terça-feira, 17 de janeiro de 2017

2016 - AS RANQUEADAS DE JERSEY NO RS, FENASOJA


Desde a sua primeira edição, há 50 anos, a FENASOJA sempre exerceu papel de liderança, fomentando negócios, pesquisa e inovação, abrindo as portas de um mundo mais produtivo para quem trabalha neste chão que tem, na soja, a base de seu sucesso. Realizada a cada dois anos no município de Santa Rosa, é Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul, sendo um dos principais agentes de desenvolvimento da região de onde a cultura da soja se espalhou e conquistou o Brasil. Hoje, ao olhar plantações de soja espalhadas pelo nosso país, sente-se o orgulho dos seus prósperos agricultores por terem feito uma verdadeira revolução produtiva, impulsionando a economia e presente nas mesas do mundo inteiro.

O jovem Marcelo Maraschin de Freitas, desde criança acompanhando
e ajudando seus pais e avós na lida das Jersey
O leite "veio a reboque", tornando a região de Santa Rosa uma das principais bacias leiteiras do Brasil, a raça Jersey assumindo importante posição graças a produtores que tem a visão voltada para um leite econômico, lucrativo, e de alta qualidade: os importantes e competentes agricultores locais souberam unir o leite à sua atividade principal, a cultura de soja, milho e trigo, aproveitando muito bem suas férteis terras, equipamento e mão de obra, para produzir, a cada ano, mais "petróleo branco", reduzindo o efeito sazonal da atividade agrícola.


É no voluntariado que esse evento tem a sua maior força, a união de esforços sendo uma das principais característica do povo desta terra, e a FENASOJA sendo a grande expressão desta “vontade de fazer”, aproximando pessoas e empresas.



Não podemos deixar de elogiar a atuação de todos que, de forma muito especial, mantiveram o alto nível da competição, tornando o "clima" muito agradável para participantes e assistentes, num ambiente de grande confraternização e organização, mais uma vez dando um verdadeiro show de beleza e eficiência.


Em 2014 sob a presidência da jersista Ângela Maraschin, tambem membro do Colégio de Jurados da Raça Jersey do Brasil e vice-presidente da ACGJRS, e em 2016 com Gerson Lauermann como presidente, a FENASOJA transformou-se num dos espaços mais cobiçados para a apresentação de bovinos selecionados da raça Jersey, tanto sob o aspecto morfológico como de produção, e alguns dos melhores criadores, produtores e melhoristas de Jersey expoema seus "animais de ponta", sabedores dos benefícios, diretos e indiretos dessa importante e grandiosa mostra.


Os julgamentos qualificados permitiram, em 2014, que Mrs.Molly Florent Sloan (USA) mostrasse conhecimento, simpatia e agilidade em pista, auxiliada pela tradução de Fábio Fogaça que, em 2016, julgou com sua conhecida competência e carisma, muito contribuindo para o sucesso das Jersey, raça em ambas as edições conquistando o título de Campeã Suprema dentre as leiteiras.



A farta premiação em dinheiro para os diversos campeonatos, para as principais colocadas no concurso leiteiro e de sólidos totais do leite, na 25ª edição alcançou o valor total de R$ 50.000,00 (cincoenta mil reais), sendo um incentivo para, a cada edição, os concorrentes se esforçarem na apresentação de seus expoentes. O julgamento morfológico, neste ano de 2016, coube ao competente de carismático FÁBIO NOGUEIRA FOGAÇA, Gerente de Produto Leite na Alta Genetics do Brasil desde 2009.


A participação de Marcírio Flores Alves, de Alegrete, pela primeira vez expondo na FENASOJA, não passou desapercebida: obteve o Grande Campeonato e o Reservado de Grande Campeonato, alem de ter vencido as duas categorias do concurso leiteiro. Foi o MELHOR EXPOSITOR.

D.Eneida, Gerzy, Daniela e Marcelo, aguardando premiação
Tradicionais criadores da região, importantes membros da organização e realização da FENASOJA, Gerzy e Ângela Maraschin conquistaram os cobiçados títulos de MELHOR CRIADOR e MELHOR AFIXO (GEMA), alem de, no disputado e valorizado CAMPEONATO VACA JOVEM, terem obtido as três principais colocações. 


Clóvis Eduardo Tomasi, de Três de Maio, é um dos expositores em maior ascenção no RS, neste evento ficando em segundo lugar como CRIADOR e em terceiro como EXPOSITOR e AFIXO (TOMASI).


Nesta "batalha" de expoentes da Jersey, Ivan I.Rodrigues (de Santo Cristo) mostrou que tambem sabe criar e expor, merecendo o terceiro lugar como CRIADOR e o quarto como EXPOSITOR e AFIXO.


Artur Spenst, de Aceguá, confirmando ser um grande melhorista na raça Jersey, ficou com o segundo lugar no concurso MELHOR AFIXO, graças à qualidade e boa apresentação dos produtos nascidos em sua propriedade e de sua programação genética.

21ª FENASOJA, Santa Rosa – juiz Fábio Fogaça


Grande Campeã: BOX 66, GARÇA 121 LOUIE CALIPTO, HBB 47111S - Cr. Artur Spenst, Exp. Marcirio Flores Alves/Alegrete

Campeã Vaca Jovem: BOX 54, GEMA HIPICA MINISTER, HBB 161304C - Cr. e Exp. Gerzy Ernesto e Ângela Maraschin/Sta.Rosa

Campeã Fêmea Júnior: BOX 25, LA ESTANCIA BIG JADY, HBB 58068S - Cr. e Exp. Ivan I. Rodrigues da Silva/Sto.Cristo


Campeã Torneio Leiteiro até 36 meses: 36,72Kg – BOX 36, JACUTINGA 161 LOUIE CALIPTO, HBB 54906S - Cr. Artur Spenst, Exp. Marcirio Flores Alves/Alegrete

Campeã Torneio Leiteiro acima 36 meses: 45,63Kg – BOX 70, JANI RED DOG FUSION DA PONTES, HBB 144634C - Cr. Victor Odinei Pontes, Exp. Marcirio Flores Alves/Alegrete

Melhor Expositor: Marcirio Flores Alves
Melhor Criador: Gerzy e Angela Maraschin
Melhor Afixo: GEMA, de Gerzy Ernesto e Angela Maraschin/Sta.Rosa


Santa Rosa foi criada como uma colônia de imigrantes europeus em 1915, principalmente  italianos, alemães e russos. O dialeto alemão tradicionalmente falado na região é o riograndenser hunsrückisch

Localizada à latitude 27º52'15" sul e à longitude 54º28'53" oeste, na altitude de 277 metros, possui 73.000 aproximadamente (IBGE, 2012).

A cidade possui um campus do Instituto Federal Farroupilha - IF Farroupilha, oferecendo gratuitamente bacharelado em Administração, Arquitetura e Urbanismo, licenciatura em Ciências Biológicas e em Matemática, além dos cursos técnicos em Edificações, Móveis, Agroindústria, Vendas e Meio Ambiente, nas modalidades integrado e subsequente, com professores mestres, doutores, e o apoio de uma equipe de Técnicos Administrativos em Educação.
O município também possui universidades particulares, sendo um campus da Unijuí, cuja reitoria se localiza em Ijuí. No mesmo ramo encontramos as faculdades integradas FEMA, oferecendo 3 campus para o ensino particular de qualidade, instituição com vários cursos superiores .
Na área de turismo, Santa Rosa integra natureza e história, eventos e celebridades, para atrair visitantes e abrir novas opções de desenvolvimento. A região, integrada a rotas turísticas que incluem as Missões, a rota do Rio Uruguai e o Salto do Yucumã, conta com a hospitalidade de seu povo para transformar cultura em festa e lazer. Inúmeros pontos de turismo, com destaque aos balneários, sociedades recreativas, parque fazenda e as belíssimas cascatas, o Santuário da Natureza, no Parque Municipal de Exposições, onde foi transplantada a árvore lunar, uma sequóia americana germinada em solo lunar, são constantemente visitados e admirados.


·         Museu da Soja, localizado no parque de exposições. Conta a história da soja em nosso município.


·         Estátua do goleiro Taffarel, homenagem ao ex-goleiro campeão do mundo pela Seleção Brasileira de futebol foi criado na cidade, Cláudio Taffarel.
·    Museu Municipal, localizado ao lado da feira de hortigranjeiros, na antiga estação, apresenta móveis, vestimentas, peças, enfim retrata muito da história de Santa Rosa. A entrada é franca.
·         Casa da Xuxa, onde ela nasceu, adquirida e restaurada pela Prefeitura Municipal para abrigar o "Memorial Xuxa Meneghel". Também foi construído o Pórtico da Xuxa na entrada da avenida onde está situada a sua casa.

Fonte de consulta: https://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Rosa , em 27/12/2016


Nenhum comentário:

Postar um comentário