quarta-feira, 8 de novembro de 2017

OUTUBRO GAÚCHO NA RAÇA JERSEY



Como ocorre anualmente, outubro é o mês mais disputado no Rio Grande do Sul para exposições e eventos da raça Jersey. A tradição gaúcha em exposições agropecuárias, com início em Bagé há 105 anos, em função das datas de aniversários dos municípios, ou alguma outra importante, faz com que haja coincidências e acúmulo de eventos. Pelotas e Bagé, antes também Alegrete, sempre ocorrem no mesmo final de semana, assim como uma mostra importante no município de Cerrito (não ranqueada), normalmente antecedidas por São Lourenço do Sul e precedidas por Canguçu. 

Alegrete, 2011
No Alegrete, há três anos por indisposição com o seu forte Sindicato Rural, não estão ocorrendo as ranqueadas num dos mais belos parques do RS, com animais competitivos de altíssimo índice zootécnico e elevada produção nos torneios leiteiros oficiais.

Pelotas, 1948
Neste ano, que não foi bom para os produtores de leite, a Jersey mostrou continuar firme no mercado crescente de matrizes. As exposições, realizadas a partir do ano de 1942, desde o final da década de 80 têm sido destaque no meio agropecuário estadual e nacional, nossa raça assumindo a liderança dentre as raças leiteiras e, seguidamente, entre as de corte e ovinos, tanto no que se refere à quantidade de animais inscritos e expostos como em qualidade zootécnica.

Devido às vantagens com relação a custo de deslocamento e de manutenção no parque de exposições, e principalmente por nunca ultrapassar uma semana a permanência dos animais com maior disponibilidade de mão-de-obra esporádica e de volumosos (pasto, silagem e feno), o interior gaúcho está diminuindo a presença na importante EXPOINTER que, nos últimos 35 anos, alternou com a extinta EXPONACIONAL DA RAÇA JERSEY (geralmente realizada no Parque da Água Funda-SP) a importância na participação da raça no Brasil e  na América do Sul, posição essa hoje ocupada por Braço do Norte/SC.

Novilha de Carlos Wallauer, adquirida da Granja Canário/SC
As tradicionais ranqueadas em São Lourenço do Sul, Pelotas, Bagé, Canguçu, e Ijuí (neste ano, junto à sua disputada exposição anual, realizou a 5ª etapa do II CIRCUITO NACIONAL DA RAÇA JERSEY), propiciaram em 3 semanas de outubro o julgamento de mais de 400 Jersey, provenientes de excelentes criatórios gaúchos, e alguns importados do estado vizinho de Santa Catarina por criadores locais, mostrando o altíssimo nível de tipo e produção alcançados no Estado que iniciou e difundiu a criação brasileira, o registro e a seleção da raça que produz o melhor leite em termos de qualidades organolépticas, de rendimento industrial, e de menor custo de produção: A JERSEY.

Em IJUÍ, o TORNEIO LEITEIRO é disputadíssimo, com vacas de alta produção e pequena diferença entre as concorrentes, local de recordes estaduais e nacionais, e bons prêmios em dinheiro aos participantes:

Gema Estância, 2011
2011 – campeã até 36 meses e recordista nacional, com 45,00 kg/3x - GEMA ESTÂNCIA BAGAGEM ACTION, MB 86, de Gerzy e Ângela Maraschin – campeã vaca 2 anos júnior

Palmira, 2015
2015 – campeã até 36 meses e recordista nacional, com 46,490kg/3x – COTRIJUÍ EG150 PALMIRA 93 ANGEL, de Edson Gehrcke

2015 – campeã acima 36 meses e recordista gaúcha, com 61,420 kg/3x – FORMIGA 114 RESSURECTION CALIPTO, de Marcírio Flores Alves

2016 - campeã até 36 meses, com 39,600 kg/3x - COTRIJUI EG 192 SERENA 59 GAROA MILES, reg.59777S, de Ederson Gerhrcke

2016 – campeã acima 36 meses, com 47,560 kg/3x - HUMBERTA 138 ACTION CALIPTO, de Marcirio Flores Alves

Bira 72, 2017
Importante salientar que, pela terceira vez em Ijuí, foi quebrado o recorde nacional em TORNEIO LEITEIRO OFICIAL na categoria até 36 meses, neste ano pela vaca BIRA 72 VALENTINO DA ZAMBELLI, reg.174427C, com a produção de 50,815 kg (3x/24h), do  criatório de Adriana Zambelli exposta por MARCIRIO FLORES ALVES, ambos de Alegrete/RS.


No próximo dia 25, em balneário Camboriú/SC, será realizada a divulgação das CAMPEÃS NACIONAIS DA RAÇA JERSEY, em suas diversas categorias, onde gaúchos novamente estarão concorrendo a diversas categorias e, em especial, ao GRANDE CAMPEONATO. Lá ocorrerá uma homenagem especial à nova RECORDISTA NACIONAL até 36 meses, do expositor MARCÍRIO FLORES ALVES, prevendo-se uma boa representação de criadores e dirigentes do Jersey gaúcho.

Nas 5 postagens que serão publicadas a partir de amanhã, os principais resultados obtidos nas exposições ranqueadas neste estado em outubro de 2017, e seus respectivos juízes, serão uma leitura interessante para os jersistas: não deixem de acompanhá-las, na seguinte ordem:

1. SÃO LOURENÇO DO SUL, 39ª EXPOFEIRA
Núcleo de Criadores de Gado Jersey de São Lourenço


Juiz: Carlos Alberto Soares da Silva/RS, prof.e med.vet.




2. PELOTAS, 91ª EXPOFEIRA
Núcleo de Criadores de Gado Jersey de Pelotas
Juiz: Carlos Alberto Soares da Silva/RS, prof/med.vet.


3. BAGÉ - 105ª EXPOFEIRA 
Núcleo de Criadores de Gado Jersey da Campanha


juiz Carlos Alberto Teixeira Petiz/RS, prof. e eng.agr.


4. IJUÍ: II CIRCUITO NACIONAL DA RAÇA JERSEY
5ª Etapa ALTA GENETICS
Organização: FENILACT, ACGJB e ACGJRS


Juiz: Cláudio Aragon/PR, med.vet.


5. CANGUÇU: 50ª EXPOFEIRA DE CANGUÇU 2017
Núcleo de Criadores de Gado Jersey de Canguçu


Juiz: Gustavo Groff, med.vet./RS




Um comentário:

  1. Parabéns CG. Muito bem escrito. E Ijuí dando banho de leite como bem mostra tua reportagem.

    ResponderExcluir