mais cobiçados para a apresentação de bovinos da raça Jersey. Alguns dos melhores criadores, produtores e melhoristas de Jersey, procuram lá expor seus animais pois sabem dos benefícios, diretos e indiretos, de sua participação.

Na foto superior, a jurada Mrs.Molly, ao lado o tradutor e jurado Fábio Fogaça,
e o eng,agr,Milton Racho - na inferior, Mrs.Molly ao lado do bom e participativo
dr.Clóvis Tomasi e de Fábio Fogaça, após o julgamento.

JULGAMENTO QUALIFICADO: nesta edição participando da segunda etapa, de 28 de abril a 4 de maio, a raça Jersey mostrou o adiantamento de sua genética no RS e no Brasil. O julgamento ágil, consciente e técnico de Mrs.Molly Florent Sloan/USA contribuiu decisivamente para o sucesso da raça com cerca de 80 animais concorrentes.

Políticos, patrocinadores, apoiadores, dirigentes das associações de raça e
da Fenasoja durante a divulgação dos resultados dos concursos leiteiros
e de sólidos totais das duas raças
ORGANIZAÇÃO IMPECÁVEL: a FENASOJA sob a presidência da conhecida jersista Ângela de Faria Maraschin e Gerson M.Lauermann, muito bem assessorados por equipe capaz de causar inveja a qualquer organizador de evento ligado à agropecuária, tendo o engº agrº Milton Racho presidente da Comissão de Pecuária composta por Augusto Morini, Dani Pereira, Diorgenes Albring, Edson Luis Kurtz (jurado da raça Jersey), Fábio Back, Fernando Freddo, Glauber V.Porolnik, Gustavo Groff (jurado da raça Jersey), Hildo Traesel, Ivan Haas, Keli R.Matter, Luis F.Przyczynski , Luis Hansen, Magali B.Traesel, Nestor Barbieri (auxiliado por Onairo Sanchez), Tibiriça G.Franco, Valério Avellar e Vitor de Conti, impossível descrever o efeito causado aos que acompanharam ao evento.

Acima o vice-prefeito e a deputada federal com Ângela Maraschin, presidenta
da Fenasoja - abaixo, o vice-governador Beto Grill discursa ladeado pelo vice-
prefeito Benvenu e pela jurada Mrs.Molly.
APOIO POLÍTICO: a presença constante do prefeito municipal, dr.Alcides Vicini, e de seu vice-prefeito Benvenu, também médico, do vice-governador Beto Grill e da sra.Andrea Romero, cônsul da Província de Itapuã/Paraguai, deu aquele componente indispensável para valorizar, ainda mais, este magnífico evento.

Durante a última ordenha do concurso leiteiro da raça Jersey
CONCURSO LEITEIRO e de QUALIDADE DO LEITE: o concurso leiteiro disputadíssimo, complementado pelo concurso de Qualidade do Leite, tem sido um destaque gradativo da FENASOJA junto às raças leiteiras, com premiação em dinheiro para as primeiras colocadas em produção de leite e de sólidos totais.

Os vencedores das raças Jersey e Holandêsa no concurso de sólidos totais

CONFRATERNIZAÇÃO DENTRE OS LEITEIROS: independente da raça exposta, Jersey ou Holandêsa, há um clima de companheirismo muito bom, somando nas atividades extras, ou seja, na entrega de prêmios, palestras técnicas, etc.

Maria Rosinete Souza Effting, presidente da ACCB, entregando roseta a uma
campeã durante a Expointer 2013
Na próxima postagem deste blog, assim como no www.jerseyrs.com.br, no www.blogdorheingantz.blogspot.com , e no facebook Jersey RS, haverá detalhes de nossa raça nesta grande edição da FENASOJA, onde tivemos o prazer de receber animais do vizinho estado de Santa Catarina, do município de Braço do Norte (atualmente responsável pela maior exposição nacional da raça Jersey), especìficamente da presidente da ACCB, MARIA ROSINETE SOUZA EFFTING que, com apenas 3 animais, competiu com os expositores Cinco Salsos PAP, Cabanha da Maya PAP, Gerzy e Ângela Maraschin, Sérgio F.Cappellari, Clóvis E.Tomasi, Marcos Padilha/Clara Bickel, Leopoldo P.Cavalheiro e Estevo Szambelam e Filhos, conquistando o Grande Campeonato da Raça Jersey. 

ENCONTRO DE CRIADORES

NÃO DEIXE DE COMPARECER AO ENCONTRO BIENAL DE CRIADORES DE GADO JERSEY DO RS, desta feita na Agropecuária Sopramonte, Erval Grande/RS, e próximo no estado de Santa Catarina na Indústria Gran-Mestri, empreendimentos do jersista e apoiador Acari Menestrina. O evento, em breve com divulgação plena, se dará nos dias 13 e 14 de junho próximo.

AOS JURADOS DA RAÇA JERSEY
Fogaça traduzindo justificativas de Mrs.Molly durante a 20ª Fenasoja
Nos dias 14 e 15 de maio, durante a Expoleite/Fenasul em Esteio, o curso obrigatório para RECICLAGEM DE JURADOS será ministrado pelo zootecnista e jurado FÁBIO FOGAÇA, com o patrocínio da ALTA GENETICS. As inscrições devem ser enviadas para a secretaria da ACGJRS, conforme formulário enviado para todos os jurados, pelo e.mail jerseyrs@gmail.com.

EXPOLEITE/FENASUL 2014 - PROGRAMAÇÃO OFICIAL
> jurado de classificação – eng.agr.Carlos A.T.Petiz/RS 
> secretário eng.agr.Álcio A.de Azambuja/RS 
> instrutor curso reciclagem jurados – zoot.Fábio Fogaça/SP

>12 e 13/maio (seg.e terça):     entrada dos animais

>14/maio (quarta):             9h até 18h - Curso para atualização de Jurados da Raça Jersey (teórica) – ministrante: zoot. E jurado Fábio Fogaça/SP
                                               12h - prazo final para entrada de todos os animais

>15/maio (quinta):               9h até 18h - Curso para atualização de Jurados da Raça Jersey (prática de julgamento)
16h – encerramento de inscrição para o CONCURSO LEITEIRO
17h - julgamento de admissão animais para o CONCURSO LEITEIRO
22h – esgota para o CONCURSO LEITEIRO (pesagem obrigatória)

>16/maio (sexta):               9h - Curso para atualização de Jurados da Raça Jersey
06h – 1ª ordenha CONCURSO LEITEIRO
09h – continuação julgamento admissão
14h – 2ª ordenha CONCURSO LEITEIRO
17h – Palestra técnica: Avaliação e Julgamento na                      Raça Jersey, prof. e jurado Carlos Alberto Teixeira Petiz
19h – reunião de DIRETORIA da ACGJRS
22h – 3ª ordenha CONCURSO LEITEIRO

>17/maio (sábado):             09h – julgamento de machos, fêmeas jovens e vacas secas
14h – julgamento de vacas lactantes e Grande Campeonato, conjuntos e progênies
17h – reunião do CONSELHO TÉCNICO
18h –entrega de prêmios

>18/maio (domingo):        09h – venda nas argolas
17h – início da retirada dos animais (*)


LEGENDA:   (*) data a confirmar com SAARS e/ou GADOLANDO


OS RESULTADOS DA FENASOJA SERÃO DIVULGADOS EM BREVE NESTE BLOG. 
AGUARDEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário