sábado, 30 de setembro de 2017

BAGÉ 2017


Bagé é a mais antiga EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA do Brasil: inaugurada em 1912, neste ano de 2017 estará ocorrendo sua 105ª realização ININTERRUPTA. Algo a ser louvado, difícil de ser alcançado.

Década de 50, a caminho da exposição de Bagé os animais
de Herculano Gomes (afixo Clara Maria)

Na raça Jersey temos registro de sua participação no inicio na década de 1950, anualmente na primavera e, nalguns anos, no outono acontecendo uma especializada denominada EXPOVENTRE. Outrora grande centro da raça Holandesa, hoje a maior representação dentre os bovinos de leite nesse centenário evento é da Jersey.

1970 - Dr.Euzébio Pereira Neto

Sempre com atuação de jurados oficiais do antigo QUADRO DE JURADOS DA RAÇA JERSEY DO RS e do atual COLÉGIO DE JURADOS DA RAÇA JERSEY DO BRASIL, eventualmente competentes estrangeiros também aqui atuaram, e atuarão certamente.

2012 - O grande juiz uruguaio, Alfredo Larosa (camisa 
branca) julgou em Bagé



Desde o início da criação da raça Jersey, no começo do século XX, Bagé tem sido destaque estadual e nacional, graças aos competentes e dedicados criadores e melhoristas que, até hoje, possuem algumas das mais importantes linhagens e famílias de Jersey no país.

2012 - Memeco e Acilo, encontro anual no parque centenário de Bagé

Aceguá, antes importante distrito de Bagé, possui alguns dos mais importantes criatórios estaduais e nacionais, como os de ARTUR SPENST (Calipto) e CLÁUDIO MARTINS (Cinco Salsos PAP).

2015 - W.Orabe, Francisco Coelho, Cláudio Martins, Artur  e Diego Spenst 

Em Hulha Negra, também antigo distrito de Bagé, temos como destaque a criação de GERDA EBERT ENNS (Castelo).

 2016 - Gerda e seu filho, Vener, com a campeã júnior

Sem esquecer de aqui citar, lógico, as cabanhas de ANTÔNIO KARAM, MANOEL ACILO AZAMBUJA DE AZAMBUJA, WANDERLEY VIERO ORABE, MANOEL SARAIVA VIEIRA, e várias outras de grande expressão no cenário jersista.

2012 - Herculano Sinval Campos, com o autor deste blog

Os jeristas que continuam, e aqueles agora iniciantes, possuem animais capazes de participar dos melhores torneios leiteiros e concursos morfológicos do país, utilizando em seu melhoramento as práticas mais modernas para a reprodução, com grande ênfase para a alimentação e manejo geral do gado – este geralmente sem estabulação, a campo.



Estância Cinco Salsos PAP, de Cláudio Martins

PROGRAMAÇÃO PARA JERSEY -  “CV EXPOFEIRA DE BAGÉ” 
Realização: SRB e NÚCLEO DE CRIADORES DA CAMPANHA
Apoio: ACGJRS
juiz: eng.agr.CARLOS A.T.PETIZ

1996 - Petiz expondo em Pelotas

Inscrições: até dia 01 de outubro, pelo tel 53.32233929/999680568 ou jerseyrs@terra.com.br 

11/10/2017 – Quarta feira
15Hs – Prazo máximo para entrada dos animais do concurso leiteiro - Raça Jersey
17Hs – Exame de admissão dos animais do concurso leiteiro – Raça Jersey

12/10/2017 – Quinta feira
14Hs – Esgota do concurso leiteiro - Raça Jersey
14Hs- Prazo máximo para entrada dos demais animais-Raça Jersey
16Hs – Exame de admissão dos demais animais - Raça Jersey
22Hs – 1ª ordenha do concurso leiteiro - Raça Jersey

13/10/2017 – Sexta feira
06Hs – 2ª ordenha do concurso leiteiro – Raça Jersey
10Hs – Julgamento de pista de machos, fêmeas jovens e vacas secas - Raça Jersey
14Hs- 3aª ordenha e final do concurso leiteiro
14/10/2017 – Sábado
10Hs - Julgamento de pista de fêmeas em lactação e grandes campeonatos  - Raça Jersey
12Hs – Almoço com o Jurado da Raça Jersey

15/10/2017 – Domingo
12Hs - Confraternização com entrega de prêmios - Raça Jersey
18Hs – Saída dos animais – Raça Jersey.

Observação: Por decisão da diretoria em reunião do Núcleo de Criadores de Gado Jersey da Campanha, o Concurso Leiteiro será realizado em três ordenhas, em 24 horas.

Na edição anterior, de número 104, o juiz foi o eng.agr.GERALDO BROSSARD DE MELLO, grande conhecedor e comunicados que, além de ex-criador, exerceu a presidência do importante NÚCLEO DE CRIADORES DE GADO JERSEY DA CAMPANHA e vice-presidencia da ACGJRS.


Os principais resultados de 2016:
Grande Campeão: Box 001, NATALIO HEROI DO CINCO SALSOS 1148 reg.35027B (Gema Herói Bagabem Minister x Gondola Valentin do Cinco Salsos 917), cr.e exp. Cinco Salsos P.A.P./Aceguá


Grande Campeã: Box 060, CASTELO 225 ASTORIA SULTAN reg.146051C (SHF Centurion Sultan x Castelo 124 Conchita Marker), cr.e exp. Gerda Ebert Enns/ Hulha Negra


Campeã Vaca Jovem: Box 052, INDIANA 147 BRAZO CALIPTO reg.51767S (Sil-Mist RMBM Buttons Brazo-ET x Frederica 117 Vertigo Calipto), Cr.e exp. Artur Spenst/Aceguá

Campeã Fêmea Júnior: Box 043, CASTELO 366 RAYANNE TYLER reg.58586S (Lencrest Tyler-ET x Castelo 272 Genovia Mecca), cr.e exp. Gerda Ebert Enns/Hulha  Negra


Campeã Torneio Leiteiro até 36 meses: 30,775kg - Box 048, INDAIA 158 VALENTINO CALIPTO reg.54310S (All Lynns Louie Valentino-ET x Elba 101 Action Calipto) – Cr. e exp.Artur Spenst/Aceguá

Campeã Torneio Leiteiro acima 36 meses: 41,050kg - Box 058, GONDOLEIRA VALENTIN DO CINCO SALSOS reg.48882S (Valentin Berretta N.Montanhes x Amora do Cinco Salsos 559), Cr.e exp.Cinco Salsos P.A.P,/Aceguá


Melhor Expositor: Fazenda Cinco Salsos PAP
Melhor Criador: Fazenda Cinco Salsos PAP
Melhor Afixo: Fazenda Cinco Salsos PAP

 Cláudio e Caia Martins, melhores no ranking 2016

Bagé é um município da Microregião da Campanha Meridional, na Mesoregião do Sudeste Rio-grandense, no estado do Rio Grande do Sul/Brasil, localizada próxima ao Rio Piratini. Não há certeza sobre a verdadeira etimologia do nome do município, mas a hipótese mais aceita é de que venha da palavra charrua baj (ou baag), que significa "cerro" ou "colina", haja visto a geografia da região. Outra hipótese é que o nome se refira a um líder indígena chamado Ibajé, que teria vivido na região no século XVIII.


Sua economia é baseada na agricultura, pecuária, e comércio local, possuindo duas universidades particulares: a Universidade da Região da Campanha e o Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai/Anglo-Americano. Alem delas tem, ainda, a Universidade Federal do Pampa, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. 

É marcante no município, desde sua fundação, a presença do Exército, por ser cidade de fronteira, sendo a sede da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, atualmente com quatro quartéis e um hospital militar, o HGuBa, (que atende toda a região), além de uma unidade da Justiça Militar.


Bagé é conhecida pela Festa Internacional do Churrasco, a maior festa deste tipo no Brasil, por onde circulam cerca de 60.000 pessoas em quatro dias de duração. Paralelamente, acontece a festa campeira, que está em sua 3ª edição. É tradicional a Semana Crioula Internacional, anualmente no mês de abril, com grandes gineteadas. Sua exposição-feira rural é a mais antiga do país, conhecida como EXPO-FEIRA DE BAGÉ, neste ano completando a 105ª edição. 
Promove grandes leilões de cavalos da raça "PSI-puro sangue inglês", sendo responsável por quase metade do plantel brasileiro, criados nos vários haras da região - os melhores do Brasil segundo os especialistas. Acorrem a esses leilões turfistas brasileiros e, principalmente, estrangeiros, que levam os melhores produtos pagos a alto preço. Bagé é uma grande exportadora de cavalos de corrida, trazendo muitas divisas para o Brasil.
De grande importância na região bageense é a pecuária de corte, com destaque para as raças Hereford e Angus, e suas variedades, com grandes e tradicionais leilões durante a sua expofeira, e por todo o ano comercial.
Toda a região do pampa gaúcho, na qual está contido o atual município, era ocupada, até o século XVI, predominantemente pelos índios charruas.
Sua colonização europeia foi iniciada em fins do século XVII com portugueses e espanhóis. Uma das primeiras ocupações foi uma redução construída por jesuítas, chamada "Santo André dos Guenoas", fundada como posto avançado de "São Miguel", um dos Sete Povos das Missões. A incansável resistência de índios da região à catequização católica,notadamente tapesminuanos e charruas, levou a um conflito que resultou na destruição do povoado.


A partir de então, a região serviu de palco para diversos conflitos entre europeus e nativos, destacando-se o ocorrido em 1752 quando 600 índios charruas, comandados por Sepé Tiaraju, rechaçaram os enviados das coroas de Portugal e Espanha que, amparados no tratado de Madri assinado dois anos antes regulamentando os limites territoriais dos dois impérios na América do Sul, vieram para estabelecer as fronteiras.
Em 1773, dom Juan José de Vértiz y Salcedovice-rei de Buenos Aires, com 5 000 homens saiu do Rio da Prata, atravessou o Uruguai e, chegando ao limite sul do Escudo Riograndense, lá construiu o Forte de Santa Tecla, que foi demolido e arrasado em dois combates, e do qual ainda hoje restam ruínas.
Na área de Bagé, o general Antônio de Souza Neto (Zeca Neto), em violento combate, conhecido como a Batalha do Seival, derrotou as forças legalistas e, no dia seguinte, proclamou a República Riograndense, no contexto da Guerra dos Farrapos. Na Revolução de 1893, quando os federalistas reagiram à ascensão dos republicanos, Gumercindo Saraiva voltou ao Rio Grande do Sul pelo rio Jaguarão e, no Passo do Salsinho, foi travado o primeiro combate. O município testemunhou combates das Traíras, o Cerco do Rio Negroonde 300 prisioneiros foram degolados (com direito à defesa verbal), e o Sítio de Bagé.
Bagé possui clima que tanto pode ser enquadrado no tipo subtropical ou temperado, com verões tépidos (com altas temperaturas durante o dia e amenas à noite) e invernos relativamente frios, com geadas freqüentes e queda de neve em ocasiões memoráveis. As precipitações costumam ser regularmente distribuídas durante o ano, mas secas esporádicas podem ocorrer. De acordo com a classificação do clima de Köppen, o seu é do tipo Cfa.

A temperatura média anual é de 17,9 ºC graus centígrados; o mês mais frio é junho, com temperatura média de 12,4 ºC, e janeiro o mais quente com média de 23,9 ºC. Quanto às precipitações, o volume médio anual é de 1 300 milíetros, o mês considerado mais chuvoso é setembro com média de 134 milímetros, e o menos chuvoso é abril, com média de 83 milímetros. A 
umidade relativa do ar é de 70 % e o tempo de insolação de aproximadamente 2 200 horas anuais.
Em 2010, Bagé possuía 116 794 habitantes. e uma densidade demográfica de 28,52 hab/km² em 2008, população dividida entre a zona urbana e a zona rural da cidade, com taxa de urbanização de 83,70%, a expectativa de vida de 70,68 anos e o coeficiente de mortalidade infantil de 7,78. O índice de desenvolvimento humano , em 2010, era de 0,895. Segundo a classificação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o município está entre as regiões consideradas de alto desenvolvimento humano. A taxa de analfabetismo no município (até 2010) era de 4,93 por cento.


Bagé é importante ponto de passagem para quem viaja do Brasil para o Uruguai por via terrestre. A cidade é ligada ao país vizinho por estrada (BR-153), ficando distante cerca de 60 quilômetros da fronteira entre Brasil e Uruguai e a 560 quilômetros da capital uruguaia.

No transporte aeroviário, Bagé possui o 
Aeroporto Internacional de Bagé Comandante Gustavo Kraemer, em 2001 foi habilitado a receber vôos internacionais. O aeroporto, em breve, poderá operar voos comerciais regulares de passageiros. Atualmente recebe dois voos diários de serviços bancários, além de táxis aéreos e jatos executivos. 

A maior parte dos bageenses é 
católica, correspondendo a 52,80% da população, segundo o IBGE, nas últimas décadas com considerável aumento do número de protestantesEspíritas, e umbandistas também podem ser encontrados. 

Bagé possui o segundo maior ginásio do RS, o GINÁSIO POLI-ESPORTIVO 
PRESIDENTE MÉDICI, popularmente conhecido como GINÁSIO MILITÃO. Nas cercanias do ginásio também há um complexo esportivo, com oito campos de futebol, área verde, vestiários e estrutura para realização de competições do futebol amador do município, além do centro de treinamento do Guarany Futebol Clube. 



Fonte: 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Bag%C3%A9 , em 27/12/2016


Nenhum comentário:

Postar um comentário