quarta-feira, 9 de outubro de 2013

JERSEY, A VEDETE DE OUTUBRO


Cinco exposições ranqueadas na raça Jersey ocorrerão neste outubro: Pelotas e Bagé nesta semana, Alegrete e São Lourenço na próxima, e Canguçu encerrando o semestre na outra. Depois, só resta torcer pelos gaúchos que participarão da Exposição Nacional, em Avaré/SP.


Ainda em outubro, nos dias 22 e 23 a partir das 9 horas (1º dia em Pelotas e Capão do Leão, 2º dia em Pelotas e Morro Redondo), estará sendo realizado o I Curso para Inspetores Zootécnicos de Jersey no RS, dirigido a técnicos de nível superior graduados em Medicina Veterinária, Engenharia Agronômica e Zootecnia, indicados pelas cooperativas associadas. 
A programação do curso será a seguinte: 
dia 22 (terça): > na ACGJRS - 8:30h abertura; 10h a raça Jersey; 11h o registro na raça; 
12h almoço
> na Embrapa CPACT - 14h prática de avaliação para registro
dia 23 (quarta): > na ACGJRS - 8:30h normas de conduta, erros comuns e preenchimento de relatórios; 11h importância das exposições e tendências da raça; 12h almoço
> em Morro Redondo e Cerrito - 14h prática de avaliação para registro
> na ACGJRS - após a prática, avaliação dos participantes e encerramento


Na 83ª Expofeira de Pelotas, iniciada hoje com 130 inscrições de 15 destacados expositores e de 2 estreantes , o concurso leiteiro iniciou com a secagem das vacas às 18h, sendo amanhã realizadas as três ordenhas nas duas categorias regulamentares. 
O julgamento pelo med.vet. José Flávio Vieira de Vieira ocorrerá na sexta-feira (11) e no sábado (12), conforme programação anunciada em postagem anterior neste blog. No leilão do dia 12 (sábado), a partir das 12h será ofertadas 30 fêmeas selecionadas.


Bagé. em sua 101ª Exposição Agropecuária, conta com 67 inscrições provenientes de 9 expositores, com julgamento no sábado (12) a cargo do eng.agr.Geraldo Brossard de Mello. 


Região de maior expansão na raça Jersey e altíssimas médias em seus concursos leiteiros, Alegrete contará com 100 Jersey pertencentes a 8 criatórios na 71ª edição de sua exposição. Para o julgamento morfológico no dia 18 pelo eng.agr.Apes Roberto Falcão Perera, após longo período especializando-se no exterior. O esperado leilão, que deverá marcar na região, ocorrerá dia 19 a partir das 10h.


São Lourenço, na edição nº 36, é uma das praças onde a Jersey avança a cada ano, tendo o julgamento morfológico marcado para dia 19. O número de inscrições ainda não foi totalizado, e o jurado será o eng.agr.Carlos Guilherme Rheingantz. 


Finalmente, encerrando o ano jersista gaúcho, Canguçu realizará sua 72ª Exposição Agropecuária com julgamento na raça Jersey sob responsabilidade do catarinense Enedi Zanchetti, med.veterinário e atual coordenador nacional do Colégio de Jurados da Raça Jersey, 
nos dias 25 e 26.

Em novembro a raça Jersey nos chama para acompanhar a Exposição Nacional, em Avaré/SP, quando alguns expositores gaúchos deverão, novamente, disputar os principais campeonatos.

As programações, completas, poderão ser encontradas no  www.jerseyrs.com.br  e www.blogdojerseyrs.blogspot.com

Veja mais sobre nossas Jersey:
facebook Jersey RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário