quinta-feira, 27 de abril de 2017

TRÊS DE MAIO - A 2ª RANQUEADA GAÚCHA EM 2017

16ª EXPOFEIRA DO AGRONEGÓCIO, em Três de Maio/RS

Em Três de Maio, no noroeste gaúcho, as exposições especializadas da raça Jersey são realizadas nos anos de final ímpar. É grande a participação de jersistas, expositores e espectadores. Nos anos pares, a organizada associação local promove uma exposição apenas de terneiras e novilhas. Os últimos jurados foram Enedi Zanchetti (2011), Carlos G.Rheingantz (2013) e Carlos Alberto Petiz (2015).



Neste ano de 2017 a associação local de produtores está sob a presidência do jersista CLÓVIS TOMASI, destacado criador e médico na região. 

Clóvis Tomasi, Granja Maravilha, um dos melhores ranqueados no RS
Os TORNEIOS LEITEIROS, muito disputados e com farta premiação pecuniária, são um “show à parte” como, aliás, tem ocorre com muita ênfase nos eventos da região noroeste do RS. No último lá realizado, em 2015, vejam os principais resultados:

2013 - quadro do torneio leiteiro Jersey
2015 - CONCURSO LEITEIRO ATÉ 36 MESES (2x/24h):
1º lugar: Cotrijui 147 EG Charlô 37 Cinderela, criador e expositor Ederson Gercken – produção de 41,15kg
2º lugar: Cotrijui EG 134 Fistal Maia 73 Valentino, criador e expositor Ederson Gerckern – produção de 37,35 kg
3º lugar: Itamira 146 Valentino Calipto, criador Artur Spenst, expositor Marcirio Flores Alves

2011 - banho de leite nos vencedores da raça Jersey


2015 - CONCURSO LEITEIRO ACIMA DE 36 MESES (2x/24h):
1º lugar: Cotrijui 10835 EG Betina, criador e expositor Ederson Gercken – produção de 45,69 kg
2º lugar: Cotrijui EG 76 Vitoria Safira Gold, criador e expositor Ederson Gercken – produção de 43,85 kg
3º lugar: Formiga 114 Ressurection Calipto, criador Artur Spenst, expositor Marcirio Flores Alves – produção de 43,85 kg

2015 - Nardi dá o banho de leite nos Gercken
Para o presente evento, com julgamento morfolótico a cargo do competente e didático paranaense ALTAIR VALLOTO na próxima segunda-feira (1º de maio, a partir das 8h), estarão competindo 82 Jersey, dos expositores abaixo, salientando a presença importante da catarinense MARIA ROSINETE SOUZA EFFTING-ROSI que, com sua simpatia participativa, é sempre uma alegria ao ser recebida.

    CINCO SALSOS P.A.P.   -   16
    CLOVIS EDUARDO R. TOMASI    -    13
    EDERSON GEHRCKE    -    7
    EMBRAPA – CPACT    -   11
    GERZY ERNESTO/ANGELA MARASCHIN    -    19
    IVAN I. RODRIGUES DA SILVA    -    4
    MARCIRIO FLORES ALVES    -    11
    MARIA ROSINETE SOUZA EFFTING    -    1

2013 - Esquerda para direita: Cláudio (Cinco Salsos), Caco, Darcy (Embrapa) e Ângela

A programação da Jersey 2017:

Dia 29/abril – 14h = esgota do torneio leiteiro; 22h = 1ª ordenha
Dia 30 – 6h = 2ª ordenha; 14h = 3ª e última ordenha
Dia 1º/maio – 08h = julgamento morfológico
Dia 3 – 10h = leilão; 12h = cordeiraço e, após, entrega dos prêmios - data de comemoração da fundação da cidade


SAIBA UM POUCO SOBRE O JUIZ VALLOTO


ALTAIR ANTÔNIO VALLOTO é natural da cidade de Rondon-PR, Noroeste do estado, filho de Antonio Valloto e Zelinda Valloto, seus pais eram produtores (café e, posteriormente, leite) e comerciantes. É casado com Simone Nunes Valloto, com quem tem 4 filhos: Lorenza, Lariza, Felipe e Matheus. Mora em Curitiba desde 1980.


Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (Curitiba, 1987), concluiu Especialização em Bovinocultura Leiteira (2002) e Pecuária Leiteira (2015), tendo Mestrado em Zootecnia (2016, UFPR) na área de melhoramento animal. Tem cursos no exterior (Canada, Estados Unidos e Argentina) nas áreas de Gestão de Rebanhos e Classificação para Tipo. Desde 2003 é Superintendente Técnico/Administrativo da Associação Paranaense dos Criadores de Bovinos da Raça Holandesa, sendo Jurado e Classificador Oficial Nacional das Raças Holandesa e Jersey. Julgou várias  exposições nacionais da Raça Jersey: por duas vezes a maior Exposição da Raça  Jersey da America Latina (FEAGRO, em Braço do Norte/SC, 2005 e 2007), EXPOINTER 2013 (RS), Barbacena/MG 2012, EFAPI 2013 em Chapecó/SC, MERCOLEITE 2011 em Lages/SC, Francisco Beltrão/PR, FENASUL/PR, EXPOCEDRO 2015/SC, EXPORONDON 2015/PR, e  exposições internacionais na Raça Holandesa (Uruguai e França). Foi Presidente do Conselho Brasileiro de Qualidade de Leite (CBQL) gestão 2013-2015, sendo professor convidado nos cursos de especialização da Faculdade Tuiutido Paraná, Didatus e Universidade do Contestado-SC e UNOESC.


CONHEÇA O MUNICÍPIO DE TRÊS DE MAIO


O município de Três de Maio, no Rio Grande do Sul, foi fundado no ano de 1954, sendo hoje reconhecido como "Capital Nacional do Leite".
Localizado na região noroeste, é a segunda cidade mais importante da micro região da "Grande Santa Rosa", somente atrás de Santa Rosa, e à frente de Horizontina. Pelo censo demográfico em 2010, sua área territorial de 422,198 km² possuia 31.726 habitantes, ficando à latitude 27º46'24" sul e à longitude 54º14'24" oeste, com altitude de 343 metros.


De clima temperado com temperatura variando de 20 a 35°C no verão, e de 0 a 15 °C no inverno, a cada ano a população três-maiense vêm sendo surpreendida com fortes chuvas e vendavais, sendo uma das regiões de maior incidência de tempestades do mundo, seus ventos atingindo a média de 90 km/h. A região noroeste já foi considerada o segundo lugar do mundo em incidência à tempestades, só perdendo para os Estados Unidos onde, frequentemente, ocorrem furacões.
O município de Três de Maio limita-se ao norte com Horizontina através de divisa seca e com Tucunduva pelo rio Lajeado Rocinha; ao sul com Independência tambem por divisa seca; ao sudeste o limite é com Alegria através do Rio Buricá. Com Boa Vista do Buricá e Nova Candelária, ao leste, também a divisa é feita pelo rio Buricá, já com São José do Inhacorá pelo rio Lajeado Lambedor. O Rio Santa Rosa é o seu limite com os municípios de Santa Rosa e Giruá.
Três de Maio integrou a Província das Missões, administrada pelos Jesuítas desde 1682 até o ano de 1750 quando, após o Tratado de Madrid, a região onde fica o município passou a pertencer a Portugal. As Missões foram reconquistadas no ano de 1801, passando a fazer parte definitivamente do Rio Grande do Sul.
As terras que hoje formam este município pertenceram aos de Rio Pardo (1809), Cachoeira do Sul (1819), Cruz Alta (1834), e Santo ÂngeloCom o início das vendas das terras, agricultores vindos das chamadas “Colônias Velhas” começaram a comprá-las, muitos vindos de municípios como Cachoeira do SulMontenegroLajeado e Estrela.
O primeiro imigrante a residir com a família onde hoje se situa a sede da cidade de Três de Maio foi o italiano Marino Geraldi, chegando ao local então habitado somente por índios e caboclos no ano de 1913 vindo do Município de Tubarão/SC. Sua mudança veio de trem até Ijuí, depois os poucos pertences e a família seguindo viagem em uma carroça, sendo possível chegar através daquele meio de transporte até a localidade hoje conhecida como Esquina Schultz, em Independência. A partir dali o trasporte foi realizado no lombo de cavalos cargueiros por picada na mata. A família de Marino abrigou-se, nos primeiros meses, na choupana adquirida do índio José Bernardo que, também, vendeu-lhes uma pequena roça e alguns animais e foi residir onde hoje se situa a localidade de Caneleira, em Horizontina. A partir de então outros imigrantes foram chegando e o local cresceu rapidamente.
O município foi instalado em 28 de fevereiro de 1955, com a posse do primeiro prefeito, Walter Ullmann, mas o aniversário do município é comemorado no dia 3 de maio em alusão a seu nome.
O dialeto alemão Riograndenser Hunsrückisch, falado por milhares de habitantes do estado do Rio Grande do Sul desde há quase duzentos anos (bem como em estados e países adjacentes), faz parte da história de Três de Maio e de toda a região Noroeste do estado, em 2012 a câmara estadual dos deputados, por unanimidade, votando a favor do reconhecimento official do Riograndenser Hunsrückisch, o dialeto alemão mais falado no Brasil e com a maior concentração de falantes no Rio Grande do Sul, como parte do patrimônio cultural imaterial a ser preservado e protegido. Na verdade este reconhecimento se deu devido ao trabalho efetivado, desde há longos anos, por iniciativa particular comunitária de linguistas e academicos, com destaque para o professor Dr. Cléo Vilson Altenhofen da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Hoje este dialeto também é reconhecido internacionalmente como uma língua em perigo de extinção, presentemente crescendo a conscientização popular para reverter este fato. Tradicionalmente o dialeto manteve-se, em grande parte, na língua ágrafa (sem produção escrita em larga escala), apoiando-se no uso centenário do alemão padrão (Hochdeutsch), hoje existindo crescentes iniciativas para produzir textos escritos no Hunsrückisch brasileiro para ajudar na sua preservação.
Em 1916 a localidade pertencia a Santo Ângelo, com o nome de Buricá possivelmente por situar-se às margens do rio que banha suas terras, mais tarde recebendo o nome de Três de Maio possivelmente em homenagem a Nely Dane Logemann que nasceu nessa data.
Três de Maio é a segunda maior cidade da região, com população de 31.726 perdendo apenas para Santa Rosa (68.587 habitantes), sendo referência na região noroeste como uma das cidades que mais cresce em empresas, indústrias e população, além de ser uma cidade calma e com muitos benefícios.
O prefeito municipal é Olívio José Casali, eleito pela quarta vez, muito bem quisto pela população. Em 2012, Eliane Fischer é a vice-prefeita no município, e foi eleita a primeira mulher vice-prefeita. O legislativo está composto por Mauri Luís Mella (PR). Presidente, Cleiton Felipe dos Santos (PP), Alexandre Megier Classmann (PTB), Orlando Maier (PT), Mário Gonchorowski (PP), Lírio Roque da Rosa (PMDB), Jorge Ibanês Leite de Oliveira (PP), Flávio Volnei Pagel (PMDB), Luiz José Lena (PP), César da Fontoura (SD), Ivo Novotny (PMDB).
Três de Maio possui a escola Helen Keller, a conhecida APAE, que lá tem a mais completa instituição do ramo da região noroeste, alem de dezenas de escola onde se destacam duas particulares: o Colégio Dom Hermeto e a SETREM (instituição de ensino infantil, ensino fundamental, ensino médio, com cursos técnicos, graduação e pós graduação, e tambem cursos nas áreas de agronegócio, design, educação, engenharia, gestão, saúde e tecnologia). Importante o Polo Universitário Federal junto à Escola Municipal Germano Dockhorn.
O município possui diversas equipes amadoras de futebol, duas delas com história no Futebol GaúchoBotafogo e Oriental Futebol Clube, clubes com rivalidade histórica realizam o famoso "Clássico BoTal" considerado, em 1986, como o segundo maior clássico do futebol gaúcho atrás, sòmente, do clássico Bra-Pel em Pelotas. Anualmente é disputado em Três de Maio o Campeonato Citadino de Futebol, chamado de "Varzeano" ou Amador", onde jogam 8 clubes com equipes nas categorias Aspirante e Principal.
Três-maiense em evidência no Voleibol é William Reffatti que atua no Benfica, de Portugal, já tendo atuado na Seleção Brasileira Infanto Juvenil. Além dele Rafael Soder foi levantador da seleção brasileira sub-19 no ano de 1995, André Lukianetz é outro jogador de vôlei profissional originário nesta cidade. Outra referência no vôlei e o técnico Marcel Matz que foi campeão mundial sub-21 em 2009 na Índia, e tricampeão da Superliga Nacional.
Três de Maio possui cinco distritos: Consolata, Quaraim, Progresso, Manchinha e Entrada da Barrinha (``Barrinha´´). Próximo à sede do município de Três de Maio encontramos várias localidades, conhecidas como "Sedes Flor de Maio": Esquina Jost, Esquina Wünsch, Quarainzinho, Pinga Fogo, Bela Vista, Caravágio, Lajeado Lambedor, Km 6 e Km 8. Tem, ainda, cerca de 30 bairros, sem incluir loteamentos residenciais.
Metade de sua população denomina-se católica, há cerca de 30% de luteranos, e o restante divide-se entre Assembleia de DeusbatistaspresbiterianosIgreja Internacional da Graça de Deus, entre outros. Existe na cidade uma congregação das Testemunhas de Jeová.


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário