terça-feira, 15 de abril de 2014

CABANHA DOM VITOR: EXCELENTE DIA DE CAMPO EM SÃO PEDRO DO SUL




No último sábado, 12 de abril, apesar da pesada chuva na véspera (em todo o estado), foi realizado COM MUITO ÊXITO mais um “Dia de Campo da Raça Jersey”.

Desta feita, no município de São Pedro do Sul, coube ao jovem técnico em agropecuária, João Vitor Pontes de Araújo, receber a mais de 60 jersistas de todo o Rio Grande do Sul. E, digamos de passagem, o que vimos nesta pequena propriedade com apenas 4,5ha de pasto, foi surpreendente.

 
O Secretário da Agricultura de São Pedro do Sul, Sr.Altamir Ávila Dias, abriu o evento, explicando ràpidamente a atuação da prefeitura local junto aos produtores de leite da região.

 

A seguir, o eng.agr.Álcio Azambuja, 1º Vice Presidente da Associação de Criadores de Gado Jersey do RS e técnico da Embrapa-CPACT, falou em nome dessa Associação, chamando à atenção suas firmeza e clareza na explanação, típicas de quem teve, desde o berço, contato direto com a raça Jersey.

Com sua característica eloquência, o eng.agr.e professor Carlos Alberto Petiz, jersista desde o início da década de 80, explicou sobre o “Por Que Jersey”, justificando a acertiva dos produtores de leite em utilizar a Jersey para a produção de um leite de alta qualidade sensorial e industrial.

Darcy Bitencourt, da Embrapa CPACT e Presidente do importante Núcleo de Criadores de Gado Jersey de Pelotas, mostrou com fotos e gráficos a realidade e perspectivas para o leite no RS e Brasil, e a raça Jersey.
O biólogo e jersista Cláudio Néry Martins, Presidente da Jersey-RS, apesar de não contar com as fotos recentemente por ele tiradas na Nova Zelândia por problemas técnicos de projeção, com maestria narrou o que viu na econômica e lucrativa produção leiteira neozelandesa com a utilização de vacas Jersey e Kiwi (Jersey x Holandesas), deixando claro que o manejo eficiente e simples poderá ser aqui implantado sem dificuldades, e com sucesso garantido.

Após o almoço, do salão da Comunidade São João os mais de sessenta participantes dirigiram-se para a Cabanha Dom Vitor, lindeira, modelo regional na exploração leiteira em área pequena e muito bem aproveitada. Cinco estações foram eficientemente montadas, com orientação da EMATER local e COOMAT-Cooperativa Mista de Produtores de Toropi, e após a formação de seis grupos foram iniciados os trabalhos programados com apresentação de alguns dos produtos utilizados pelo anfitrião.

O veterinário Tiago Monteiro, da Vitaltech, falou sobre manejo no pré e pós parto, apresentando produtos da Grasp.

Regina Hernandes, da EMATER, discorreu com muita categoria sobre o conforto animal, aproveitando a nova sala de ordenha que, ainda em construção, está sendo utilizada pela Cabanha Dom Vitor. Dados e gráficos ligados a campo, pastagens, galpão de alimentação, curral de espera, sala de ordenha, foram disponibilizados, mostrando estar esse órgão de fomento atualizado com a produção eficiente.


André e Luciano, da NUTRIFARMA, abordaram o assunto sobre criação das terneiras, apresentando o bom “Programa de Criação de Terneiras” dessa evoluída empresa. Assuntos abordaram o protocolo nutricional para terneiras, a criação da futura vaca leiteira, a desmama precoce otimizada, dentre outros temas diretamente ligados.


Débora, da Real H, mostrou e falou sobre produtos homeopáticos e sua aplicação sobre bovinos leiteiros.


Na última estação, a engª agrª Lidiane, da COOMAT, considerou sobre o manejo na propriedade de João Vitor Araújo, sobre a utilização de pasto nativo na alimentação de vacas leiteiras, e sobre o aproveitamento de alimentos em geral nesta pequena e eficiente propriedade, modelo regional em produção.




Enfim, mais um dia proveitoso para quem participou mostrando ser a atividade agropecuária, em especial a leiteira com vacas Jersey, lucrativa independentemente do tamanho da propriedade.

PRÓXIMAS EXPOSIÇÕES RANQUEADAS:

FENASOJA, em Santa Rosa: de 25 de abril a 4 de maio, inscrições encerrando em 15 de abril - mais de R$ 25 mil de premiação em dinheiro

EXPOLEITE/FENASUL, Esteio: de 14 a 18 de maio, inscrições abertas INSCREVAM-SE!!!!

RECICLAGEM PARA JURADOS - curso obrigatório para os Jurados do Quadro Oficial da ACGJB,  dias 14 e 15 de maio durante a Expoleite/Fenasul - será proferido pelo do med.vet.e jurado Fábio Fogaça/MG.

No facebook: Jersey RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário