sábado, 5 de abril de 2014

DIA DE CAMPO JERSEY - CABANHA DOM VITOR



DIA DE CAMPO DA RAÇA JERSEY NA CABANHA DOM VITOR
PROGRAMAÇÃO
data: 12 de abril de 2014
Comunidade São João, lindeira à Cabanha Dom Vitor,
onde ocorrerá a programação da manhã e almoço
08:30 RECEPÇÃO
09:00 ABERTURA – presidente da ACGJRS, Cláudio Néry Martins
09:30 POR QUE JERSEY – eng.agr.e criador Carlos Alberto Petiz
10:30 JERSEY PERSPECTIVAS PARA O LEITE NO RS e a RAÇA JERSEY – pesquisador Darcy Bitencourt, Embrapa-CPACT
11:30 A JERSEY NA NOVA ZELÂNDIA – biólog e criador Cláudio Néry Martins, presidente da ACGJRS
 12:30 ALMOÇO

Vista parcial da Cabanha Dom Vitor, onde ocorrerá a programação
da tarde e encerramento

14:00 TARDE TÉCNICA  SOBRE MANEJO DA PROPRIEDADE LEITEIRA NA PROPRIEDADE RURAL DE JOÃO VITOR ARAÚJO - nesta atividade técnica contaremos com 5 estações:
REAL H – Uso de homeopatias;
GRASP – Manejo pré e pós parto;
NUTRIFARMA – Criação da terneira;
EMATER – Conforto animal;
COOMAT – Apresentação do manejo da propriedade Dom Vitor;
*Cada grupo terá 20 minutos em cada estação.
16:00 ENCERRAMENTO

SÃ0 PEDRO DO SUL/RS


Dados Geográficos: (IBGE)- População: 16.817 (2013)
- Área: 874 Km2
- Coordenadas: 29º 37' 04'' Latitude Sul e 54º 10' 44'' Longitude Oeste
- Altitude: 176 m
- Distâncias: 38 Km de Santa Maria-RS - 358 Km de Porto Alegre-RS
- Acesso: BR 287

Vilson Schmidt, presidente da Associação de Produtores de São
Pedro do Sul, divulgador local e criador da raça Jersey 

São Pedro do Sul é uma cidade da região central do Rio Grande do Sul, rica em fósseis animais e vegetais do período triássico. Possui a maior reserva de fósseis vegetais do mundo. É um fenômeno único, ocorrido entre 206 a 248 milhões de anos atrás durante a era Mesozóica por uma combinação de vários fatores naturais.


Os fósseis vegetais provém da petrificação de árvores de uma floresta de coníferas existente naquela época, através de um processo acontecido em uma das eras glaciais que cobriu de gelo toda a floresta e, através da umidade, a sílica foi absorvida pelas mesmas tornando-as resistentes como pedras. 



Estas pedras são encontradas afloradas sobre o solo, nos pátios das residências, nas ruas não pavimentadas, e nos campos, variando de tamanho e forma conforme o local desde pequenos pedaços nas ruas até troncos enormes nos campos.

Pedra Grande
Existe na cidade um Museu Paleontológico que abriga grande quantidade de fósseis vegetais e animais, peças indígenas e curiosidades antigas.


Na década de 20, foi encontrado no interior do município, um esqueleto de dinossauro da espécie Stahleckeria Potens, que se encontra atualmente no Museu da Universidade de Tübingen, na Alemanha. A quatro anos existe um convênio do município com a Universidade Federal do Rio grande do Sul (UFRGS) e a Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), onde os pequisadores fazem um levantamento genealógico e escavações para a descoberta de mais fósseis.



Segundo o prof.Éder Leandro Bayer Maier, da Universidade de Santa Cruz, publicado no Jornal Cidadão em 01 de novembro de 2013) "é comum, nos municípios de São Pedro do Sul e Mata, encontrar madeira petrificada, mas para os estudantes ou turistas que visitam tais municípios, é muito importante a existência dos sítios paleontológicos,
porque são de fácil acesso, de domínio público e possibilitam visualizar os fósseis dentro da rocha sedimentar (pedra de areia). Neste sentido, São Pedro do Sul possuí dois sítios, um às margens da RS 287, a
cerca de 1 quilometro do trevo de acesso e outro no corte da ferrovia, nas proximidades da ponte da RS 287.
Nestes sítios, é possível visualizar os troncos petrificados dentro da rocha sedimentar, na horizontal, no sentido leste – oeste, indicando que algum fenômeno intenso derrubou as árvores e as cobriu com
areia e água. A permanência dos troncos submersos permitiu que a sílica (mineral abundante na areia) penetrasse na estrutura molecular das árvores mortas, e assim, petrificando a matéria orgânica,
preservando toda estrutura da árvore como, galhos, nós e anéis de crescimento".

PRODUTOS AGROINDUSTRIAIS
Os produtos agroindustriais de São Pedro do Sul podem ser vistos, e adquiridos, em local especialmente montado na praça principal da cidade, conforme foto abaixo:



LEMBRETE:
No próximo dia 15 encerra o prazo para inscrição de Jersey na Fenasoja e na Expoleite/Fenasul (Esteio). Não perca a oportunidade de expor e comercializar suas Jersey!!!

Mais sobre Jersey?

Outros blogs do mesmo autor:


Nenhum comentário:

Postar um comentário