domingo, 24 de setembro de 2017

91ª EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA DE PELOTAS - RAÇA JERSEY

2017 - pórtico e sede social da ARP

Pelotas é um dos mais tradicionais centros de criação, melhoramento, divulgação e exposição da raça Jersey, não só no Rio Grande do Sul como em todo o Brasil. Muitos jersistas famosos aqui moravam, embora vários dêles com exploração agropecuária em outros municípios sulriograndenses. Local com história e instalações que justificariam uma etapa do CIRCUITO NACIONAL DA RAÇA JERSEY-CNRJ !!

Em outubro de 1942, tendo como jurado o eng.agr. GLACY PINHEIRO MACHADO, Pelotas promoveu e realizou a segunda especializada da raça no Brasil, cuja Grande Campeã foi ALNIOD CARIKA LUCIE, de Oswaldo Kröeff. 

Em 1945, D.QUINQUINHA DE ASSIS BRASIL foi a primeira mulher a julgar a raça Jersey no Brasil, numa concorrida especializada em Pelotas.

Década de 80 - D.Quinquinha e seus bibelôs no Castelo

Fundada a 1º de setembro de 1948, a ASSOCIAÇÃO DE CRIADORES DE GADO JERSEY DO RIO GRANDE DO SUL elegeu, como presidente de sua primeira diretoria, justamente a filha de ASSIS BRASIL: D.JOAQUINA FRANCISCA, conhecida no meio agropecuário como D.QUINQUIM ou D.QUINQUINHA, tinha importante participação nos eventos e na criação principalmente com a raça Jersey. Nesse ano a raça Jersey, na denominada I EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DE GADO LEITEIRO, teve como jurado o engº agrº WALDEMAR MIRANDA DE OLIVEIRA, e a vencedora do concurso leiteiro foi Rosinha, vaca PC de 4 anos de Emílio Nüremberg.

1948 - I Exposição Internacional de Gado de Leite, Pelotas

Incentivados pelo presidente da Sociedade Agrícola de Pelotas, Dr.Guilherme Echenique Filho, e pelo técnico da Secretaria da Agricultura do RS responsável pelo registro da raça Jersey no sul do estado, Dr.Mário Burck Santos, um grupo de pecuaristas da região de Pelotas fundou a Associação de Criadores de Gado Jersey do Rio Grande do Sul, cabendo à filha de Assis Brasil, carinhosamente conhecida como “D.Quinquinha”, presidir sua primeira diretoria, 52 anos após a entrada da Jersey nos campos gaúchos. A luta pelo oficialização do contrôle leiteiro, a divulgação do concurso leiteiro em exposições, e a formação do 1º Conselho de Jurados da Raça Jersey (9/12/1962), foram sempre solicitados, incentivados e apoiados por Mário Mendes de Mattos. O trabalho iniciado em 1948 pelos fundadores da ACGJRS contribuiu para a evolução e valorização da raça, com a conseqüente melhoria genética dos rebanhos gaúchos, fornecedores de matrizes e reprodutores para todo o Brasil.
  
1995 - saudosa grande criadora e apresentadora, Edda Müller

A sede, até os dias atuais nessa cidade, desde o início contou com o apoio das sucessivas diretorias da ASSOCIAÇÃO RURAL DE PELOTAS - ARP, em cujo Parque de Exposições, denominado ILDEFONSO SIMÕES LOPES, foram realizadas as Estaduais de de Jersey em 1949 (I), 1951 (II) e 1957 (VIII). A de 1951, internacional devido ao caráter da Exposição Agropecuária de Pelotas, teve como jurado o Dr.MANOEL CORRÊA SOARES, que também julgou a de 1949, D.QUINQUINHA DE ASSIS BRASIL julgando a terceira e atribuindo o Grande Campeonato Macho ao touro LORD DE VILA MARIA (criador Sr. Mário Mendes de Mattos, expositor Dr.Paulo Gastal), e o Grande Campeonato Fêmea à vaca CLARA MARIA GALHARDI BASILUA (criador e expositor Sr. Herculano Gomes). Anualmente, em Pelotas são apresentados belos exemplares desta raça, com grande disputa pelos principais campeonatos, pelos concursos leiteiros, e pelos concursos de ranking (Melhor Criador, Melhor Expositor e Melhor Afixo). 

1957 - da Granja Clara Maria, de Herculano Gomes

Desde sua fundação na década de 90, o NÚCLEO DE CRIADORES DE GADO JERSEY DE PELOTAS - NCGJP é o responsável pela organização e execução desta especializada da raça Jersey, sempre contando com o apoio oficial da ACGJRS, núcleo esse atualmente sob a presidência do eng.agr. e juiz da raça Jersey, ELTON BUTIERRES.

Diversos cursos e seminários importantes para a atividade leiteira são promovidos e realizados pelo NCGJP e por diversas outras entidades ligadas ao setor de produção e industrialização do leite, regionais e estaduais.

PROGRAMA DA RAÇA JERSEY e ASSUNTOS LEITEIROS


2017 - Juiz: Prof. Carlos Alberto Soares da Silva

 Carlos Alberto Soares da Silva (58) é natural de Bagé-RS, onde cursou a faculdade de Medicina Veterinária e se formou em 1982. Em 1983 ingressou no programa de pós-graduação do Departamento de Zootecnia da FAEM-UFPEL obtendo o título de Mestre em 1986. Em 1988 ingressou como professor efetivo do Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça da Universidade Federal de Pelotas, hoje pertencente ao IFSul. Em 1991, já como professor da instituição, fez curso de Aperfeiçoamento em Melhoramento Genético Animal no Instituto Agronômico Mediterrâneo de Zaragoza na Espanha. Em 1996 começou sua carreira de jurado de bovinos de leite tendo no ano de 2001 passado a integrar o quadro de jurados oficiais da raça Jersey após curso oficial realizado durante a Expointer-Esteio, e de reciclagem em 2014 durante a Expoleite-Esteio (fez sua abertura), julgando diversas exposições ranqueadas no Rio Grande do Sul. No ano de 2000 ingressou no programa de doutorado do departamento de zootecnia da FAEM-UFPEL, obtendo o título de doutor em 2004. Em 2013 foi professor visitante na Universidade de Cornell (NY), nos Estados Unidos da América onde realizou seu pós-doutorado. Em 2012 criou curso de inseminação artificial de bovinos no Campus Pelotas Visconde da Graça do IFSUL, onde até os dias de hoje coordena e ministra os cursos.

PROGRAMAÇÃO 

1995 - John Whithe julgando em Pelotas

Inscrições
104 Jersey de 15 expositores

10/outubro (terça)
14:00h – início da Semana Acadêmica da Veterinária (sede do NCGJP)
- 3º Seminário de Administração Rural e Gestão Ambiental (ARP)
19:00h – Mini Curso de Zootecnia (Holansul)

11/outubro (quarta)
12:00h – término da entrada dos animais para o Torneio Leiteiro
14:00h – Mini Curso de Avaliação de Queijos (Holansul)
- Admissão das Jersey para o Torneio Leiteiro
18:00h – Esgota para o Torneio Leiteiro
19:00h – Gestão de Segurança no Campo (UCPel)

12/outubro (quinta)
O6:00h – 1ª ordenha do Torneio Leiteiro
14:00h – Seminário Cenários da Produção Leiteira (Casa da Amizade)
18:00h – 2ª ordenha do Torneio Leiteiro

13/outubro (sexta)
06:00h – 3ª ordenha do Torneio Leiteiro
08:00h – início do 1º Curso Jurado Jovem (veja informações no final deste programa)
12:00h – término da entrada geral dos animais
13:30h – continuação do 1º Curso Jurado Jovem
14:00h – Admissão das Jersey para julgamento morfológico
18:00h – 4ª ordenha do Torneio Leiteiro

1983 - Catimbau Duda J76 Licra Master, Grande Campeã e Campeã do Concurso
Leiteiro em Pelotas (28,7 kg/2x, aos 2 anos idade) - cr.e exp. J.Burck e C.G.Rheingantz
14/outubro (sábado)
08:00h – continuação do 1º Curso Jurado Jovem
09:00h – julgamento do gado jovem
13:15h – continuação do 1º Curso Jurado Jovem
14:00h – julgamento do gado adulto

15/outubro (domingo)
12:00h – almoço e premiação
17:00h – desfile dos campeões de todas as raças


1994 - Cascalho Kreta 46 FM Legend
Gr.Campeã em Pelotas (4/92, 10/92, 5/93 e 10/94)
Gr.Campeã em Esteio (5/94)
Gr.Campeã em Canguçu (4/93 e 10/94)
Vencedora de 3 Concursos Leiteiros oficiais
Cr.e exp. C.G.Rheingantz

1° Curso de Jurado Jovem

2017 - Elton Butierres ao centro

Sugerido e organizado pelos zootecnistas SILVANA CARRILHOS HÄERTEL e MÁRCIO SPALLONE, e do Secretário da ACGJRS, VINICIUS RAUBACH, após autorização das diretorias da ACGJRS e do NÚCLEO DE CRIADORES DE GADO JERSEY DE PELOTAS, este curso objetiva o repasse de conhecimentos morfológicos, genealógicos e administrativos através de jurados e técnicos da raça, propiciando maior difusão da raça Jersey para novos técnicos, produtores e estudantes, fundamental para seu desenvolvimento, e maior envolvimento do público em geral nas feiras agropecuárias.

Como benefício aos que dele participarem está a oportunidade de vivenciar a organização e a execução de uma exposição e julgamento morfológico da Raça Jersey, onde o participante poderá se colocar no papel de jurado da raça simulando o julgamento durante um evento oficial de Jersey.

O curso será realizado na sede da Associação de criadores de Gado Jersey do Rio Grande do Sul, em Pelotas, nos dias 13 e 14 de outubro de 2017 - durante a 91ª Expofeira de Pelotas.

Poderão participar acadêmicos de Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Técnicos em agropecuária, Associados da ACGJRS, e Criadores da raça.

Da sua organização participam, pela Associação de Criadores de Gado Jersey do Rio Grande do Sul
Silvana Lüdtke Carrilhos Haertel (Zootecnista e Secretária do SRG-ACGJRS), Vinícius Raubach (Secretário ACGJRS), e pela Campobasso S.R Márcio G. Spallone (Zootecnista).

O programa e o conteúdo do curso, e seus respectivos palestrantes:

> Dia 13/10/2017 (sexta-feira)
08:00 – Credenciamento e entrega de material
09:00 – História da raça Jersey - Eng. Agro e criador Elton Butierres
09:30 – Jersey no Brasil - Eng. Agro e criador Elton Butierres
10:00 – Serviços realizados pela ACGJRS - Zoot. e Resp. Técnica da ACGJRS – Silvana L. Carrilhos Haertel
10:30 – Milk break
11:00 – Etapas para realização de uma exposição -Palestrante à confirmar
11:30 – MESA REDONDA – Criadores/associados
12:00 – INTERVALO
13:30 – Introdução à Morfologia da raça Jersey – Eng. Agro e criador Elton Butierres
15:00 – Milk break
15:30 – Avaliação morfológica prática - Med. Vet Carlos Alberto Soares da Silva
18:00 – Última ordenha do concurso leiteiro

> Dia 14/10/2017 (sábado)
08:00 – Sorteio dos grupos
09:00 – Prova prática de Avaliação morfológica
12:00 – INTERVALO
13:15 – Retorno prova prática de Avaliação Morfológica
18:30 – Divulgação do resultado final
19:00 - ENCERRAMENTO
Total de horas/aula = 20

OBS: este curso não habilita seus participantes como jurados oficiais da raça Jersey


UM POUCO SOBRE PELOTAS

Biblioteca Pública (d) e Intendência Municipal de Pelotas

Pelotas é um município da região sul do Rio Grande do Sul, considerado uma das capitais regionais do Brasil. Sua população de 343.651 habitantes fazem-na a terceira cidade mais populosa do estado.
Está localizado às margens do Canal São Gonçalo, que liga as grandes Lagoas dos Patos e Mirim, as maiores do Brasil, ocupando uma área de 1 609 km². Com cerca de 92% da população total residindo na zona urbana do município, Pelotas fica a 250 km ao sul de Porto Alegre, a capital do estado. 

Na história econômica do município, destaca-se a produção do charque, que era enviado para todo o Brasil por embarcações variadas, e que fez a riqueza de Pelotas em tempos passados. Em Pelotas foi iniciado, a nível brasileiro, o cultivo econômico do arroz, a cultura do aspargo, e a pesquisa varietal de pêssegos, e montado o primeiro projeto específico com a Raça Jersey pela EMBRAPA na década de 1990.


Pelotas teve seu parque industrial destacado em todo o Brasil com a produção de arroz beneficiado, de conservas vegetais e de origem animal, de laticínios, e uma grande atividade comercial atendendo à população de 12 municípios vizinhos. Em Pelotas, anualmente acontece a tradicional Fenadoce - Feira Nacional do Doce, festa de eventos ancorada pelos famosos doces de origem portuguesa que tanto promoveram, e promovem, a cidade.


Parque industrial da COSULATI, fundada em 1957 com o
nome de COOLACTI, capacidade para liofilizaçãode 500 
mil litros diários de leite - marca comercial DANBY
O município conta com cinco instituições de ensino superior, quatro grandes escolas técnicas, dois teatros, uma biblioteca pública, vinte e três museus, dois jornais de circulação diária, três emissoras de TV, um aeroporto, e um porto flúvio-lacustre localizado às margens do Canal São Gonçalo.


1937 - rua Mal.Floriano, arqu.Milton Calvo
Tanto sua zona urbana quanto rural contam com monumentos, paisagens e belas vistas, cenário para as produções cinematográficas “INCIDENTE EM ANTARES, A CASA DAS SETE MULHERES, e O TEMPO E O VENTO”, respectivamente na zona portuária, numa charqueada e na bonita região rural. 
Antigas fazendas, muitas ainda em atividade produtiva, tornam o município atrativo para turistas de todo o Brasil e América do Sul. Belas cabanhas especializadas na criação e melhoramento das raças leiteiras Jersey e Holandêsa, são destaque a nível estadual e nacional.


A bela casa-sede da Estância do Cascalho, primeiro estabelecimento
rural do Cel.Pedro Osório (Rei do Arroz), reformada em 1945 
por seu neto, Oscar Luis Osório Rheingantz

O belo Parque de Exposições Ildefonso Simões Lopes, localizado na entrada norte da cidade, alem das famosas Exposições Agropecuárias já em sua 90ª edição, constantemente é espaço utilizado para shows artísticos, eventos técnicos normalmente ligados à agropecuária, exposições de cães de raças diversas. Nele, em 1948, foi fundada a ASSOCIAÇÃO DE CRIADORES DE GADO JERSEY DO RIO GRANDE DO SUL, em cujo espaço foi erguida sua sede social na década de 80.



1 608,768 km² (BR: 913º)[3]
343 651 hab. est. IBGE 2016[4]
213,61 hab./km²
m

A história do município começa em junho de 1758, através da doação que o General Gomes Freire de Andrade, o Conde de Bobadela, fez ao Coronel Thomáz Luiz Osório, das terras que ficavam às margens da Lagoa dos Patos. Em 1763, fugindo da invasão espanhola, muitos habitantes da Vila do Rio Grande buscaram refúgio nas terras pertencentes a Thomáz Luiz Osório. Mais tarde, vieram também os retirantes da Colônia do Sacramento, entregue pelos portugueses aos espanhóis em 1777. 

Em 1780, instala-se em Pelotas o charqueador português José Pinto Martins. A prosperidade do estabelecimento estimulou a criação de outras charqueadas e o crescimento da região, dando origem à povoação que demarcaria o início do município de Pelotas. Com o sucesso desta indústria, os charqueadores, dispondo de duas estações amenas, construíam palacetes para suas habitações e promoviam a cultura e a educação, no ambiente urbano, exemplificado pela inauguração do Teatro Sete de Abril, em 1831, quatro anos antes de Pelotas ser elevada à condição de cidade.


Na Charqueada Boa Vista, em 2015 Antônio Karan, 
jersista, comemorou com discurso, declamação e dança, seu
centenário de nascimento, com especial abraço do nonagenário
Manoel Acilo Azambuja de Azambuja

A Freguesia de São Francisco de Paula, fundada em 7 de Julho de 1812 por iniciativa do padre Pedro Pereira de Mesquita, foi elevada à categoria de Vila em 7 de abril de 1832. Três anos depois, em 1835, a Vila é elevada à condição de cidade, com o nome de Pelotas. 

rua XV de Novembro, início do século XX

Nenhum comentário:

Postar um comentário