domingo, 25 de setembro de 2011

ALEGRETE: PASSADO E FUTURO PARA A JERSEY

foto: a bonita região central do Alegrete



Clariton Tavares Dias e Carlos Guilherme Rheingantz, respectivamente Superintendente de Registro Genealógico e Presidente do Conselho Técnico da Associação de Criadores de Gado Jersey do Rio Grande do Sul, estiveram no Alegrete no período de 21 a 23 de setembro, visitando criadores e registrando animais PO e PC.


Recebidos pelo ativo e simpático Vitor Odinei Pontes, destacado criador de Jersey naquela região e arrozeiro, levou-os diretamente para sua organizada propriedade. Com 40 vacas em lactação, média diária atual de 19 litros/vaca, o total de Jersey de Vitor Pontes chega a 100 cabeças, alimentadas com silagem de milho, ração balanceada de receita própria, pastagens nativas e artificiais. Pratica a inseminação artificial e transferência de embriões, disputando geralmente as exposições no Alegrete e em São Pedro do Sul (sua terra de origem).



O gado jovem é manejado numa propriedade de Vitor, onde os auxiliares Libita e Luciana (foto ao lado) executam as tarefas diárias, e aquelas inerentes às exposições. As vacas estão na outra propriedade, onde Rosemara Pontes, irmã, é a parceira responsável com ajuda do filho Marlon, técnico em informática (foto abaixo).





Vitor começou a criar em São Pedro do Sul, quando era inseminador de seu vizinho, Paulo Sérgio Costa. Por volta de 2005, adquiriu 4 novilhas PC de Celso Grassi, durante exposição em Sta.Maria.
Foi a Cabanha do Ano, no Alegrete, nos anos de 2004 a 2009, o mesmo ocorrendo nas exposições em São Pedro do Sul.



Nunca se descuidando do arrozal, que lhe sustenta, Vitor Pontes posa com orgulho com alguns dos prêmios obtidos desde 2004.















REUNIÃO DO NÚCLEO DE ALEGRETE: na bonita sede do Sindicato Rural, com a presença de Márcio Amaral (jersista, med.vet.da EMATER, Secr.Municipal de Agricultura), Vitor Pontes, Jorge Figueiredo Gonçalves, representando os jersistas de Uruguaiana, Júlio Assis Brasil, Jorge Ruth, Anilton O.Gonçalves de Oliveira (ex-vereador e advogado), Antônio Bicca Pereira, Evandro O.Fernandes, Marcilio, Daniel Gindre. Na abertura, Màrcio declarou que a região entrega 45 mil litros de leite/dia para um posto de recebimento , e querem ampliar a produção para justificar a implantação de uma planta industrial. Após, os representantes da ACGJRGS expuseram sobre o controle leiteiro, uma vez haverem alguns interessados em iniciá-lo de imediato, e outros a médio prazo, ficando de remeter-lhes um manual de instruções para esse importante controle zootécnico. Foram tratados os assuntos referentes à exposição que se aproxima, depois confraternizando com um bom jantar no restaurante Prodócimo.

EM PRÓXIMAS EDIÇÕES SERÃO NARRADAS AS VISITAS NOS OUTROS DOIS DIAS. VEJA NO http://www.blogdorheingantz.blogspot.com/ OUTRAS MATÉRIAS SOBRE O ALEGRETE JERSISTA.














Nenhum comentário:

Postar um comentário