sexta-feira, 29 de julho de 2011

FESTA DO COLONO NA COXILHA DO BARÃO







Raça Jersey marcou presença na Festa do Colono, na Coxilha do Barão em São Lourenço do Sul, em 24 de julho de 2011. Mostra de terneiras e vaquilhonas, organizada pela EMATER, sob a coordenação do Médico Veterinário Lucas Hax. Participaram os criadores Ingo Klumb, Mirela Scatolim Anselmo e Bruno Kneib. O eng.agronomo da EMBRAPA Alcio Azambuja, julgou os animais. Cerca de 6.000 pessoas visitaram a mostra (foto acima).











Já em Porto Alegre, no último dia 27, o presidente, Fernando Müller, e o vice-presidente Darcy Bitencourt, marcaram presença no lançamento da Expointer.





JERSISTAS: ATENÇÃO NA COMPRA DE SÊMEN
ou “não comprem gato por lebre!!”

A vaca OOMSDALE GORDO GOLDIE GRATITTUDE, reg.111224922, teve a presença em seu genoma de 17% de Holandês Vermelho e Branco, de acordo com a American Jersey Cattle Association, que a considerou como 83% jersey conforme seu DNA.

O Serviço de Registro Genealógico (SRG) da ACGJB, observando o procedimento adotado nos EUA, e basedo na lei brasileira nº 4.716 (29 de maio de 1965), decreto 58.984 (03 de agosto de 1966) e portaria nº 47 (15 de outubro de 1967), está concedendo registro 31/32 para as filhas dos touros Garden, Grieves e Gannon (filhos de Gratittude), permitindo com isso a evolução de sua descendência para chegar a PO por merecimento, desde que alcançados aqueles índices estipulados no regulamento brasileiro: 3 gerações completas conhecidas, e controle leiteiro próprio com livro de mérito.

A decisão brasileira visa inibir a comercialização do sêmen de filhos de Gratittude, protegendo assim os nossos plantéis e criadores contra a entrada de outras raças em nossa Jersey. Este fato gerará, certamente, discussões e medidas que poderão modificar o conceito de Puro de Origem na raça Jersey.














































Nenhum comentário:

Postar um comentário