domingo, 1 de julho de 2012

ENCONTRO DE CRIADORES DO RS - 2012


Lagoa dos Patos e Fronteira Sul, bem representados no encontro jersista
 Em 29 e 30 de junho, em Passo Fundo-RS, realizou-se o ENCONTRO BIANUAL DE CRIADORES DE GADO JERSEY, edição 2012. Com excelente e agradável jantar de recepção no bom restaurante do Hotel Maitá, onde ficaram todos hospedados, os participantes que chegaram na sexta-feira conversaram descontraidamente, até tarde da noite, sòmente se recolhendo face à programação para o dia seguinte que, às 9 horas, previa o recebimento dos jersistas com duas palestras técnicas e uma boa mesa com petiscos próprios para o horário, café, sucos e refrigerantes. Dos Bertagnolli, presentes Paulo e Solange, Gilberto e Maria de Lourdes, Caroline e Francisco, Verônica, Marcelo e Janaina (e Helena).
Ângela com Daniela, Ana Maria Osório, e Caroline com Vitório

Sábado houve atraso no início dos “trabalhos” devido a um “desvio de rota ocorrido pela van presidencial”, na indecisão causada por discussão sem conclusão de vários participantes “experientes”, fazendo com que o bom motorista Edgar “divagasse” por grande parte do interior passofundense. Cultural!! E, nessa confusão, um veículo de Livramento que acompanhava, às vezes liderando o comboio, também incentivou a vistoria dos trigais e pastagens da região, por sinal muito bem implantados.
Acilo não abriu mão do banco da frente, pois já conhecia a Butiá desde 1950,
mas Müller garantiu ter ido 5 vezes na Cabanha...

... Prof.Bruno lecionava geografia, e garantiu saber tudo.


Chegando na Cabanha Butiá quase no horário marcado, apesar do contratempo de aproximadamente 2 horas, simpáticos filhos, netos e bisnetos de Nelly Alzira e Pedro Bertagnolli, alem dos visitantes que não quizeram percorrer outros campos, estavam paciente e educadamente esperando a chegada dos “turistas da região sul”.
Caroline estava alegre, Caco preocupado?

Darcy disse só assumir na ausência do titular, que ficou olhando ao lado do 5º
na hierarquia da ACGJRGS, Beto Bertagnolli




No reencontro a mesma satisfação de sempre, visitantes e anfitriões conversando, rindo, se abraçando-se, até a organizada e decidida Caroline “colocar ordem na casa”. Foi cumprido o protocolo.
Verônica pensava ...

... Gilberto e Eliane acharam normal...
Caroline deu as boas vindas, apresentando seus palestrantes, Müller disse da satisfação de, mais uma vez, os jersistas gaúchos e simpatizantes serem recebidos pela Cabanha Butiá. E, sem mais perda de tempo, foram explanados os assuntos técnicos prèviamente combinados.
...Caroline e Fernando abriam as palestras...
... a platéia interessada...

... com o pessoal da casa atento

Platéia seleta, completada por interessados e participativos funcionários da Butiá, apesar de diversas interrupções por inteligentes dúvidas e/ou posicionamentos, a Cabanha Butiá mostrou porque continua sendo um exemplo da criação de gado Jersey, da produção leiteira, e da aplicação de técnicas zootecnias, de manejo, e administrativas nesse establecimento agropecuário de grande importância para nosso estado, para nosso país.
Chiquinho, bom orador, apresentou e debateu bem

Manoela não precisou, mas Verônica de óculos pelo reflexo

Os visitantes gostaram...

... perguntaram, discutiram, e Caroline explicou ...
 Na primeira parte, foram explicados os objetivos referentes ao setor “gado Jersey” dentro do grupo agropecuário dos Bertagnolli. Planilhas de controle, comparando objetivos com realizações, a maneira complexa, ao mesmo tempo simples, de como está sendo conduzida a alimentação de terneiras, vaquilhonas, vacas em lactação e no pré-parto, visando principalmente a cobertura total do custeio leiteiro com seu produto principal, o leite, cuja pretensão é a de chegar a 6.000 litros/vaca/ano a partir dos 4.000 litros/vaca/ano produzidos há dois anos.
... com explanação da técnica da Agros, assessora administrativa da Butiá

Dados e gráficos sem segredos!
 A segunda palestra versou sobre a organização administrativa da cabanha e da empresa Butiá, muito bem apresentada pela Silmara Baruffi, com bom áudio-visual sobre o planejamento e o acompanhamento do realizado pelos competentes Bertagnolli, representados neste dia por Gilberto e Eliane (filhos do patriarca Pedro), Caroline, Manoela, Verônica e Marcelo (filhos de Ronald),  e alguns da 4ª geração.

Duas mesas de pêso, com Sorro fiscalizando...

... a terceira, mais experiente, perto da carne...


O almoço, com três mesas muito bem representando a família Bertagnolli e os jersistas gaúchos, constou de macia e saborosa carne de rês (filé mignon, picanha, entrecote e costela), de cordeiro (paleta, costela e pernil), e de abacaxis no espêto de aparência e sabor irrepreensíveis. Uma seleta de legumes, devidamente temperada, acompanhou o churrasco, com boa farinha de mandioca para os que gostam. Na sobremesa, enquanto eram entregues os “kits da Butiá” (cuia e camisa pólo personalizadas, e a biografia de Ronald), deliciosos negrinhos e branquinhos com a marca da Cabanha Butiá foram saboreados, encerrando com um bom cafezinho.
... carne e abacaxis impecáveis ...

... docinhos personalizados
e Cassiane, sempre atenciosa, distribuindo lembranças.
 
Caroline com Sorro, seu fiel Australian Cattle Dog
 (segue na próxima postagem, com a visita às instalações e campos destinados à raça Jersey) 

NÃO ESQUEÇA: dia 7 de julho encerra-se o prazo para a importante inscrição de seus Jersey para a Expointer. Participe, e valorize a raça. Informações pelo tel.53-32233919 ou jerseyrs@terra.com . A programação completa poderá ser encontrada em postagem anterior neste blog.

Quer mais sobre este encontro? www.blogdorheingantz.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário