sexta-feira, 19 de agosto de 2011

NO CAMINHO DAS COOPERATIVAS




Um dos pontos altos da atual gestão de nossa Associação é o contato com as cooperativas de laticínios e de produtores de leite, visando sua participação de forma a registrarmos a grande quantidade de Jersey espalhada pelo Rio Grande do Sul.

Nesta semana, mais precisamente dia 17 de agosto, Fernando Müller e Darcy Bitencourt visitaram a Piá (Cooperativa Agropecuária Petrópolis Ltda), em Nova Petrópolis, sendo muito bem recebidos pelo seu presidente Gilberto Kny, pelo vice-presidente Nilson J.Olbermann, e pelo técnico Fábio. Na foto ao lado, da esquerda para a direita: Fábio, Bitencourt, Kny recebendo de Müller a revista POR QUE JERSEY, e um grande painel com jersey ao fundo. Nesta cooperativa, 2.500 criadores de jersey ainda não estão registrando seus animais, trabalho que em breve estará sendo realizado. Na oportunidade, Fernando Müller enfatizou a disponibilidade de novilhas registradas na zona sul, e em diversos estabelecimentos nas demais regiões, que podem ser aproveitadas no programa da PIÁ de financiamento e distribuição de mais Jersey entre seus fornecedores, ficando acertado que a PIÁ recolherá, diàriamente, o leite de Jersey durante a Expointer, cabendo à Associação o controle da entrega por expositor e, quando do recebimento do valor da venda, a distribuição proporcional do seu valor.




Aproveitando a viagem no útil JERSEYMÓVEL, F.Müller e D.Bitencourt, acompanhados do inspetor regional da Associação, Estanislau S.da Silva, foram agradàvelmente recebidos pelo jovial Guido Utz que, aos seus 80 anos, não esconde a satisfação em criar e melhorar a raça Jersey, da qual possui 170 fêmeas da melhor genética. Dos principais expositores em Esteio, sem nunca faltar, garante que investe no sêmen dos melhores touros disponíveis no mercado, idependentemente do valor praticado. Seu Guido, como é carinhosamente conhecido no meio jersista (na foto entre Müller e Bitencourt), pretende investir muito nos próximos anos em genética e instalações, vendo no leite um importante produto para a manutenção e melhoria das propriedades rurais no RS.


EXPOINTER:

Por determinação da Secretaria da AGricultura do RS, em portaria específica, está proibida a comercialização de leite diretor aos consumidores, principalmente evitando problemas de sanidade do produto carregado em "qualquer recipiente". Preocupados com a medida, nossa diretoria acertou com a PIÁ o seu recolhimento diário, de madrugada, durante o evento. Para tanto, será controlada a entrega do leite por expositor, armazenado no resfriador gentil e novamente cedido pela D.Laval-Milk Shoping, e o valor líquido apurado com a venda total será rateado, proporcionalmente à entrega, com os fornecedores.


A COMISSÃO DE EXPOSIÇÃO DA EXPOINTER, responsável pela discussão e resolução dos problemas porventura ocorridos, segundo determinação do presidente Fernando Müller está composta por:


Adilson F.Ramos - Presidente

Álcio A.Azambuja - Diretor Exposições

Celso A.B.Wonglon - Diretor Exposições

Carlos G.Rheingantz - Conselho Técnico

































Nenhum comentário:

Postar um comentário