sexta-feira, 11 de abril de 2014

OUTONO CHEIO NA JERSEY


Em março, 25 a 27, pela primeira vez ocorreu o julgamento de Jersey em Rio Pardo, durante a EXPOAGRO AFUBRA. O jurado Fernando Müller fez um bom trabalho, e classificou bem os 32 animais expostos. No leilão foram vendidos algumas das ofertas, também de forma inédita. Tanto a exposição como o leilão tiveram a organização do Núcleo de Criadores de Gado Jersey de Pelotas, em breve mudando a denominação para Associação, atualmente sob a presidência de Darcy Bitencourt.

Em Taquara, desde o dia 9 até 13, está ocorrendo a EXPOFEIRA que, também, conta com julgamento da raça Jersey pelo paranaense Maurício L.R.Santolim.

Amanhã, 12, haverá um importante “Dia de Campo”, em São Pedro do Sul, com a seguinte programação: 08:30h – recepção; 09:00h – abertura pelo eng.agr.Álcio Azambuja, 1º vice-presidente da ACGJRS; 09:30h – Por Que Jersey, pelo eng.agr.Carlos Alberto T.Petiz; 10:30h – Perspectivas para o Leite no RS, e a Raça Jersey, pelo adm.Darcy Bitencourt/Embrapa CPACT; 11:30h – a Jersey na Nova Zelândia, pelo biol.Cláudio Néry Martins, presidente da ACGJRS. No período da tarde, a partir das 14h haverá a “Tarde técnica sobre manejo na propriedade leiteira de João Vitor Araújo, com 5 estações – Uso de homeopatias (Real H), Manejo pré e pós parto (Grasp), criação da terneira (Nutrifarma), Conforto animal (EMATER), de apresentação do manejo da propriedade (COOMAT).

Da Cabanha Dom Vitor avista-se a Igreja da comunidade São João, locais
onde ocorrerá o evento.


Tambem no dia 12 até 13, Arroio do Rato (próximo a Pelotas) estará apresentando sua 12ª FESTA MUNICIPAL, com julgamento da Jersey pelo Fernando Müller.

Antagorda, de 24 a 27, estará com sua bienal FESTLEITE.

De 25 a 27 a 2ª MOSTRA DA TERNEIRA e DA NOVILHA, em Boa Vista do Cadeado.

As inscrições à FENASOJA, em Santa Rosa, serão recebidas até o próximo dia 15. A Jersey sob julgamento da norte-americana Molly Florent Sloan será exposição ranqueada, com ênfase para o concurso leiteiro que distribui, como nas edições anteriores, importante premiação em dinheiro para os participantes. O início do evento será 25 de abril, e o encerramento ocorrerá em 4 de maio.

Para a EXPOLEITE/FENASUL, em Esteio, esperamos bom número de participantes, que terão até o próximo dia 15 prazo para inscreverem suas Jersey. Dentro da programação, o julgamento desta raça será por conta de Carlos Alberto Petiz, havendo também um curso para reciclagem dos jurados atuais a ser proferido pelo med.vet.Fábio Fogaça. Não haverá leilão, por falta de oferta, e a exposição ocorrerá de 14 a 18 de maio.

Não esqueça: o ENCONTRO BIENAL DE CRIADORES DE GADO JERSEY NO RS está programado para o mês de junho, nos dias 13 (na planta industrial da Gran Mestre, em Guaraciaba – próximo de Chapecó) e 14 (na Agro Sopramonte, em Herval Grande).


QUER MAIS SOBRE JERSEY? Acesse www.jerseyrs.com.br , www.blogdorheingantz.blogspot.com, e o facebook Jersey RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário