terça-feira, 2 de agosto de 2011

JERSEY DE ALTO NÍVEL NA EXPOINTER

Esta é uma visão em perspectiva do Parque Assis Brasil, desde 1971 sediando as maiores mostras da agropecuária sulamericana, em Esteio-RS, ano em que o grande campeonato foi vencido por J.J.Chaves Barcellos e Manuela Figueiredo (macho) e por Fernando Carúccio (fêmea). Em 1972, foi realizada a Iª Expointer, durante muitos anos repetida nos de final par, depois passando a ocorrer anualmente. Na raça Jersey, a família Bertagnolli começou a "figurar" na primeira internacional, conquistando o grande campeonato macho, as fêmeas com predomínio ainda do rebanho de Assis Brasil, afixo Itaevaté, expostas por Fernando Carúccio (1972), e pela D.Quinquinha de Assis Brasil (1973). Na IIª Expointer, Pedro Bertagnolli arrematou os dois grandes campeonatos: macho e fêmea. Em 1975, a Sucessão I.Chaves Barcellos e Fernando Carúccio dividiram, o primeiro com o macho, o segundo com a fêmea. Em 1976, IIIª Expointer, Antônio Carlos Pinheiro Machado trouxe seu Heretaunga Tio Pepe (imp) para o pódium, mais uma vez Fernando Carúccio vencendo com Itaevaté Josephine B.Bell (bi-campeã em Esteio). Em 1977, a vaca Onda S.Sapins Bell (de João Salvador Jardim) não deixou dúvidas, Ronald Bertagnolli arrematando o título dos machos com seu Cacau Wolvers do Butiá. Em 1978, IVª Expointer, Lopes Cravero de J.J.Chaves Barcellos e Manoela Figueiredo mereceu a "taça", a das fêmeas ficando para Rurama Vedas do Butiá, de Ronald Bertagnolli. Vocês se lembram do que ocorreu, a partir daí? Por enquanto, o que interessa é que a Jersey continua disputando com sua concorrente o posto de primeira expositora nas raças leiteiras, neste ano com pequena diferença a favor da Holandêsa. Serão 192 jersey expostas por 32 criadores.



Presidente e 1º Vice-presidente da ACGJRGS foram muito bem recebidos pelo presidente da Cooperativa Santa Clara, onde brindaram com um gostoso chocolate ao leite de Jersey. Conversas informais, mas importantes, sobre aquela cooperativa, sobre a Associação de Criadores de Gado Jersey do RS, e sobre as exposições de Esteio foram trocadas. Os jersistas gaúchos estão muito bem representados pela diretoria atual, empenhada em renovar contatos com cooperativas e laticínios sulriograndenses, com a participação do "embaixador", sempre participativo, José Antônio Ibañez de Lemos, representante oficial desta associação em reuniões na capital.







Por falar nele, Lemos aparece na frente da foto quando da visita ao LABLEITE-EMBRAPA-CPACT, durante o Encontro de Criadores realizado em julho passado. Ana Maria Osório, sem dúvidas das maiores experts na seleção e julgamento da raça Jersey, tambem deu seu sorriso. Este laboratório é o segundo no RS a ser oficializado pelo MARA para analisar a qualidade do leite.


















Querendo mais notícias sobre a raça e seus criadores, visite os sites http://www.jerseyrs.com.br/ , http://www.jerseybrasil.com.br/ , e os bloggs http://www.blogdojerseyrs.blogspot.com/ e http://www.blogdorheingantz.blogspot.com/ em, se ainda não recebeu o JORNAL DO JERSEY RS, solicite-o.































































Nenhum comentário:

Postar um comentário