terça-feira, 25 de março de 2014

EXPOAGRO AFUBRA COM JERSEY

OUTONO INICIA COM GRANDE ATIVIDADE NA RAÇA JERSEY

No Alegrete, lote de novilhas de Antônio A.Bicca recentemente vendido a
Olimpio Alves & Filhos, grandes leiteiros na região
Mercado ativo com muita comercialização, a raça Jersey promete um semestre ainda superior ao do ano que passou. No site   www.jerseyrs.com.br , na HOME orientação sobre eventos e mercado e, na sua parte superior, clicando em COMERCIALIZAÇÃO, depois em TOUROS/SÊMEN, ou FÊMEAS, ou DIVERSOS, uma visão do que está sendo ofertado.

1.       EXPOAGRO AFUBRA – 25 A 27 de março

Na mostra de 2013, uma exposição de Jersey do Certon/Embrapa CPACT, foto
de Darcy Bitencourt
Em Rio Pardo/RS há 14 anos a Associação dos Fumicultores do Brasil-AFUBRA, com diversas entidades parceiras, promove um “evento útil para os trabalhadores do campo”, incentivando-os a diversificar em outras atividades produtivas, com diversas atrações preparadas para contribuir em seu desenvolvimento e na escolha do melhor para cada propriedade. É a maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar, com mais de 390 expositores, debatendo e trabalhando ações sobre importantes temas que envolvem o meio rural, com a presença de diversas entidades para atender aos agricultores explicando-lhes o que deve ser feito para regulamentar as agroindústrias nos diversos segmentos.

Algumas estufas para fumo estão sendo transformadas em estábulo e sala
de ordenha, de Carlos e Alcione Becker em Vale do Sol/RS - foto de Cristina Severgnini
A grande novidade, neste ano, é a “PRIMEIRA MOSTRA E JULGAMENTO DE GADO JERSEY”, apresentando novas alternativas para o setor leiteiro. Alem do julgamento da raça a cargo do ex-presidente da ACGJRS e jurado, Fernando Müller, com categorias e campeonatos ordenados pelo Regulamento de Exposições da Raça Jersey no Brasil, haverá um inédito “remate” conduzido pela leiloeira RÉDEA REMATES. Expostos 30 bovinos Jersey registrados, portanto com origem genética reconhecida, organizados pelos criadores ligados ao Núcleo de Criadores de Gado Jersey de Pelotas e à Associação de Criadores de Gado Jersey do RS. Conforme o presidente Darcy Bitencourt, do Núcleo de Pelotas, apostando no sucesso da mostra porque a raça possui particularidades muito vantajosas em relação às outras leiteiras para as pequenas e médias propriedades, tais como necessidade de menor área para pastejo, maiores precocidade e longevidade, leite com maior teor de gordura e de sólidos totais propiciando melhor rendimento industrial, destacado e peculiar sabor no leite e seus derivados, maior resistência às variações de temperatura graças à sua pele escura, tolerancia a qualquer tipo de solo devido a seu pouco peso e qualidade dos cascos, etc. “A raça Jersey é aquela que possui características para atender aos novos nichos de mercado pois, comparando-se ao leite comum, supera 50% em creme/nata, 18% em proteína, e 25% em cálcio", prega Bitencourt.


Uma inovação ao agricultor de fumo é descobrir na produção leiteira um caminho à produção agrícola, podendo observar na exposição das novilhas da raça Jersey do Certon – Centro de Recria de Touros e Novilhas Selecionadas  da Raça Jersey/Embrapa/CPACT, e de outros expositores como Elton Butierres (M.Redondo), José Fernando S.L.Mascarenhas (Pelotas) e prof.Bruno Kneib (S.Lourenço).
 
Carlos e Alcione Becker com o veterinário da Emater, André Franck - foto de
Cristina Severgnini
2.       DIA DE CAMPO EM SÃO PEDRO DO SUL – 12 de abril

Em São Pedro do Sul, próximo a Santa Maria, haverá um bom dia de campo no próximo 12, sábado, na propriedade do jovem Técnico em Agropecuária João Vitor Pontes de Araújo, promoção conjunta da Associação de Criadores de Gado Jersey do RS e Comunidade São João, e organização a cargo da nutricionista Lidiane (Coomat) e da Associação de Desenvolvimento de São Pedro do Sul e seu presidente, Vilson Schmidt. O programa será muito interessante, e será divulgado em próxima postagem.


João Vitor, sua mãe Eva, e Clariton Tavares Dias (foto de cima) e
terneiras em pastagem nativa (foto de baixo)
3.       FESTA MUNICIPAL DE ARROIO DO PADRE – 12 e 13 de abril
Em Arroio do Padre, ao lado de Pelotas, está se consolidando um importante evento da raça Jersey: a participação crescente dos jersistas locais, com aumento significativo no número de exemplares expostos, e julgamento sempre a cargo de jurado oficial da ACGJRS, a FESTA MUNICIPAL DO LEITE chega, neste ano, à sua 12ª edição. O local, cada vez mais bonito e organizado, e a recepção de seus organizadores, tornam esta festa cada vez mais visitada. Aguarde postagem a respeito.

Em 2013, as terneiras premiadas em Arroio do Padre

Veja mais sobre JERSEY:
facebook Jersey RS


Nenhum comentário:

Postar um comentário