quarta-feira, 21 de novembro de 2018

GRANDES VACAS "II" - SURENA GILLER TENFEN, EX 95




SURENA GILLER TENFEN - EX 95 (HBB 149971C), a primeira vaca a ser classificada EX 95 no Brasil, foi adquirida em 2015 por NELSON EDUARDO ZIEHLSDORFF – SRC FARMS, Indaial/SC, na Exposição de Braço do Norte/SC quando foi Reservada de Campeã Vaca 4 Anos.
  


Nascida em 15 de outubro de 2010 na propriedade denominada “Recanto da Cachoeira”, de JOSÉ TENFEN/GRANJA TENFEN, no município de Braço do Norte/SC. SURENA GILLER TENFEN - EX 95, é filha de Shamrock Giller – EX x Sulina Legion Tenfen, tendo como avô materno BW Legion. Sua avó materna é Sula Berreta Lester Tenfen (Highland Duncan Lester x Formosa Imperial Berreta Tenfen).


Em 2013, 1º parto, SURENA foi classificada MB 86, conforme súmula a seguir:


Aos 6 anos de idade, SURENA já conquistou os seguintes títulos para a SRC FARMS:


2018:
Ø  Grande Campeã da “Festa do Leite”, em Presidente Getúlio/SC, e Suprema Campeã de todas as raças;
Ø  Grande Campeã e Melhor Úbere da maior exposição da America Latina (312 animais julgados) em Braço do Norte/SC, II etapa do CNRJ–Circuito Nacional da Raça Jersey;
Ø  Grande Campeã, Melhor úbere da III etapa do CNRJ, em Itajai/SC, com 102 animais em pista , e Suprema Campeã de todas as raças;
Ø  Única vaca, no Brasil, a ganhar duas etapas do CNRJ no mesmo ano, superando mais de 400 animais nos dois eventos.

2017:
Ø  Grande Campeã e Suprema das raças Festa do Leite;
Ø  Grande Campeã Etapa Nacional Braço do Norte;
Ø  Grande Campeã e Suprema da Festa de Itajaí
Ø  Reservada Grande Campeã Chapecó

2016:
Ø  Grande Campeã e Suprema das raças na Festa do Colono de Itajaí
Ø  Grande Campea e Suprema das raças na Festa estadual do Leite em Presidente Getúlio

2015:,
Ø  Reservada de Campeã Vaca 4 Anos, na Feagro

2018 - Feagro, Braço do Norte/SC

NELSON ZIEHLDORF afirma: “SURENA está sendo preparada para seguir nas pistas em 2019, e participará num programa de aspiração. Fechou a 5ª lactação com 9.453,00 kg de leite – 4,78% G e 3,98% P. Em resumo, esta excelente vaca foi Tri campeã Festa do Leite e Tri Suprema das raças – em Presidente Getúlio, Tri Campeã Festa do Colono em Itajai e Suprema das raças, Bi Campea Nacional Etapa Braço do Norte, Campea Nacional Etapa Itajaí 2018. Neste ano de 2018 ela competiu com mais de 500 animais da raça Jersey, acho que nenhuma vaca foi testada no Brasil desta forma nos últimos 10 anos. Filha sua foi vendida por R$ 16 mil no leilão de Braço do Norte, junho 2018, e foi a Campeã Jovem da  exposição de Xanxerê”.


Segundo LEANDRO TENFEN, filho de José, médico veterinário e aspirante a Jurado da raça Jersey, a mãe de SURENA - SULINA LEGION TENFEN – foi vendida para um criador de Cricuma/SC quando SURENA ainda era novilha, e não chegou a ser classificada. Sua avó foi recordista de produção e de longevidade: SULA BERRETA LESTER TENFEN. A bisavó é FORMOSA IMPERIAL BERRETA TENFEN, ou seja, 4 gerações com o afixo TENFEN, um criatório de 60 animais com 25 em lactação, atual bicampeão Melhor Criador e Melhor Afixo Jovem da FEAGRO (2017 e 2018), e Melhor Afixo em 2018. Antes de vendê-la, deixou-nos 3 machos – não foram registrados. Na SRC FARMS, já produziu 3 fêmeas!!! No primeiro ano em que participou de exposições, 2014, SURENA foi Reservada de Campeã Vaca Jovem. Antes deste ano, não participou de exposição em virtude do seu momento em lactação não ter sido adequado, e porque a Cabanha Tenfen participava de poucas exposições, normalmente só da Feagro”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário