quinta-feira, 3 de setembro de 2015

O INÍCIO DA EXPOINTER PARA A RAÇA JERSEY







Assim começou a raça Jersey na 38ª Expointer: exame de admissão dos animais, momento em que são conferidos pela comissão designada pela SEAPA e a participação do med.vet.e conselheiro técnico da ACGJRS Estanislau Santos da Silva acompanhado dos estagiários da zootecnia Márcio e Frederico, e do secretário executivo Vinicius. Documentação, tatuagens e sanidade, tudo é checado.



Enquanto isso, dois ícones do Jersey gaúcho observam, conversam e, mais importante, informalmente recebem curiosos, jersistas, políticos, expositores e tratadores, na frente da Casa do JerseyRS, tornando o primeiro contato de todos mais agradável. São êles Darci Bitencourt e Manoel Acilo Azambuja.






Ainda sem movimento, a equipe da ACGJRS aproveita para colocar banners de seus parceiros e colaboradores, providenciar a cama para o julgamento, as mesas e cadeiras, e outros importantes detalhes. O Diretor da ACGJRS responsável por tudo isso foi, nesta edição, o eng.agr.Edilson Ramos, destacado criador que já produziu vencedoras em Expointer e Exposição Nacional da Raça Jersey.

Já providenciando as condições para o lado didático, professores e técnicos da área de agronomia, veterinária e zootecnica colocam uma interessante maquete mostrando o esqueleto de uma vaca leiteira.








E os expositores estão empenhados para que seus exemplares fiquem confortáveis e alimentados, na maioria das vezes melhores que seus proprietários, para satisfação dos protetores dos animais que já estão se apresentando e cuidando algum descaso.




Antigos jersistas, amigos velhos, começam a chuliar para, se tudo correr bem, recomeçarem seus plantéis.



 Novos técnicos, filhos de velhos criadores, estão mostrando a seus pais sua capacidade em administrar uma cabanha tradicional de forma moderna.







E o velho amigo Cal Boehl, para não citar nomes, comovido abraça um dos anciões mais queridos no Jersey gaúcho, Manoel Acilo, que aos 90 anos está, mais uma vez, expondo em Esteio.

E uma linda e simpática menina, passando na frente da Sala de Ordenha da raça Jersey, é convidada para sortear a ordem de entrada das concorrentes ao disputado Concurso Leiteiro. Quem sabe uma  futura jersista?





Nenhum comentário:

Postar um comentário