sábado, 17 de novembro de 2018

GRANDES VACAS "I" - GEMA ISCA DOUTRINA VALENTINO "FIV", EX 95

2018 - GEMA ISCA, Expointer/RS
Há muito venho resenhando esta "mini-série", intitulada GRANDES VACAS, sempre entusiasmado pelo grande conselheiro gaúcho da raça Jersey, o conhecido, e querido no meio agropecuário, Superintendente do SRG/ACGJRS: CLARITON TAVARES DIAS.

Bem, no momento em que duas vacas nacionais obtiveram a maior pontuação no Brasil, EX 95, não pude mais deixar passar. Minha intenção de apresentá-las neste primeiro capítulo foi superada pelo não recebimento de dados de SURENA GILLER TENFEN, EX 95 - criada por José Tenfen e propriedade de Nelson Ziehlsdorf - tendo que optar por postá-las em dois capítulos.

2018 - BRAÇO DO NORTE/SC, a Grande Campeã SURENA GILLER TENFEN, EX 95
Ambas, GEMA ISCA e SURENA GILLER TENFEN, são as grandes candidatas ao cobiçado título de GRANDE CAMPEÃ NACIONAL DA RAÇA JERSEY 2018, a ser apresentado ao público na grande festa de encerramento do ANO JERSISTA 2018 no próximo dia 24 em Curitiba/PR, coroando de êxito os dois mandatos do Presidente da ACGJB, MARCELO DE PAULA XAVIER.

2018 - IJUI/RS, a Grande Campeã GEMA ISCA DOUTRINA VALENTINO "FIV", EX 95

POR TRÁS DE UMA EX 95

2018 - GEMA ISCA DOUTRINA VALENTINO "FIV", EX 95
Grande Campeã na EXPOINTER/RS
Grande Campeã em TRÊS DE MAIO/RS
Grande Campeã na V ETAPA DO CNRJ, em IJUI/RS

2018 - EXPO EM TRÊS DE MAIO, Grande Campeã e Campeã Longeva:
GEMA DOUTRINA QMO CHAIRMAN, EX 91 - mãe de GEMA ISCA

J.MENDINA 300 MAGIC OGSTON RESENHA, MB 85 (classificação aos 10 anos)
Avó de GEMA ISCA, morreu aos 14 anos de idade

2016 - GEMA LIMA DOUTRINA MOCHILA, irmã de GEMA ISCA
3º Melhor Fêmea Jovem na FENASOJA
2017 - Campeã Vaca 1 Ano Parida na V ETAPA DO CNRJ, Ijuí/RS

ETIMOLOGIA DE SEU NOME:
GEMA: afixo do criador desde 1961 na raça Jersey: G/Gerzy, E/Ernesto, MA/Maraschin
ISCA: nome da vaca, a inicial “I” significando, nesse plantel, que nasceu em 2013;
DOUTRINA: sua mãe, uma Chairman EX 91, atualmente seca preparando-se para seu 9º parto, aos 11 anos de idade, também mãe da Gema LIMA Doutrina Mochila MB 88 (ao 1º parto) Campeã 1 Ano Parida do Circuito Nacional do Jersey de 2017. Doutrina também tem um filho de Marcin, Gema MAESTRO Doutrina Marcin, atualmente coletando e vendendo sêmen pela GENSUR;
VALENTINO: touro que colocou muito leite nas filhas. É o pai de “nossa” recordista nacional de 1ª lactação, Gema LENDA Iguana Valentino MB 89 (ao 1º parto), com 9 .510 kg de leite em 305 dias de lactação;
FIV: investimento em tecnologia, resultado de fertilização “in vitro”, coletada em Santa Rosa-RS, concebida em Campo Grande-MS, nascida em Santo Ângelo e, novamente, criada em Santa Rosa;
EX 95: pontuação obtida mediante avaliação (pontuação) individual por técnico devidamente credenciado pela Associação dos Criadores de Gado Jersey do Brasil – ACGJB, em comparação com a vaca-padrão da raça (100 pts).  A pontuação acima de 94 pontos obrigou à vaca avaliação por duas vezes, e técnicos distintos: med.vet. Artur Garcia Cademartori/RS e med.vet. Paulo Henrique de Souza/PR.

2016 - na FENASOJA, três GEMAS: Hípica, Isca e Doutrina
(as três primeiras da esquerda para a direita)

2014 - melhor Conjunto Família na FENASOJA, GEMA ISCA e
GEMA DOUTRINA com Marcelo e Caco (um conjunto família campeão)

GEMA ISCA DOUTRINA VALENTINO “FIV” não apareceu por acaso: desde 1961, o engº agrº, profº e doutor em Agronomia pela UFla/USA, GERZY ERNESTO MARASCHIN, investe em genética. Sempre buscando touros melhoradores das características que julga mais importantes para a produção, que vão sendo incorporadas ao perfil genético de seu rebanho, hoje substituído por sua filha, ÂNGELA DE FARIA MARASCHIN que, desde “pirralha”, acompanhava o pai na criação e nas exposições da raça Jersey.

1983 - Expointer/RS, a Gr.Campeã BARAJÁS com os irmãos  Ângela,
Simone e Jorge. Ao fundo, um primo Maraschin, o sócio Augusto Lorenzoni,
um peão e Cláudio Lorenzoni. 
A partir de 2004, já médica veterinária, Ângela assume com seu marido Marcos “Caco” Sousa de Freitas, também veterinário, a condução geral do rebanho. Mas Gerzy, velho e competente guerreiro, sempre atualizado nunca abandonou a Jersey e, com satisfação, assiste hoje a participação de seus netos, Marcelo e Daniela, “criados junto às Jersey e à atividade leiteira”.

2018, Ijuí: Ângela, Marcelo, Daniela e Caco
Na década de 70 uma grande e rigorosa seleção, baseada no controle leiteiro oficial na propriedade, obrigou a permanência apenas dos animais mais produtivos. Na Expointer de 1983, em Esteio/RS, a vaca BARAJAS foi a Grande Campeã, título que já havia conquistado no ano anterior em Santa Maria/RS, pertencente a GERZY MARASCHIN.

1982 - D.Eneida com BARAJÁS, Grande Campeã em Santa Maria/RS,
em 1983 Grande Campeã na Expointer/RS

Depoimento de Caco:

“Além das características com mais ênfase consideradas pela Cabanha, ao longo destes anos houveram investimentos em tecnologia da reprodução, como Transferência de Embriões resfriados e congelados, e Fertilização “in vitro”. A adoção de atividades como estas em animais superiores, possibilitou-nos a obtenção de alguns animais que, pelas técnicas usuais de inseminação ou monta natural, não seriam possíveis. Nossa grande vaca do momento, GEMA ISCA, resume tudo.

2018 - GEMA ISCA DOUTRINA VALENTINO "FIV", EX 95
Expointer, Esteio/RS
“Muitas pessoas participaram deste feito, para começar temos que falar de meu sogro, Gerzy Ernesto Maraschin, grande mentor, entusiasta, incentivador. A maneira como procedeu a transição da gerência das atividades merece elogios. Só assim pode haver a tão esperada sucessão familiar. A família, por muitas vezes, abdicou de outras atividades para dedicar-se um pouco mais às vacas, e aqui falamos toda a família: dos que estão, dos que já foram, e dos que estão chegando. À Ângela, sucessora nata de jeito e de vontade, que com habilidade soube aceitar o novo sem perder o que foi conquistado, mas sempre com seus princípios fortes e bem defendidos. A todos os funcionários que já trabalharam conosco, todos eles, de pouco ou muito tempo, que foram importantes na formação deste rebanho. Aos “preparadores”, que sempre entenderam que as “vacas estavam em primeiro lugar”, sua saúde, seu bem-estar acima, muitas vezes, do nosso bem-estar. Ao técnico classificador, Artur Cademartori, que acompanha nossa caminhada há muito tempo e vem registrando essa evolução, sempre, com muita eficiência e retidão. Cito também a contribuição do técnico classificador Paulo Henrique de Souza, prontamente vindo de Curitiba a Santa Rosa para a certificação da nota EX 95. A Associação de Criadores do Gado Jersey, que sempre certificou nossas anotações zootécnicas.

2018 - em Ijuí, quase tôda a equipe GEMA
“O teste genômico, hoje, nos permite identificar a presença de certos genes que nos dão a verdadeira possibilidade da expressão das características em questão. Tanto tempo utilizando material genético positivo para determinadas características, no momento em que se dá condições ambientais para os animais, esta combinação gênica acaba por refletir em um conjunto de animais diferenciados.

“Em primeiro lugar, pré-requisito para fazer parte da bateria de touros: FORÇA. Esta era, e ainda é, uma característica que os responsáveis pela escolha de touros não abrem mão: tem que ser positiva, e bem positiva!

“A partir de 2004, leite, característica de boa herdabilidade que possibilitou a manutenção do rebanho através da venda deste produto e da participação em concursos leiteiros com resultados expressivos nas principais feiras do Estado.

2018 - Caco, dedicado nos torneios leiteiros de Ijuí e Esteio
“O investimento em genética sempre esteve presente como um dos quatro pilares da produção, junto à alimentação, manejo e sanidade. Cada um com seus custos específicos mas com o mesmo grau de importância, nunca esquecendo-nos da Lei dos Mínimos: nenhum vale mais que um outro.
Para finalizar, dizer que é muito prazeroso ver nossos sonhos realizando-se, aos poucos mas com consistência, recarregando nossas baterias para o dia-a-dia tão desafiador destes novos tempos, mostrando-nos que sempre temos algo a melhorar.
“E seguiremos buscando este melhor!"

D.Eneida, Gerzy, Daniela e Marcelo: 1ª e 3ª geração de sucesso,
a 2ª ordenhando suas GEMA na FENASOJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário