terça-feira, 4 de agosto de 2015

8ª COOPERLATE, em Serafina Corrêa


A Cooperativa dos Produtores de Leite de Serafina Ltda-COOPERLATE  foi fundada em 05 de novembro de 1993, na cidade de Serafina Corrêa, a partir de uma associação composta por 130 pequenos produtores de leite. Êles buscavam, entre si, melhores condições de comercialização para seu produto, acreditando na força de sua união para um trabalho forte e seguro, onde seus objetivos pudessem ser atingidos através da ajuda mútua. Em poucos anos o quadro de associados e a coleta de leite pela COOPERLATE dobraram, sendo contratados médico veterinário e técnicos agrícolas para atender às propriedades, assim criado o serviço de assistência essencial ao associado.


Em 1998, a cooperativa incrementou suas atividades com a instalação do comércio agropecuário com a oferta de fertilizantes, defensivos, sementes, rações, insumos, ferragens e toda a linha de produtos veterinários.
 
Ampliando os benefícios aos associados, em 2005 foi firmado convênio com médicos, dentistas, hospitais, laboratórios, farmácias, supermercados, postos  de combustíveis, relojoarias, lojas de eletrodomésticos e confecções.
 
Da  Cooperlate participam seus membros, ativamente, na formulação das suas políticas e na tomada de decisões propiciando um crescimento contínuo de troca de valores e experiências, com ênfase para a promoção da educação e formação de seus membros, dos representantes eleitos, e dos colaboradores, de forma a permitir-lhes uma contribuição mais eficaz para o desenvolvimento cooperativo. Seu atual presidente é o Sr.Leandro Soccol, jersista.
 
Com o BRDE, em março de 2006 foi firmado o “1º Contrato Agroindustria Pessoa Jurídica do Brasil”, permitindo a implantação da nova unidade de recebimento, secagem e armazenamento de grãos com capacidade para 4,5 ton, ou seja, 75 mil sacas.




No setor leiteiro, a Cooperlate iniciou suas atividades com o recolhimento de 4 mil litros, hoje chegando aos 30 mil litros/dia, o que demonstra a credibilidade de seus associados tanto na atividade como na empresa.
 
A fábrica de rações para bovinos, marca Serlat, foi inaugurada em 14 de maio de 2010, com capacidade mensal de 600 toneladas, com diversos tipos de ração para terneiras, vacas secas e vacas em lactação, com área de atuação abrangendo os municípios de Serafina Corrêa, Montauri, Casca, Nova Bassano, Nova Araçá, Parai, União da Serra e Guaporé.


A trajetória da cooperativa foi palmilhada de muito trabalho, graças ao otimismo de seus fundadores, a fidelidade e a soma de esforços de cada associado, a Cooperlate chegou ao que é hoje: ponto de referência no setor agrícola, empresa vitoriosa no campo de produção, conquistando cada vez mais a confiança de seus associados, clientes e empresas, perpetuando um dos melhores sistemas de trabalho do mundo – o COOPERATIVISMO – onde o sucesso depende, exclusivamente, de esforço conjunto.
 
Produtores destacados, José e Aldecir Baggio têm 27 vacas em lactação e 8 sêcas, com 80 animais da raça Jersey compondo todo o rebanho. A produção diária anda por volta dos 410 litros, e produção média/vaca em 305 dias de 5.100 litros, numa área total de 23ha. Os touros utilizados em inseminação artificial são  Blade, Jadestar, Blackstone, Hired Gun, Valentino e On time.
 
Um dos pontos altos na área de fomento diz respeito à Expo Cooperlate, neste ano em sua oitava edição, que contou com 44 animais expostos pertencentes aos criadores José Baggio/Montauri, Ademir Soccol/Montauri, Roque Perin/União da Serra, Joel Chiodi/Serafina Corrêa, Leandro Soccol/Serafina Corrêa, e Moacir Horso-Helena de Cesaro/Serafina Corrêa. Responsável pela classificação foi o méd.vet. Hilton Ribeiro/PR, tendo como secretário o também med.vet. Marcio Adami. Na admissão atuou Roberto Nardi, med.vet. e inspetor de registro na raça Jersey/RS.


Os principais resultados foram os que seguem:
Grande Campeã – Box 42, Cooperlate 108 JC Aninha – expositor Joel Chiodi
Reservado de Grande Campeã- Box 41,  Cooperlate 278 RP Monale – expositor Ademir Soccol
Terceira Melhor Jersey- Box 27, Cooperlate 1151 LS Garantia – expositor Leandro Soccol


Campeã Júnior- Box 05, Cooperlate 1256 MOHC Humaitá – expositores Moacir Horso-Helena de Cesaro
Reservado de Campeã Júnior-box 21, Cooperlate 581 LS Carla – expositor Leandro Soccol

Terceira Melhor Júnior- Box 11, Cooperlate 1122 MOHC Joana – expositores Moacir Horso-Helena de Cesaro

Veja outras fotos do evento:


 
 





 

 

Fotos enviadas por Roberto Nardi


Nenhum comentário:

Postar um comentário