sábado, 1 de outubro de 2011

ALEGRETE: PASSADO e FUTURO PARA A JERSEY (II)

Nos dias 22 e 23 de setembro, na continuação da "peregrinação jersista" no Alegrete, ficou constatado o grande trabalho que vem sendo executado na região por Antônio Bicca Pereira, Vitor Odinei Pontes e Márcio Fonseca do Amaral. No momento estão sendo comercializados cerca de 48 mil litros de leite/dia, recolhidos para um posto de recepção, mas a preocupação em aumentar a oferta está se tornando realidade e, dentro em breve, Alegrete será disputada por diversos laticínios e cooperativas. Futuramente, neste blog, estaremos tratando com detalhes a importância do trabalho de cada um e de todos no Alegrete. Na foto acima, Antônio Bicca (de chapéu) e Vitor Pontes mostram a grande vaca que, em parceria dos dois, está produzindo excelentes produtos por transferência de embriões.



JOÃO ADRIANO DI CHETI: cria há 3 anos (2008), e tem cerca de 30 jersey registradas. Venda diária de 300 litros com 16 vacas. Bons animais, com esmerado manejo. Foto ao lado, mostrando suas terneiras a Vitor Pontes e Clariton Tavares Dias.





ANTÔNIO “LUBISA” BICCA PEREIRA: tem cerca de 70 vacas, não vende leite, utiliza seleção maçal (atualmente Kraft e Valentinho), com terneiras, novilhas e vacas muito boas. Campos muito bons, instalações idem. Começou a criar em 1989 por simpatizar com a raça, “gostava das oinho de sapo”. A qualidade de suas novilhas e terneiras, sem dúvida, são um atrativo para os interessados na aquisição de lotes uniformes e de invejável qualidade.


Na foto acima, Lubisa sempre de chapéu mostra sua mangueira com laterais de pedras, ao fundo vendo-se excelente lote de novilhas de 1,5 anos, enquanto ao lado vemos as terneiras de 10 meses, com grande uniformidade de tipo e desenvolvimento. A vista ao fundo mostra parte da "chacrinha", como diz Antônio Bicca.







MARCÍRIO FLORES ALVES: produz 1500 litros/dia com 49 vacas Jersey e 51 holandêsas em lactação, garantindo que as Jersey têm uma produção média superior, alem do manejo ser mais fácil. Utilizava angus sobre as holandesas, mas vai passar a cruzar com Jersey. Tem 123 ha, e 84 cabeças de Jersey, de terneiras a vacas. As vacas são muito boas, com muita pastagem. Pretende aumentar a produção diária, passando aos poucos para a raça Jersey exclusiva. Na foto ao lado, de camiseta branca Marcírio mostra algumas de suas boas leiteiras. Com ótima alimentação, ordenhas diárias a partir das 3 horas da manhã, e 15 horas da tarde, o manejo deste rebanho, que está em crescimento, não deixa dúvidas da sua importância, e mostrando a quem duvidar como o leite pode ser lucrativo.



MÁRCIO FONSECA DO AMARAL: atual Secretário de Agricultura e Pecuária do Alegrete, é med.vet.da EMATER. Na sua propriedade tem um pequeno “castelo”, construído com “pedras de areia” da propriedade, que foi do Major Palma, ex-prefeito local, que lá recebia uruguaios para consultas. O Major era casado com uma tia avó da mãe de Márcio (Vera Maria Fonseca do Amaral). Chama-se Granja da Palmeira, apelidado por Márcio de Chácara da Palmeira, e tem aos fundos o rio Ibirapuitan. Área aproximada de 150ha.





O arroio Paipasso passa por suas terras, desembocando na margem esquerda do Ibirapuitan, assim como o arroio Inhamgui. Vende cerca de 250 litros de leite/dia, e iniciou em 2003 com a compra de 15 novilhas de Ronaldo Garragorry (PAP SAGA).








JULIO COSTA PEREIRA DE ASSIS BRASIL: na antiga Estância de Ibirapuitan, fomos recebidos por Julio. O irmão Joaquim estava na construção de novas instalações na propriedade.
Os filhos de Júlio e Noemia, Natália (mestrado em veterinária) e Júlio (8º semestre de agronomia) estavam em Pelotas. No
www.blogdorheingantz.blogspot.com tem matéria exclusiva sobre esta propriedade, onde Joaquim Francisco de Assis Brasil instalou suas primeiras Jersey importadas da Ilha de Jersey.







Na foto acima uma vista parcial da antiga casa e galpões de Assis Brasil, ao lado o med.vet. Júlio recebendo Clariton e Vitor Pontes.











CLEBER E ADRIANA ZAMBELLI, e o filho João: próximo a Estância Ibirapuitan, um pouco antes, o estabelecimento agrícola de Cleber e Adriana, acompanhados do filho João (4 anos), que planta 400ha de soja/ano, com produtividade superior a 50sc/ha, alem de trigo.
Com lindas vacas, novilhas e terneiras, excelentemente alimentadas, começaram comprando terneiras de Paulo Morais e 2 vacas do Anilton, em exposições.





Preparando pastagens, utilizam os grãos quebrados de soja refugados por sua classificadora de sementes para complementação alimentar de suas Jersey, que não recebem outra ração que não pasto e soja. Pretende produzir feno, e já está construindo uma sala de ordenha basedado na de Vitor Pontes. A inseminação está sendo realizada pelo vizinho Sandro mas, brevemente, pretende fazer um curso juntamente com seu empregado Galvani. Utiliza sêmen de touros canadenses. Sua granja leiteira deverá ser chamada de Sonho Meu, ou Triunfo. Está produzindo queijo colonial com o leite atualmente produzido por 5 vacas. Seu rebanho atual é de 24 novilhas/vacas e 2 terneiras





A Estância do Rincão fazia parte da antiga Ibirapuitan, e pertencente à Maria Dolores de Assis Brasil Macedo Linhares, e seu esposo, o simpático e participativo Manoel de Macedo Linhares. Não foi visitada desta feita, mas o será em breve.



Nas próximas edições, veja sobre as mostras de jersey gaúchas nesta primavera, assim como no http://www.blogdorheingantz.blogspot.com/ , e artigos sobre criatórios de Bagé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário