sexta-feira, 13 de junho de 2014

BRAÇO DO NORTE - PRINCIPAIS RESULTADOS DE UMA GRANDE MOSTRA


ORGANIZAÇÃO, QUALIDADE, COMÉRCIO e CONFRATERNIZAÇÃO


A organização e qualidade da recente FEAGROVALE 2014-Braço do Norte/SC, confirma o porque de se autodenominarem como  “a maior feira de gado Jersey da América Latina”: a edição anterior por 11 animais não bateu o recorde de maior exposição de gado Jersey do mundo no momento.


Apesar da proibição da entrada de animais de fora do estado catarinense, em virtude de estarem isentos de febre aftosa, parece não ter afetado em nada essa grande mostra. Dirigentes e criadores de outros estados brasileiros lá estavam, assistindo ao julgamento de animais com média excelente de qualidade, profissionalmente preparados, e conduzidos de forma irrepreensível.


O evento iniciou de forma simples, há alguns anos atrás, embaixo de lonas e estrutura precária, mas já os animais demonstrando alta qualidade e, principalmente, grande valorização. No início, a moeda nos leilões era “o valor do kg do suíno no mercado”, lembram muito bem Carlos Alberto Petiz e Carlos Guilherme Rheingantz, respectivamente primeiro e segundo jurados a lá atuarem.
  

 A vontade e a garra de Edésio Oenning e Vamiré Senz foram coroadas pela crescente aceitação pelos jersistas catarinenses, hoje liderados pela animada e participativa Maria Rosintete Effting.


Do Rio Grande do Sul, a delegação oficial da ACGJRS estava composta por Cláudio Martins, Clariton Tavares Dias, Carlos Alberto Petiz, Fernando Müller, Alberto Petiz, Roberto Nardi e Carlos Guilherme Rheingantz, alem dos criadores Carlos Jacob Wallauer, Gerzy Ernesto Maraschin, Lilian Müller e Álvaro Peixoto.


Uma reunião do Conselho Deliberativo Técnico aconteceu durante o evento, com participação de 10 conselheiros, alem de diversos dirigentes e criadores convidados. Inicialmente foi apresentado formalmente pelo presidente Marcelo Xavier o novo superintendente do SRG nacional, Cristiano N.de Campos, após a reunião presidida por Paulo H.de Souza.

Os principais resultados:

Grande Campeão: Box 009, BATMAN MINISTER DO LOCH, criador e expositor Antenor Loch
Reservado de Grande Campeão: Box 006, TYSON GAMMON SCHMOELLER, criador e expositor Valdir Schmoeller


Grande Campeã: Box 240, MONICA JAMAL CIGANINHA, criador e expositor Valdirio Heidemann
Reservado de Grande Campeã: Box 262, EMILIN JADE DO LOCH, criador e expositor Antenor Loch
Terceira Melhor Fêmea: Box 302, VIVIAN JADE  TENFEN, criador e expositor José Tenfen


Campeã Vaca Jovem: Box 240, MONICA JAMAL CIGANINHA, criador e expositor Valdirio Heidemann
Reservado de Campeã Vaca Jovem: Box 239, SURENA GILLER TENFEN, criador e expositor José Tenfen
Terceira Melhor Vaca Jovem: Box 178, ARIELI BRANSON DO LOCH, criador e expositor Antenor Loch


Campeã Fêmea Jovem: Box 124, BIA 369 JADE DO CRUZEIRO, criador e expositor Décio da Fonseca Ribeiro
Reservado de Campeã Fêmea Jovem: Box 134, ILANA MINISTER GUINTHER, criadora e expositora Maria Rosinete S.Effting
Terceira Melhor Fêmea Jovem: Box 110, CRISTAL 376 MINISTER DO CRUZEIRO, criador e expositor Décio da Fonseca Ribeiro


Melhor Criador Jovem: MARIA ROSINETE SOUZA EFFTING
Melhor Expositor: ANTENOR LOCH
Melhor Criador: JOSÉ TENFEN
Melhor Afixo: ANTENOR LOCH

 

O leilão, de altíssimo nível, apresentou excelentes ofertas, pràticamente todos os animais comercializados por boa média, com o gaúcho Carlos Jacob Wallauer adquirindo 05 fêmeas dentre as quais a campeã Vaca 5 Anos.


Na entrega de prêmios, destaque para a presença do simpático prefeito municipal, Ademir da Silva Matos, que ficou na mesa com a representação da ACGJRS.


Na mesa ao lado, a dinâmica diretoria da ACGJB, sob a liderança de Marcelo Xavier, cumprindo sua promessa de organizar e atualizar com competência a entidade mater nacional da raça Jersey, que há anos vem sofrendo retrocesso técnico, comercial e social. Alem da participação nas mostras estaduais, para o início de agosto está programada a primeira Exposição Nacional da Raça Jersey fora do estado de São Paulo, neste ano em Castro-PR.

 

Veja mais sobre este e outros eventos da raça Jersey em postagens anteriores neste blog, no site www.jerseyrs.com.br , no facebook JerseyRS e no blog www.blogdorheingantz.blogspot.com .


Não deixe de participar da próxima Expointer-Esteio/RS, de 29 de agosto a 07 de setembro, com julgamento da raça Jersey a cargo do eng.agr.Albert Kuyper, a mais tradicional mostra internacional desta raça no Brasil. As inscrições já estão abertas até o dia 18 de julho, pelo endereço jerseyrs@terra.com.br e telefone (53) 32233919. O leilão especial de Jersey ocorrerá no dia 03 de setembro, a partir das 19h, na pista em frente à Casa do Jersey, já estando também abertas as inscrições para as 20 vagas que serão divulgadas em toda a mídia, com preferência para novilhas prenhes e vacas jovens. A programação jersista será divulgada em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário