sexta-feira, 2 de setembro de 2016

XXXIX EXPOINTER e a RAÇA JERSEY



4ª ETAPA DO I CIRCUITO NACIONAL DA RAÇA JERSEY




Esta foi a participação da raça Jersey em Esteio com melhor nível médio de qualidade nas vacas. Neste evento de caráter estadual nos anos de 1971, 1973 e 1975, e internacional em 1972, 1974, e a partir de 1976 ininterruptamente, com auge nas inscrições (529) e expositores (84) em 1989, apenas Manoel Acilo Azambuja de Azambuja, de Hulha Negra (antes Bagé), nunca faltou: aos 91 anos de idade, participou de tôdas essas tradicionais exposições em Esteio, e desde 1964 das de Bagé e do Menino Deus (Porto Alegre). Fora outras!!!! Sua agradável presença é valorizada por todos, que sempre o recebem com afeto e alegria.




A 39ª EXPOINTER foi a 4ª e última etapa do "I CIRCUITO NACIONAL DA RAÇA JERSEY", criado em 2015 para substituir às EXPOSIÇÕES NACIONAIS DA RAÇA JERSEY (com primeira edição ocorrida em Petrópolis/RJ no ano de 1940, a segunda em Pelotas/RS em 1942, a partir da década de 70 em São Paulo/SP no Parque da Água Branca, depois no de Água Funda e, nos últimos dois anos, em Castro/PR). 

A.C.Pinheiro Machado em Pelotas, expo de 1942
Antes, por volta de 1987, sugerido pela ACGJRS e apoiado pelas estaduais de SC, PR e MG, por três anos houve um evento similar, objetivando montar o RANKING NACIONAL DA RAÇA JERSEY, com exposições realizadas em Belo Horizonte, São Paulo, Curitiba, Blumenau e Esteio, esta última contando com a vinda de importantes criadores de outros estados como Antônio Carlos Pinheiro Machado (SP), Luis Ecktor San Juan (SP), Oscar Welker Jr. (SP), Vitório di San Marzano (SP), Nadir Franciosi (SC), Arlindo Grott (SC), Pedro de Barros Mott (SP), Domingos Trevisan Netto (DF), Valente Agropecuária Ltda. (PR), Eneas F.A.Pedrosa (SP), Isaias e Arlindo Grott (SC), Sucessão Nadir Franciosi (SC), e alguns outros que nos falham no momento.

1988 - Bertagnolli, George Barless (USA), San Marzano e Luis Ecktor
Nesta EXPOINTER, a presença de criadores e apreciadores da raça Jersey vindos da Argentina, Uruguai, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais, como tradicionalmente ocorre, contou com belos animais expostos por "hermanos uruguaios" e por criatórios gaúchos, mantendo acesa aquela "chama especial na pira da raça Jersey".



Dentre os presentes, os presidentes das Associações de Criadores de Gado Jersey da Argentina e do Brasil, e dos estados do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.







No simples e caseiro almoço na CASA DO JERSEY-RS, o presidente anfitrião, Cláudio Martins, recebe os estimados diretores da Brasileira e das delegadas de SC, PR, e núcleos de MG e SP.




Importante reunião foi realizada com a participação de jersistas de todo o brasil, sendo apresentado pelo Superintendente do SRG Nacional, e discutido por todos, o novo softer para o controle dos registros genealógicos e das provas zootécnicas da raça Jersey, assim como sobre os regulamentos de exposição e do SRG, alem de outros assuntos importantes para a modernização dos serviços aos associados.


Reuniu-se, com a devida convocação, o CONSELHO TÉCNICO e o SERVIÇO DE REGISTRO GENEALÓGICO, com a presença dos Superintendentes dos SRG, nacional e gaúcho, e dos conselheiros técnicos e inspetores de registro da ACGJRS, alem de seu vice-presidente e do tesoureiro, ALCIO AZAMBUJA e ALVARO PEIXOTO como convidados especiais.


No julgamento correto de ÂNGELA DE FARIAS MARASCHIN, médica veterinária e jersista gaúcha, muito bem secretariada por CRISTIANO CAMPOS, importante o apoio de CYNTHIA BERENGER (secretária do SRG-ACGJB) e da forte equipe formada por VINICIUS RAUBACH, SILVANA HAERTEL, ROBERTO NARDI e FREDERICO TRINDADE (inspetores do SRG), HORTÊNCIA e MÁRCIO SPALLONE (estagiários em zootecnia), e pelo superintendente do SRG-ACGJRS, CLARITON TAVARES DIAS. Foi possível o acompanhada ao vivo pelo Facebook e Site da ACGJRS graças ao destacado trabalho dos competentes André Arruda, Marilene Teixeira e Rodrigo Vignoli, da PROCERGS. 
Os principais resultados seguem na próxima postagem. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário