quarta-feira, 22 de junho de 2011

JERSEY RS: ENCONTRO DE CRIADORES




O Encontro de Criadores de Gado Jersey realizado no dia 18 de junho do corrente ano, verdadeiro "Dia de Campo Jersista", foi um sucesso: cêrca de 85 compareceram ao CERTON-Centro de Recria de Bovinos da Raça Jersey, Embrapa-CPACT, no município do Capão do Leão. O apoio da COSULATI e da TORTUGA foram importantíssimos para o sucesso do evento. As terneiras, criadas com eficiente manejo, mostraram que a alimentação a que estão sendo submetidas, baseada em pastagens e silagem produzidas no próprio Centro, servem de exemplo ao meio leiteiro. Conforme Darcy Bitencourt, coordenador do encontro e responsável pelo CERTON, os machos após a desmama são recebidos para acompanhamento e observação, com seleção iniciada entre os 6 e 8 meses de idade, sendo considerados os seguintes quesitos: caracteres raciais, produção leiteira da mãe através do controle leiteiro oficial, genética do pai, rusticidade e desenvolvimento corporal. As fêmeas (foto acima) são selecionadas durante o período de aleitamento, considerando-se a genética e as características específicas do pai e da mãe, são distribuídas em duas categorias: as destinados à produção de leite e as escolhidas para eventos (exposições, concursos leiteiros, etc). Desde a implantação deste Centro de Recria, mais de 50 de suas Jersey foram premiadas, e mais de 30 touros foram transferidos para produtores, com diversos "descendentes" premiados em exposições ranqueadas.



A med.vet.Maria Edi Rocha Ribeiro, responsável técnica pelo Laboratório de Qualidade do Leite da Embrapa-CPACT, falou sobre a estrutura organizacional do LABLEITE, sobre a coleta de amostra individual do leite para análise, à tarde mostrando a estrutura física localizada no campus da UFPel. A foto mostra um dos momentos da visualização do importante laboratório cujas análises, juntamente com as da Universidade de Passo Fundo, facilitam a realização do SCL-Serviço de Contrôle Leiteiro da ACGJRGS, que após anos de dificuldades para sua implantação finalmente está enviando seus primeiros relatórios com as lactações encerradas aos criadores e à ACGJB. O empenho da prof.Helenice Gonzales-UFPel, ex-conselheira técnica da ACGJRGS, e suas estagiárias, nesta e em gestões anteriores, foi indispensável para a complementação de um trabalho pensado e iniciado em 1959.



Sérgio Bender e Darcy Bitencourt (ambos da Embrapa-CPACT) mostraram um interessante sistema de "Molhação de Pastagens para Agricultura Familiar", alem do trabalho desenvolvido no CERTON com forrageiras: amendoim forrageiro, hemarthria, aruana, grama missioneira gigante, glorakikrk, tifton 68, tifton 85, mulato II, alfafa, azevem BRS ponteio, azevem perene e vaquero.



Na abertura do evento, Bitencourt apresentou tôda a sua equipe de campo e laboratório, passando a palavra ao presidente da ACGJRGS, Fernando Müller, que discorreu sobre os planos e realizações de sua gestão elogiando seus antecessores que, até hoje, mantiveram nossa entidade eficiente e nacionalmente reconhecida no meio pecuário. Boas e suscintas palestras se sucederam, assuntos interessantes e palestrantes competentes, assunto para próximas edições deste blog. À presença de diversos criadores e acadêmicos não podemos deixar de salientar a participação de D.Glaura Leite, da Cabanha Bandeira Branca, a jovem-anciã do jersey gaúcho, em evidência na foto acima. Palestrantes, autoridades, criadores e interessados serão citados. Aguardem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário