sexta-feira, 16 de setembro de 2011

JERSISMO EM CANGUÇÚ


Na última terça-feira, 13 de setembro, o presidente da Jersey-RS, Fernando Müller, acompanhado do superintendente do registro genealógico, Clariton T.Dias, e do diretor de divulgação, Carlos G.Rheingantz, fizeram um "tour" pelo município de Canguçú, um dos mais importantes redutos da raça jersey em nosso estado. Inicialmente recebidos pelo prefeito municipal, Cássio Luiz Freitas Mota, de seu secretário de agricultura e Pecuária, Philip Silva dos Santos, do secretário da indústria e comércio, e de Carlos Pinheiro (imprensa), foram tratados diversos assuntos ligados à pecuária leiteira, principalmente relativos à raça jersey. Na oportunidade, foram os representantes da ACGJRGS convidados a participar, no dia seguinte, ao lançamento municipal dos planos safra 2011/2012, no CETAC.

Após visitando a COOPAL, foram recebidos pelo tec.agrícola Marcos Piper Mota, em seguida integrando-se o vice-presidente daquela cooperativa, Carlos Alberto Thurov, que explicou estarem associados cerca de 350 produtores com a raça jersey, cujo leite está sendo comercializado com a COSULATI e/ou com a BOM GOSTO, sendo embalado um determinado volume para abastecimento local.




No bom almoço realizado no Galeto Caxias, um agradável encontro com Elmo "Guri", antigo criador de jersey e grande companheiro de jornadas jersianas, pai do secretário da agricultura de Canguçú.







Numa visita a um dos melhores criatórios de jersey do município, de Luiz Carlos Scaglioni e Mariza Gularte, ficaram todos impressionados com a organização e manejo adotado nessa propriedade-modêlo de eficiência e qualidade que, com 20 vacas jersey de altíssima caracterização racial, comercializa diàriamente 250 litros de leite.





A última parada foi na Queijaria Mota, do presidente do Núcleo de Criadores de Gado Jersey de Canguçú. Com a simpatia que sempre lhe caracterizou, Airton Mota mostrou suas excelentes vacas e eficientes instalações, justificando o sucesso de sua participações nas exposições locais.







A tradicional Expofeira de Canguçú, em sua 44ª edição, será realizada de 26 a 30 de outubro, com esgota dos animais para o concurso leiteiro às 9 horas do dia 26 (quarta-feira), duas ordenhas na quinta, e duas ordenhas na sexta. O julgamento de machos, fêmeas jovens e vacas sêcas será no dia 28 a partir das 14h, sendo que o de vacas em lactação, grande campeonato, conjuntos e progênies serão julgados no dia 29 a partir das 9h. O almoço com o jurado, que será José Flávio Vieira de Vieira, ocorrerá no sábado, logo após o julgamento. Maiores esclarecimentos poderão ser obtidos com Airton Mota (53-99710830) ou com a ACGJRGS (53-32233919). IMPERDÍVEL



Veja mais notícias sobre a raça jersey em http://www.blogdorheingantz.blogspot.com/
























Nenhum comentário:

Postar um comentário