segunda-feira, 2 de outubro de 2017

JERSEY - IJUÍ, 5ª ETAPA DO CNRJ 2017




 PROGRAMAÇÃO DA EXPOAGRO DE IJUI - 5ª ETAPA DO CNRJ
Realização e organização - 8ª FENADI
apoio: ACGJB e ACGJRS
Juiz: med.vet. Cláudio Aragon


Inscrições: até 06/10/2017, na ACGJRS  < jerseyrs@terra.com.br >
ou cel/tel 53.999680568/32233919)

16 e 17/outubro (segunda e terça)
Todo dia - entrada dos animais

18/outubro (quarta)
14h:00h - esgota para Torneio Leiteiro
22:00h - 1ª ordenha do Torneio Leiteiro

19/outubro (quinta)
06:00h - 2ª ordenha do Torneio Leiteiro
14:00h - 3ª ordenha e final do Torneio Leiteiro
18:00h - banho de leite nos vencedores do Torneio Leiteiro

20/outubro (sexta)
09:00h - início do julgamento dos animais jovens
14:00h - início do julgamento dos animais adultos
19:30h – reunião nacional do Colégio de Jurados da Raça Jersey

21/outubro (sábado)
20:00h - premiação


Em 1940, a Prefeitura Municipal de Ijuí já investia na raça Jersey, adquirindo touros puros que ficavam disponíveis para os criadores que quizessem utilizá-los no melhoramento de seus rebanhos. O PARQUE DE EXPOSIÇÕES WANDERLEY BURMANN é considerado um dos maiores do estado, e está localizado no km 454 da rodovia BR-285 - distante 4 km da cidade de Ijuí - possuindo uma área de 15 hectares. Nesse espaço cada visitante, dos diversos eventos que lá ocorrem, pode usufruir de amplo estacionamento arborizado e sinalizado com capacidade para 2000 veículos e 100 ônibus, o segmento dos produtores tendo à disposição 403 espaços para exposição, dos quais 246 são internos distribuídos em cinco pavilhões destinados ao comércio, indústria, vestuário, artesanato e produtos diversos.


Na EXPO-IJUÍ, feira de amplo destaque na região e no estado, é possível conhecer o comércio, indústria, agropecuária, vestuário, artesanato da região e do estado. Juntamente na Expo-Ijuí é realizada a Fenadi - Festa Nacional das Culturas Diversificadas - onde pode-se visitar e provar pratos típicos de diversas dessas etnias, assim como apreciar suas danças e apresentações, possibilitando-nos conhecer um pouco dos costumes das terras natais dos antepassados que ali chegaram.

Em IJUÍ, o TORNEIO LEITEIRO é disputadíssimo, com vacas de alta produção e pequena diferença entre as concorrentes, local de recordes estaduais e nacionais, e bons prêmios em dinheiro aos participantes. Vejam algumas produções importantes:

2011 – campeã até 36 meses, com 45,00 kg/3x - GEMA ESTÂNCIA BAGAGEM ACTION, MB 86, de Gerzy e Ângela Maraschin – campeã vaca 2 anos júnior


2015 – campeã até 36 meses e recordista nacional, com 46,490kg/3x – COTRIJUÍ EG150 PALMIRA 93 ANGEL, de Edson Gehrcke
2015 – campeã acima 36 meses e recordista gaúcha, com 61,420 kg/3x – FORMIGA 114 RESSURECTION CALIPTO, de Marcírio Flores Alves
2016 - campeã até 36 meses, com 39,600 kg/3x - COTRIJUI EG 192 SERENA 59 GAROA MILES, reg.59777S, de Ederson Gerhrcke

2016 – campeã acima 36 meses, com 47,560 kg/3x - HUMBERTA 138 ACTION CALIPTO, de Marcirio Flores Alves


No julgamento morfológico, em 2016 foram as seguintes principais premiações atribuídas pelo juiz MAURÍCIO SANTOLIN:

Grande Campeão: Box 001, EMBRAPA 1514 SAIAL JUDE REWARD, reg.35021B (Rapid Bay Reward ET x Embrapa Frida Greta Jude), Cr.Embrapa CPACT, exp.Clovis Eduardo R. Tomasi

Grande Campeã: Box 046, VS 345 CANARIA HEADLINE DA, reg. 174683C (Schultz Rescue Headline x Bia Remake Canario), cr. Moacir/Victor Antonio Sopelsa , exp.Carlos Jacob Wallauer

 

Campeã Vaca Jovem:  Box 046, VS 345 CANARIA HEADLINE DA, reg. 174683C (Schultz Rescue Headline x Bia Remake Canario), cr. Moacir/Victor Antonio Sopelsa , exp.Carlos Jacob Wallauer

Campeã Fêmea Júnior: Box 032, VS 368 DEMORADA 1001 DA DIAMANTINA, reg.172325C (VS 1001 Thor Celebrity da Diamantina x VS 285 II Celebrity da Diamantina t.e), cr. Moacir/Victor Antonio Sopelsa, exp.Carlos Jacob Wallauer
Melhor Expositor:  MARCIRIO FLORES ALVES
Melhor Criador: GERZY ERNESTO/ANGELA MARASCHIN
Melhor Afixo: CALIPTO, de ARTUR SPENST

Melhor Expositor Jovem: IVAN I. RODRIGUES DA SILVA
Melhor Criador Jovem: IVAN I. RODRIGUES DA SILVA
Melhor Afixo Jovem:  LA ESTÂNCIA, de IVAN I. RODRIGUES DA SILVA


Localizada no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, em um entroncamento rodoviário que é passagem obrigatória para o Mercosul, e a 395 km da capital, Ijuí é uma cidade que possui expressão em nível estadual. Todas as suas potencialidades são expressas através de uma firme economia baseada no seu forte setor agropecuário, em seu comércio, indústrias e serviços; de seu ensino qualificado, conferido por escolas da cidade e pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul UNIJUÍ e de sua saúde, amparada por hospitais muito bem equipados, que dispensam auxílio integral a toda região. A cidade pode ser acessada pela BR-285 - Ijuí/São Borja ou Ijuí/Vacaria, RS-155 - Ijuí/Três Passos, RS-342 - Ijuí/Cruz Alta ou Ijuí/Três de Maio, RS-514 - Ajuricaba e RS-522 - Ijuí/Santiago.


Devido à sua diversidade étnica, resultado da imigração de mais de onze povos europeus (afrobrasileiros, índios, portugueses, franceses, italianos, alemães, poloneses, austríacos, holandeses, suecos, espanhóis, japoneses, russos, árabes, libaneses, italizanos, ucranianos, e outros), o município é conhecido também como CAPITAL DA CULTURA DO RIO GRANDE DO SUL, razão pela qual realiza anualmente a FENADI (Festa Nacional das Culturas Diversificadas), tornando-o conhecido como TERRA DAS CULTURAS DIVERSIFICADAS.

Por ser uma cidade universitária e com amplos recursos hospitalares, possuindo um dos melhores hospitais do interior do Rio Grande do Sul, Ijuí é o maior e mais importante centro populacional da região com mais de 120 mil pessoas por lá passando mensalmente.


Colônia de Ijuhy foi fundada em 19 de outubro de 1890, seu nome significando, na língua guarani, “Rio das Águas Claras” ou “Rio das Águas Divinas”. Recebeu imigrantes de várias nacionalidades, coordenada inicialmente pelo Diretor Augusto Pestana, com grande impulso desenvolvimentista quando, a partir de 1899, foi incentivado o assentamento de colonos com conhecimento de agricultura, vindos principalmente de colônias mais antigas do Rio Grande do Sul. Em 31 de janeiro de 1912, de acordo com Decreto n°. 1814, obteve a Emancipação Político-Administrativo do município de Cruz Alta.


Em Ijuí está a matriz da COTRIJUI - Cooperativa Agrícola & Industrial, uma das maiores cooperativas do Rio Grande do Sul, que abrange mais de 38 municípios do estado e conta com mais de 50 anos de atuação.
Também lá está localizada a Indústria de Máquinas Agrícolas Fuchs S/A, conhecida como IMASA, há mais de 80 anos fabricando máquinas e implementos agrícolas.
O principal jornal da cidade, por várias décadas, foi o Correio Serrano, editado pela mesma empresa que o Die Serra-Post, em alemão.
A formação do solo de Ijuí é reflexo da estrutura geológica com os processos climáticos, tipos de vegetação e, recentemente, com a influência da humanidade. Ijuí localiza-se no planalto sobre pedra de basalto vulcânica e a paisagem com ondulações moderadas, com colinas de centenas de metros e inclinações entre 3% a 10% - em casos extremos até 15%. O ponto mais alto do município chega a 409,8 m acima do nível do mar e o mais baixo 205 m, com média de 384 m. Sua vegetação se origina de florestas subtropicais localizadas às margens dos rios e riachos, bem como através de capões em campo aberto. A vegetação original do município sofreu modificações com a urbanização. A hidrografia está determinada pelos rios Ijuí, Potiribu e Conceição que cortam o município, as diversas quedas de água de seus cursos representando ótimo potencial hidroelétrico.


O clima do município é subtropical (ou temperado) úmido, com quatro estações distintas, temperaturas altas no verão e invernos frescos ou relativamente frios, com temperatura média anual em torno dos 20 °C, e as chuvas se distribuem regularmente durante o ano. No verão, predominam as chuvas convencionais, no inverno as chuvas frontais com bastante uniformidade. A queda de neve é incomum, mas ocorreu um caso memorável em 1965, quando a cidade cobriu-se de branco.
O município de Ijuí está subdividido em nove distritos: Alto da UniãoBarreiroChorãoFlorestaItaíMauáSantanaSanto Antônio e Sede
O abastecimento de água na cidade é realizado através de uma estação de Tratamento de Água da CORSAN – Companhia Riograndense de Saneamento, o consumo diário da cidade girando em torno de 20.000.000 de litros de água.


Diariamente, em Ijuí, vagões de combustíveis são carregados e descarregados nas empresas Raízen (licenciada da marca Shell) e Petrobras, além de vagões de grãos na Cotrijuí, 3 Tentos e Camera.
O Município possui um pequeno aeroporto com pista asfaltada de 1200 metros de comprimento possibilitando o acesso de aviões Bandeirantes e outros de pequeno porte.
Ijuí está bem estruturado na área de esportes e educação física, possuindo mais de 43 quadras de esportes, onde são praticados os mais diversos tipos de atividades esportivas. A Administração Municipal organiza, através do CMDL (Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer), o maior campeonato de futebol amador do Estado, além de incentivar a realização de eventos de outros tipos de esporte. Na área do esporte profissional, o Esporte Clube São Luiz, participou em 1991, da Copa Governador do Estado conquistando o vice-campeonato. Participa anualmente do Campeonato Gaúcho de Futebol Profissional, promovido pela Federação Gaúcha de Futebol. O clube ganhou muito prestígio na região nos anos 50 e 60. No ano de 2013 o São Luiz alcançou relativo sucesso no campeonato estadual, alcançando a final de um turno e sendo Campeão do Interior.


agricultura caracteriza-se pelas culturas anuais, especialmente soja, trigo e milho, a pecuária pela bovinocultura de leite e de corte, a agropecuária alcançando, nos últimos anos, crescimento importante na produção de leite, ovos, mel, cera e lã. O setor primário do município - agricultura e produção mineral – representava, até 2003, 12,90% de sua economia.
A bacia leiteira de Ijuí produz mais de 20 milhões de litros anuais, com excelentes e produtivos rebanhos da RAÇA JERSEY. O crescimento agrícola de Ijuí sobrepujou o setor industrial (13,51% da economia do município), este último especializado na construção de máquinas e implementos agrícolas e produtos alimentícios, mais recentemente crescendo o setor de confecção e vestuário.

Touros adquiridos em 1940 pela Prefeitura Municipal de Ijuí, visando o melhoramento
dos rebanhos leiteiros

No setor terciário, houve um crescimento significativo em razão da comercialização de máquinas e equipamentos vinculados a agricultura, tais como máquinas, equipamentos eletrônicos, adubos, pesticidas, inseticidas. Outros serviços vinculados ao desenvolvimento da cidade - supermercados, estabelecimentos comerciais dos mais diversos tipos, lojas de calçados, farmácias, etc. – também estão em franca ascensão.
Turismo

As tradições e os costumes dos índios, europeus, asiáticos e africanos, resumiu-se num destacado centro de folclore. A diversificação étnica com a formação do caboclo local (o mestiço de português com os índios) está culturalmente integrada às tradições e costumes da região, demonstrando com orgulho o espírito de brasilidade. Em 1943 foi fundado, em Ijuí, a primeira Entidade Tradicionalista que, depois da fundação do 35CTG, passou a CENTRO DE TRADIÇÕES GAÚCHAS. A cozinha regional, os trajes, as danças, e as diferentes culturas espelham as diversas bases étnicas do Rio Grande do Sul, os principais CTG's da cidade participando de rodeios e concursos por todo o Estado (CTG Clube FarroupilhaG.F Fogo de ChãoG.F Chaleira PretaCTG Laureano de MedeirosCNN Piazito CarreteiroCTG Avô Maragato e GF Chão Batido).
A cidade também é conhecida dentro do meio tradicionalista gaúcho, em diversas modalidades individuais, por possuir os primeiros vencedores da Dança de Salão no ENART (maior festival amador da América Latina) - LEONARDO VEIGA E ANDRÉIA HAMPP, e também conta com participantes de chula como JEAN DINIZ, Bi campeão do ENART (2007 e 2008) e campeão do Rodeio Internacional da Vacaria, e LUCIANO SCHEER, vice-campeão do ENART (2010), além de contar com bons chuleadores na modalidade Juvenil e Mirim. As fachadas de diversos prédios de igrejas e de algumas residências mantém as tradições dos antepassados, resistindo aos avanços de nossos dias.
Carnaval, futebol, “Canto Farroupilha” (música típica riograndense), Semana do Imigrante Alemão, “Semana Farroupilha”, ExpoIjuí, Natal das Etnias, Feira do Livro, são algumas das manifestações culturais do município.
O artesanato em Ijuí tem duas dimensões: o trabalho e a cultura. As criações na área de cerâmica, pintura, bordados, crochê, porcelana, couros, madeira, chifre, milho, palha de trigo, vidro e papel, demonstram toda a criatividade do povo ijuiense. Os artesãos estão organizados em associação e participam de diversas feiras e exposições a nível regional e estadual, além de possuírem na cidade dois locais onde o artesanato é comercializado.

Gastronomia: a alimentação em Ijuí constitui-se basicamente em pratos típicos riograndenses: churrasco, “carreteiro”, feijão, arroz, carne, legumes e frutas. A agricultura regional é diversificada, destacando-se a batata, a mandioca, legumes, frutas e verduras, grandemente consumidas pela população. A mistura étnica, representada por alemães, austríacos, poloneses, italianos, afro-brasileiros, portugueses, árabes, holandeses e suecos e outros, tem influenciado os cardápios, diversificando e qualificando a alimentação da população da cidade de Ijuí.

 

Grupos étnicosEm virtude da diversidade étnica que originou a população ijuiense, havia a vontade de expressar toda essa miscigenação cultural, assim se criando, em 1985, o Movimento Étnico e, em 1987, foi realizada a 1ª Festa Nacional das Culturas Diversificadas – FENADI, evento responsável pelo resgate dos costumes, da gastronomia, da música, da dança e de toda memória cultural de onze etnias que estão organizadas em casas típicas no Parque Wanderley Burmann.

 

Usina Velha:

A Usina Velha em Ijuí é a mais antiga em funcionamento no Estado do Rio Grande do Sul, inaugurada em 1923, inicialmente projetada para atender as necessidades do município durante dez anos. A demanda por energia aumentou tanto que, cinco anos depois, foi necessário a instalação de um segundo grupo gerador instalado em 1932, e são estes dois grupo que se encontram atualmente em funcionamento apesar da Usina contar, ainda, com um grupo termoelétrico e um gerador a diesel ambos instalados na década de 1940, contando com capacidade para produzir 500;Kw de potência mas conseguindo produzir 300 MWh/mês (o que equivale apenas ao consumo da iluminação pública). Suas instalações oferecem também um belo passeio oferecendo uma boa infraestrutura para receber os visitantes: quiosque, locomóvel, área de descanso, banheiros, estacionamento, e um mirante para apreciar a vista da queda de água com aproximadamente 11,20 m.


Usina do Passo de Ajuricabaesta usina foi inaugurada em 1959, em função da crescente necessidade na produção de energia elétrica que ocorria devido à industrialização da região. Está localizada na Vila Floresta, com acesso pela BR-285, km 330 e pela RS 155, km 5.

 

Fazenda São José: A Fazenda São José está localizada a 15 km do centro da cidade e tem acesso pela RS-342, no Distrito de Alto da União. Oferece 290 hectares de área verde junto à natureza num local com mata nativa. Atualmente a maior parte de suas terras são ocupadas com algumas culturas como soja e trigo, com apenas uma parte restante utilizada para o gado. Há algum tempo atrás, servia como Hotel-fazenda, disponibilizando muitas atividades diferentes.

 

Museu Antropológico Diretor Pestana[editarO museu antropológico Diretor Pestana constitui um centro de preservação da memória regional. Situa-se na Rua Germano Gressler, 96, no Bairro São Geraldo. Possui aproximadamente 25 mil peças relacionadas ao índio pré-missioneiro e encontradas na região. A seção antropológica possui 3900 peças que contam as histórias do povo ijuiense, índios e de toda região. Beleza e encantamento revelam-se no resgate de história passadas, desde sua fundação o museu é mantido pela Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado – Fidene, foi criado em 25 de maio de 1961, junto ao Centro de Estudos e Pesquisas Sociais da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí – FAFI com o objetivo de resgatar e preservar a memória regional, promover a cultura, a educação e o lazer.


Educaçãoa educação de Ijuí e fortemente destacada no âmbito nacional, cidade onde se localiza a UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, classificada entre as cinco melhores Universidades do Estado e décima melhor Universidade Privada do País, segundo dados do MEC em 2009. A UNIJUÍ é uma universidade comunitária de caráter regional, oferecendo mais 45 cursos e abrigando mais de 12.000 alunos (2005) e uma Faculdade FAGEP que oferece 4 cursos,. O SENAI – Serviço Nacional Aprendizagem Industrial e o SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial oferecem cursos profissionalizantes para o mercado de trabalho local e regional.
Desde 2008 o município de Ijuí conta com mais uma Faculdade, a Faculdade América Latina, que tem como mantenedores a Sociedade Educacional Santa Tereza, de Caxias do Sul, e a Faculdade Esade, de Porto Alegre.

Parque da Fonte Ijuí: O parque da fonte Ijuí com área de aproximadamente 71 hectares, localiza-se a 12 km do centro da cidade e tem acesso pela RS-155, no distrito de Chorão.


É um grande espaço verde com mini-golf, churrasqueiras, área de camping à beira do rio e campos de futebol.
No local encontramos também uma empresa engarrafadora da água mineral Fonte Ijuí, conhecida nacionalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário