terça-feira, 29 de março de 2016

ATIVIDADES NA RAÇA JERSEY

Leila, em frente à ACGJRS, fevereiro de 2016
Leila Molina, desde 1991 responsável pela secretaria do SRG na ACGJRS, aposentou-se merecidamente no início deste fevereiro. Suas simpatia e a eficiência jamais serão esquecidas, e no meio jersista será sempre muito  bem vinda. 

Reunião de Diretoria da ACGJRS, traçando os rumos da raça Jersey
O início de 2016 está sendo promissor para a raça Jersey no Rio Grande do Sul, e no Brasil. Diversas atividades já estão em andamento, assim como as providencias para os principais eventos até o final deste semestre.

Comemoração após reunião de diretoria da ACGJB, em SP, Fernando Reis à esquerda
A nível nacional, o destaque principal fica com a grande mobilização sob a liderança do incansável e agradável FERNANDO REIS, de Itajubá-MG, para que expositores e apreciadores participem do evento leiteiro naquele município, importantíssimo no meio jersista, num grande momento para a pecuária leiteira brasileira: será a primeira exposição dentre as quatro que compõe o novel CIRCUITO DE EXPOSIÇÕES NACIONAIS DA RAÇA JERSEY. 

Exposição em Itajubá, anos 90
Após Itajubá, teremos Braço do Norte/SC, Castro/PR e Esteio/RS, sendo em breve neste blog divulgado um resumo da origem, do regulamento, e da finalidade desse circuíto que, sem dúvida alguma, aumentará a participação e divulgação desta raça produtora do leite de melhores qualidades organolépticas e rendimento industrial, raça que mais cresce no mundo leiteiro.

Dr.Bayni, ao centro, quando dos acertos sobre o Dia de Campo Santa Maria
No RS, realizada a primeira exposição programada, a AFUBRA, estão agora em andamento as inscrições e programações para São Lourenço do Sul (II Exposição Regional da Zona Sul de Jersey), Santa Rosa (Fenasoja) e Esteio (39ª EXPOLEITE e 12ª FENASUL). Os jurados já confirmados serão JOSÉ FLAVIO VIEIRA DE VIEIRA, em São Lourenço e MAURICIO SANTOLIN, em Esteio, aguardando o nome escolhido para Santa Rosa. Informações sobre as programações dos eventos acima poderão ser observadas em postagem anterior neste blog, no site www.jerseyrs.com.br e no facebook Jerseyrs.

Vilson Schmidt (e) empossa Rodrigo Pizzani

Clariton Tavares Dias cumprimenta o recem empossado presidente Rodrigo Pizzani,
na Associação de Desenvolvimento Rural de São Pedro do Sul (nossa associada)
De 14 a 17, Clariton Tavares Dias (med.veterinário, inspetor de registro e superintendente licenciado do SRG-ACGRS) e Carlos Alberto Teixeira Petiz (eng.agronomo e conselheiro técnico da ACGJRS) estiveram em São Pedro do Sul, Toropi, Mata, Quevedos e Tupanciretã. 

Petiz palestrando em São Pedro do Sul
Petiz palestrou sobre PORQUE JERSEY, na Assembléia Geral da Associação de Desenvolvimento Rural de S.Pedro do Sul em que foi passada a presidência da entidade de Vilson Schmidt (importante fomentador da raça Jersey naquela região) para Rodrigo Pizzani (professor e jesista de destaque).
RP 500 da Cabanha Tabor, com Sandra (e), D.Iolanda, Alexandre, Petiz,
Vilson Schmidt e Alessandra
Dia 16, em Tupanciretã, D.Iolanda Gomes confirmou seu RP 500, juntamente com a filha Sandra e os netos Alessandra e Alexandre – três gerações no campo jersista - numa das mais antigas e bem conduzidas seleções da raça no RS e no Brasil. Clariton T.Dias foi o inspetor e fotógrafo.

Documento datado de 1936, quando não havia qualquer Associação de
Criadores de Gado Jersey no Brasil, pertencente à D.Iolanda Gomes
Foi apresentado um certificado da Secr.Agricultura, Indústria e Comércio do RS, datado de 1936, órgão que na época era responsável pelo registro genealógico da raça Jersey no RS e Brasil, relíquia da Cabanha Tabor.

Dr.Bainy (d) com o vice-presidente da ACGJRS, Álcio Azambuja
Sobre a eficiente Fazenda Santa Maria
No município de Cerrito, sábado 19 realizou-se o DIA DE CAMPO DA FAZENDA SANTA MARIA, da família Bainy, apesar da previsão de fortes chuvas com mais de 100 participantes.  


Palestra inicial, em galpão devidamente preparado, sobre FIV pelo med.vet. Carlos Eduardo Gomes Martins, foi depois continuado no campo com a apresentação de dois grupos de terneiras provenientes de FIV, com idades diferentes. 



Após, foram mostrados milho irrigado, pastagem de tifton 110 ha, manejada com azevem no inverno e produção de feno, e por último uma excelente pastagem de milheto da variedade valente.



No encerramento, até início da noite, ótimo churrasco de Jersey e cordeiro, da fazenda, regados com muito chopp.

A seguir, outras fotos tiradas por Álcio Azambuja e Alberto Petiz, fotógrafos oficiais do Dia de Campo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário