domingo, 13 de novembro de 2016

JERSEY: THE ALL-BRAZILIAN 2016

JERSEY: THE ALL-BRAZILIAN 2016

Aguardando a decisão na Expointer: o presidente Marcelo Xavier
ladeado por expoentes da raça Jersey
A partir de 1987, começaram os dirigentes da raça Jersey no Brasil (ACGJB e Delegadas) a se darem conta de que o sistema utilizado para determinar o MELHOR CRIADOR e o MELHOR EXPOSITOR DA RAÇA JERSEY NO BRASIL estava errado: apenas marcavam pontos aqueles que participavam da então grande EXPOSIÇÃO NACIONAL DA RAÇA JERSEY, que estava em sua VI edição no estado de São Paulo, inicialmente no Parque de Água Branca, depois no de Água Funda.

Na realidade era a maior mostra da raça Jersey no Brasil, naquele ano chegando a mais de 600 animais efetivamente julgados na bela e grandiosa pista de Água Funda, com boa participação de criadores de outros estados. Com muito orgulho, o autor deste blog foi o jurado.

Tambem no Rio Grande do Sul, na época com a realização da 2ª maior exposição oficializada da raça Jersey na América do Sul (perdia sòmente para a nacional, em alguns anos), com limitação de 380 argolas no Parque Assis Brasil-Esteio e por várias vezes acima de 500 inscrições, o sistema de RANKING era falho, sendo considerados MELHOR CRIADOR e MELHOR EXPOSITOR aqueles vencedores em Esteio, sem levar em conta os resultados obtidos por diversos e excelentes criadores e expositores nas diversas mostras pelos quatro cantos do estado.

Com muita insistência de parte dos gaúchos e apoio dos catarinenses, paranaense e mineiros, conseguimos que fossem, na época, escolhidas as exposições mais importantes no Brasil, que marcariam pontos para o ranking, cujo regulamento foi redigido e já em 1988 iniciado.


O sucesso alcançado foi grande, em 1989 já sofrendo alterações devido ao interesse dos diversos estados em participar mais efetivamente desse ranking. O criador Vitório di San Marzano, de Buri/SP e também criador no Canadá, assumiu a PRESIDENCIA DO RANKING 89.


Inicialmente funcionando muito bem, os problemas que passaram a surgir na entidade nacional causaram, depois de alguns anos, um verdadeiro “esvaziamento” na participação de criadores pequenos e médios nas exposições de Água Funda.

Nesse ínterim, o antes excelente regulamento de exposições, anualmente melhorado com a participação de conselheiros técnicos das delegadas e da ACGJB, passou a ser alterado sem maiores constrangimentos, satisfazendo alguns, prejudicando muitos outros expositores, inclusive grandes.

O ranking nacional, e a própria exposição nacional, ficaram desacreditados e, embora mantendo a qualidade dos animais e expositores participantes, perdendo a cada ano a particitividade de pequenos, médios e grandes criadores - excelentes na arte do melhoramento da raça Jersey.

Em 2015, sob a presidência de MARCELO XAVIER e após renovação completa na ACGJB (objetivos, atuação, revisão de regulamentos e normas, participação e apoio aos estados, e corpo técnico), foi estabelecido o CIRCUITO NACIONAL DA RAÇA JERSEY. Era o último ano da agonizante EXPOSIÇÃO NACIONAL DA RAÇA JERSEY que, pela segunda vez consecutiva, estava sendo realizada em Castro/PR, durante sua excelente AGROLEITE, por falta de condições para sua permanência em São Paulo.

Já em 2016, com regulamento próprio, iniciou o CIRCUITO NACIONAL DA RAÇA JERSEY, neste primeiro ano com 4 etapas: em Itajubá/MG, em Braço do Norte/SC, em Castro/PR e em Esteio/RS, cujas campeãs das diversas categorias estarão concorrendo, no próximo dia 19, ao título de CAMPEÃ NACIONAL DE 2016.

Fernando Reis, responsável por Itajubá 
Nelson Zielsdorf, presidente da ACCB
Nelci Mainardes, presidente da ACGJPR (abraça sua Gr.Campeã)
Cláudio Martins, presidente da ACGJRS, conferindo o concurso
leiteiro em Esteio
 Os quatro jurados dessas etapas, respectivamente FÁBIO FOGAÇA, ALBERT KUIPERS, CLÁUDIO ARAGON e ANGELA MARASCHIN, com mais um escolhido pela diretoria da ACCGJB - MAURICIO SANTOLIN, estarão divulgando as campeãs brasileiras conforme decisão ocorrida por consenso em Curitiba, em reunião conforme reza o REGULAMENTO.

Maurício Santolin (centro)

Angela Maraschin e Fábio Fogaça (d)

Cláudio Aragon (d)
Será uma grande festa, quando diversos expositores e criadores de todos os estados em atividade estarão participando, com as seguintes concorrentes ao mais ambicionado título de "GRANDE CAMPEÃ NACIONAL DA RAÇA JERSEY":

De Itajubá/MG: BUTIÁ 25/12 TILER GLAMOUR, criador e expositor Sementes e Cabanha Butiá Ltda., Passo Fundo/RS


De Braço do Norte/SC: PIETRA JAMAL DO LOCH, criador e expositor ANTENOR LOCH, Braço do Norte/SC


De Castro/PR: ANA IKELA MINISTER DA WACA, criador e expositor Nelci Mainardes, Castro/PR


De Esteio/RS: JULIANA 02-12 FUSION VALENTIM DA PONTE, criador Victor Odiney Pontes, expositor Mauricio Flores Alves, ambos de Alegrete/RS


As demais campeãs, pertencentes a destacados criadores e expositores de diversos estados brasileiros, não serão agora citadas por falta de espaço mas, oportunamente, bem divulgadas neste blog.


Cabe destacar, ainda, a participação do presidente MARCELO XAVIER em todas as etapas, juntamente com diversos e ativos membros de sua diretoria, alem do apoio prestado pela equipe técnica da ACGJB, liderada pelo zootecnista CRISTIANO NOGUEIRA CAMPOS (superintendente do SRG), composta pelas zootecnistas LILIAN KASKANLIAN, CINTHIA BEREGNER e MARINA DE TOLEDO CESAR, todas muito eficientes e simpáticas, alem das equipes das delegadas-sede de cada etapa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário