sexta-feira, 22 de setembro de 2017

CHAPECÓ NA ROTA DO CNRJ - JERSEY


A quarta etapa do II CIRCUITO NACIONAL DA RAÇA JERSEY ocorrerá em Chapecó-SC, sob julgamento do gaúcho EDSON KURTZ, no período de 07 a 15 de outubro.

Edson Kurtz nasceu em 28 de setembro de 1976, na cidade gaúcha de Santa Rosa, onde reside até hoje. Pela Universidade Federal de Santa Maria-RS, diplomou-se médico veterinário em janeiro de 2000, logo exercendo veterinária clínica na Cooperativa de Santa Rosa-RS. Desde muito cedo gostando da área de genética e melhoramento, antes de se formar fez o curso para Jurado da Raça Holandesa, em Itanhandú/MG, e outro no Rio Grande do Sul tornando-se, Jurado Oficial da Raça Holandesa. Em Braço do Norte participou do curso para Jurado da Raça Jersey, tornando-se Jurado Oficial da Raça Jersey. Preparou e apresentou animais em exposições, como criador da raça Holandesa. Julgou várias exposições no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, e no Uruguai com destaque na Expo Tarariras/Uruguai. Proprietário da empresa Genetic Store, distribuidora da ST Genetics para o RS, presta serviço de gerenciamento genético de algumas propriedades nesse estado.


Edson Kurtz (camisa escura) com parte dos jurados
no final da reciclagem em 2014, Esteio

Chapecó tem, no leite, um dos pontos mais fortes em sua economia, tanto na primária como na secundária. Com grande organização, incentivo governamental e particular, apoio da forte ACCB, o leite da raça Jersey avança em participação na indústria láctea de todo o estado catarinense. Sua industrialização regional, a cada ano mais importante, conta com a GranMestri idealizada, montada e administrada por Acari Menestrina, Técnico Agrícola de grande experiência no ramo de laticínios, com propriedade leiteira em Erval Grande-RS, justamente com a raça Jersey.



As exposições especializadas na Jersey, em Chapecó, permitem que os melhores exemplares de todo o estado catarinense (os demais estão impedidos de participar face à ausência de aftosa em SC) sejam avaliados e comparados por juizes do Colégio de Jurados da Raça Jersey do Brasil, ou do quadro de jurados de outros países que têm nesta raça uma grande importância, tornando-se uma grande festa e demonstração da evolução anual da Jersey.

Enedi Zanchetti, extensionista, méd.veterinário e
juiz do Colégio de Jurados da Raça Jersey no Brasil
é importante jersista local

Capital do Oeste, Capital da Agroindústria, Capital do Turismo de Negócios – esta é Chapecó. Município do oeste catarinense (626.060 km²) distante 555 km de Florianópolis, com população estimada de 209.553 habitantes (IBGE 2016) – densidade de 334,72 hab/km², sendo a maior cidade do interior de SC (36,1 km²), no centro de uma região com mais de 2 milhões de habitantes, cotada entre os 4 muncípios mais importantes do estado juntamente com Joinvile, Florianópolis e Blumenau. Seu elevado índice de desenvolvimento humano, entre os municípios brasileiros, é de 0,790, com traçado em forma de xadrez totalmente planejado. Com altitude de 670m, possui clima Subtropical.


Pertencendo à Microrregião de Chapecó e à Mesorregião do Oeste Catarinense, é a sede da chamada Região Metropolitana de Chapecó, ficando mundialmente conhecida após o trágico acidente aéreo envolvendo a Associação Chapecoense de Futebol.

Exerce significativa influência na Região Sul do Brasil, seja do ponto de vista econômico, cultural ou político, sendo um polo universitário atrativo a estudantes de todo o Brasil. Suas principais universidades são a Universidade Federal da Fronteira Sul, Universidade Comunitária Regional de Chapecó e a Universidade do Oeste de Santa Catarina. Seu PIB (IBGE 2014) é de R$ 7.713.607 mil, e per capita R$ 38.184,47.

No último 25 de agosto, Chapecó comemorou seu centenário de fundação, sob administração do prefeito Luciano Buligon (PSB).

Sua raiz etimológica é controversa, segundo Lucas Boiteux o topônimo vindo da língua caingangue composto dos radicais echa (vista, avistamento), apé (caminhar) e có (roça), isto é, “pequeno local onde é avistado o caminho da roça”. Uma outra versão similar, é uma afirmação de que eçá, cujo significado é "olhos, vista" e pecó, cujo significado é “frequente”, isto é, “o que é frequentemente avistado”. Por sua vez, Telêmaco Borba foi defensor da ideia de uma outra seguinte raiz etimológica: cha, cachoeira, embetcó, modo de caça noturna aos ratos com fachos, isto é, cachoeira onde são noturnamente caçados ratos com fachos luminosos.

UM POUCO DE SUA HISTÓRIA


Datam da metade do século XVII, as primeiras viagens pela região. Os mamelucos paulistas dirigindo-se para as povoações indígenas (construídas sob organização dos jesuítas espanhóis), caçavam indígenas para transformá-los em escravos.
Com o Tratado de Madri, assinado entre Portugal e Espanha, comissões mistas daqueles dois países estiveram pela área entre os anos de 1775 e 1777, quando foi localizado o rio Peperi-Guaçu (atual fronteira Brasil-Argentina). O rio Chapecó e as nascentes destes, foram exploradas pelo espanhol Gondim, geógrafo que integrava a comissão, veio ao Jangada (tributário da margem esquerda do rio Iguaçu) e entendeu que essa era a fronteira da Espanha com Portugal. Surgiu daí a longa pendência de Limites (Questão de Limites), somente solucionada em 1895, em favor do Brasil, tendo como árbitro o presidente americano Grover Cleveland.
Antes, para que a posse brasileira fosse garantida, foi criada na região oeste de Santa Catarina, a Colônia Militar de Chapecó, com sede em Xanxerê, fato que ocorreu em 1859 mas somente em 1882 instalou-se a colônia, dirigida pelo então capitão (mais tarde marechal), Bernardino Bormann. Entre 1943 e 1946, Chapecó, que então abrangia inteiramente o oeste do estado, pertencia ao Território do Iguaçu. Logo depois do Acordo de Limites entre o Paraná e Santa Catarina a 20 de outubro de 1916, Chapecó entregou-se a Santa Catarina.
Inicialmente, o nome da cidade "Chapecó", de origem indígena, era escrito Xapecó, mas com tempo o governo da cidade preferiu mudar o X para CH, e assim ficou até os dias de hoje.
Foi elevado à categoria de município, por meio da Lei nº 1147, de 25 de agosto de 1917. O município foi instalado em 14 de novembro do mesmo ano, porém, a sede municipal andou em “garupas de tropas”, sendo estabelecida ora em Passo dos Índios (Chapecó), demais vezes em Xanxerê e Passo Bormann. Somente em 1931 fixou-se definitivamente, onde atualmente está assentada a cidade. Dessa data em diante, a chegada de gaúchos (acima de tudo descendentes de italianos e alemães), incrementou o povoamento de Chapecó, então com uma área de grande extensão territorial e que atualmente se reduziu a quase 1 000 km². As principais atividades econômicas do município são a agricultura, a indústria, a madeira e a pecuária, fazendo de Chapecó, um dos municípios com maior populaçãoPIB e IDH de Santa Catarina.
Até os últimos dias de 1953, Chapecó era um grande município, com área passando além dos 14 000 km². Sua história é a verdadeira história do oeste de Santa Catarina, do qual é "capital regional", também por conter, de alguns anos para cá, uma espécie de sub-governo estadual, a “Secretaria de Estado dos Negócios do Oeste”.


Um dos fatos históricos de maior relevância da cidade foi o Linchamento de Chapecó, em que quatro homens, acusados de terem incendiado a igreja matriz, foram arrebatados na cadeia pública, linchados e queimados vivos em praça pública. A íntegra do processo do Linchamento foi disponibilizada pelo Ministério Público em 2017. O Memorial do Ministério Público contém livro com entrevista com o promotor do caso à época.
A região sempre foi alvo de disputas, devido à sua importância estratégica como região de fronteira. Durante a Guerra do Contestado, foram usados, pela primeira vez na história da América Latina, aviões para fins de reconhecimento e apoio a operações de guerra. 

Colonizada por imigrantes italianos e alemães, principalmente, provenientes do Rio Grande do SulParanáSão Paulo e litoral de Santa Catarina, a cidade hoje atrai vários habitantes graças ao seu desenvolvimento.
É uma das cidades com maior número (em porcentagem) de prédios de Santa Catarina. Segundo o IBGE, Chapecó tem quase 16% da sua população morando em apartamentos, ganhando em porcentagem de cidades como JoinvilleItajaí e Blumenau. Além disso, a cidade ganha de sua capital em edifícios maiores, pois o maior prédio de Florianópolis possui 21 andares, enquanto em Chapecó atualmente há um de 22 e também de 21. Estão em fase de obras mais um de 21 (Edifício Monet) 22 andares (Le Blanc) e outro com 25 pavimentos (Gran Palazzo) e cerca de 100 metros de altura.


Limites: Está localizada no Oeste Catarinense, na inserção da bacia hidrográfica do rio Uruguai, cujo curso define a divisa com o estado do Rio Grande do Sul. Os municípios vizinhos são, basicamente, antigos distritos desmembrados.
·         Norte:Cordilheira Alta e Coronel Freitas
·         Sul: Estado do Rio Grande do Sul
·         Leste:XaximArvoredoSeara e Paial
·         Oeste:GuatambuPlanalto Alegre e Nova Itaberaba

Relevo e solo: A região faz parte do Planalto Meridional do Brasil sendo suas características: 40% Plano e Suave Ondulado; 20% Ondulado; 30% Forte Ondulado; 10% montanha e Escarpado.

Clima: Úmido mesotérmico, precipitação pluviométrica de 1 650 mm/ano, umidade relativa do ar compensada 73,5%, temperatura média anual compensada: 19 °C, geadas de maio a agosto (tardias em setembro).

Vida noturna e eventos:

Por ser uma das principais cidades do Sul do Brasil, e conter um número significativo de jovens devido às universidades, Chapecó hoje conta com diversas opções de clubes e evento.



A cidade realiza, periodicamente, importantes eventos, destacando-se as feiras especializadas ou multissetoriais. O Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves é reconhecido como um dos melhores parques de exposições do Sul do País e o maior de Santa Catarina. Possui uma área de 210 mil m², que, aliado à boa estrutura de hotéis e restaurantes da cidade, viabiliza eventos durante todo o ano.



Pouco a pouco, também, é crescente o número de apresentações, não governamentais, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, como exibições de dança, música, artes, etc. Destacam-se óperas realizadas pela Camerata Florianópolis, Encontro Brasileiro de Orquestras, Dança Chapecó e Arte Conexão, promovido pela Escola de Artes de Chapecó, entre outros.

VS 354 Anamara On Time da Diamantina, Campeã Júnior em 2016

Dentre os principais eventos de Chapecó, podemos citar a Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial (Efapi), a Mercomóveis (Feira Mercosul de Indústria de Móveis), o Salão Brasileiro da Suinocultura, e a Feira Internacional de Processamento e Industrialização da Carne (Mercoagro). Na área de decoração, acontece a Mostra de Arquitetura, Decoração, Design e Paisagismo (Decorare). Entre os eventos da área cultural e artística acontecem a Festa das nações, o Rodeio Artístico Internacional Cidade de Chapecó, a Festa do Leitão Light, a Kerbfest, a Wurstfest - festa da linguiça, a Festa do frango e peru, a Festa da Colonização Italiana, o Dança Chapecó, Festival Sulbrasileiro de Dança, a Novemberfest, o Rodeio artístico e crioulo nacional, e a Feira Internacional de Cultura e Artesanato Mãos da Terra.


VS321 Valdirene On Time da Diamantina, Res.Campeã Vaca Jovem 2016





Como exemplos de feiras e eventos profissionais e de negócios, pode-se mencionar a EXPEN - Feira de Multissoluções em Gestão, a AMBIENTALIS - Conferência e mostra de sustentabilidade, o Congresso Sulbrasileiro Multiprofissional em Saúde, serviços e tecnologia, a Interleite, a Logistique - Feira internacional de logística, serviços, transporte e comércio exterior, a Mercoláctea, a Metalplast, a Projetec - Feira de projetos e tecnologias da construção civil e habitação, o Simpósio Brasil Sul de Suinocultura, e o Supermarket.[48][49]


Pontos Turísticos


Monumento O Desbravador: Situado no perímetro urbano, foi inaugurado em 25 de Agosto de 1981 com o objetivo de homenagear os primeiros desbravadores que colonizaram e construíram o município. Criado pelo artista plástico Paulo de Siqueira, mostra a figura de um gaúcho empunhando um machado, simbolizando o trabalho. Na mão esquerda, está um louro simbolizando os papagaios da região. O monumento possui catorze metros de altura, 5,70 metros de largura e pesa nove toneladas. A obra é um cartão de visitas e ponto de identificação da cidade. Na base do monumento, está o Memorial Paulo de Siqueira.



Arena Condá: Em 2008, o Estádio Regional Índio Condá foi remodelado, com a demolição de suas alas e a construção de novas alas. Esse processo se deu por etapas. A última etapa foi finalizada em 2014. A capacidade anterior do estádio era de cerca de 12 500 pessoas. Com a reforma, a capacidade passou para 22 600 torcedores. O estádio é utilizado pela Associação Chapecoense de Futebol, e tem uma grande fama por suas características acústicas tornando-se um verdadeiro caldeirão.



Ecoparque: Ecoparque é um dos seis parques públicos do município. Localizado na Avenida Getúlio Vargas, em frente ao 2º Batalhão da Polícia Militar, trata-se de um parque para caminhadas, outros exercícios físicos e recreação. No parque há diversos bancos, academia aberta, parque infantil, palco de apresentações, anfiteatro, corretos e banheiros públicos. Entre as atrações ambientais encontram-se grandes eucaliptos, um riacho, uma lagoa formada por um antigo banhado, além de algumas espécimes de Ratão-do-banhado. Após reforma em 2014, o Ecoparque ganhou sinalização e iluminação adequados para utilização noturna pela comunidade. Mantem-se atualmente a proibição de andar de bicicleta, patins, patinete ou skate dentro do parque, bem como a entrada de animais, bolas e bebidas alcoólicas. Horário de funcionamento: 06 h às 21 h.

Praça Coronel Bertaso: Localizada no Centro da cidade, a Praça Coronel Bertaso é um espaço agradável que reúne história, cultura, lazer e descanso. Ao mesmo tempo em que conta a história do Ciclo da Madeira, primeiro ciclo econômico e cultural de Chapecó entre as décadas de 1920 e 1950, através de um mural feito em argamassa de concreto, utilizando técnica mista esgrafiado-mosaico com cerca de 200 m², oferece área de lazer com parque infantil, jogos de mesa e uma bela fonte luminosa com jato d'água. Na fonte luminosa, há uma escultura abstrata em metal criada pelo artista plástico Xyko Bracht. Dispõe, ainda, de galeria de arte onde, regularmente, artistas locais expõem suas obras.

Mirante da Ferradura: A estrada de acesso às comunidades de Alto Capinzal e São José do Capinzal caracteriza-se pela paisagem rústica, exuberante, que nos leva por caminhos que serpenteiam as curvas do rio Uruguai, onde tem-se a impressão de estar em um local mágico que vivenciou parte da história dos primeiros moradores de Chapecó, dos balseiros, do ciclo da madeira. Descendo a serra encontra-se um refúgio onde o turista pode aventurar-se a observar e apreciar a beleza do Vale do Uruguai. Dependendo do clima e horário, poderá ver os primeiros raios de sol nascendo em meio a névoa que paira sobre as águas e que mais parece um algodão envolvendo todo o Vale.

Gruta de Sede Figueira: Localizada no Distrito de Sede Figueira, a mil metros da BR-282, o local é composto por três grutas que se formaram na rocha e uma cachoeira com aproximadamente oito metros de queda d’água. A Capela de Nossa Senhora de Lurdes fica em frente a uma das grutas, onde, anualmente, no mês de Dezembro, é realizada Romaria Penitencial para a Santa com a participação de cerca de 5 000 pessoas. Em meio à mata nativa, há a Trilha dos Mistérios do Rosário, com quinze esculturas em pedra de arenito de um metro de altura por oitenta centímetros de largura, simbolizando cada um dos mistérios. As obras foram criadas pelo artista chapecoense Ciro Sosnoski(20 km-W).

Rota do vale do rio Uruguai: Localizada no interior do município, a rota permite a turistas de todas as idades vistas deslumbrantes e incríveis experiências. A rota se dá às margens da SC 480, a partir do km 12, nas proximidades da Linha Serrinha. Até o rio Uruguai são aproximadamente oito quilômetros de descida de serra, cuja rodovia é cercada de quiosques, tirolesas e locais para entretenimento. Nas proximidades da ponte do rio Uruguai estão disponíveis áreas para banho e esportes náuticos.

Shopping Pátio Chapecó: O Shopping Pátio Chapecó é um empreendimento construído pela AD Shoppings visando o entretenimento e o alto poder de consumo da população do oeste catarinense. O Shopping já considerado um dos principais pontos de Chapecó atraindo mais de um milhão de consumidores potenciais por mês. Com aproximadamente 120 lojas abertas, conta com arquitetura moderna e praça de alimentação de alto nível com franquias conhecidas mundialmente como Mc Donald's, SubWay,Burguer King, Patroni Pizza, Montana Grill e Spoletto. O shopping conta também com modernas salas de cinema, duas delas com tecnologia 3D, operadas pela Arco-íris Cinemas. As quatro salas permitem a exibição de até sete filmes simultaneamente. O shopping é uma ótima opção de lazer a todos os chapecoenses e também, claro, a todos os turistas do sul do Brasil.
Outros pontos de interesse turístico:
·         Trilha do Pitoco
·         Floresta Nacional de Chapecó
·         Camping Rota do Sol
·         Museu Tropeiro Velho
·         Museu da Cultura Italiana
·         Recanto dos Pinhais
·         Catedral Santo Antônio
·         Bike Park Lauri Marin
·         Mercado Público Regional


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário